Questões sobre Geral

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Determinado órgão público federal, após o diagnóstico advindo de sua primeira pesquisa de clima e cultura organizacionais aplicada com o objetivo de melhor gerir as pessoas e minorar os conflitos internos da organização, percebeu que sua comunidade organizacional apresentava resistência à mudança cultural como consequência de três aspectos: lógicos, psicológicos e sociológicos.

A pesquisa revelou que a comunidade organizacional não possuía sensação de pertencimento com o órgão ao qual se vinculava, atuava com pouca ou nenhuma independência e não identificava oportunidades de desenvolvimento vindouras. Considerando o caso concreto acima narrado, preencha as lacunas no texto abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a resposta correta.

Em relação ao aspecto ____________________ de resistência a mudança, como a ausência de oportunidade de desenvolvimento, é importante focar no fortalecimento do vínculo do aprendizado. Já no que diz respeito à ausência da sensação de pertencimento, aspecto ____________________ da resistência à mudança, é importante atacar o que Keith David chamou de lealdade tribal.

Quanto à pouca independência sentida pela comunidade organizacional, aspecto______________________ da resistência à mudança, recomenda-se reforçar o vínculo com reforço da liberdade e aumento da responsabilidade.

  • A. lógico / sociológico / psicológico
  • B. lógico / psicológico / sociológico
  • C. psicológico / lógico / sociológico
  • D. psicológico / sociológico / lógico
  • E. sociológico / lógico / psicológico

Acerca do tema atendimento ao cidadão, analise as afirmativas abaixo e identifique se são verdadeiras(V) ou falsas(F). Após, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A segurança ao transmitir informações depende do conhecimento que o servidor possui sobre a função, as normas, os procedimentos, a organização, seus produtos e serviços. ( ) É necessário ouvir o que o cidadão tem a dizer para estabelecer uma comunicação sem desgastes.

( ) O servidor atendente deve falar o menos possível. Caso a informação conste dos sistemas da organização, deverá apenas imprimir a tela e entregá-la ao cidadão.

( ) A percepção dos gestos, expressões faciais e da postura do cidadão é fator fundamental. Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único.

  • A. V, V, V, V
  • B. F, V, V, V
  • C. V, V, V, F
  • D. V, V, F, V
  • E. V, V, F, F

De acordo com o princípio da legalidade o administrador público pode fazer

  • A.

    tudo o que a lei não proibir expressamente.

  • B.

    tudo aquilo que julgar compatível com o interesse público.

  • C.

    apenas aquilo que as normas sociais considerarem moralmente adequado.

  • D.

    apenas aquilo que as leis expressamente autorizarem ou determinarem.

  • E.

    aquilo que o bom senso e a ética aprovarem.

Dadas características abaixo, relativas às precondições operativas da Administração Pública Gerencial

I. A competição entre organizações públicas e entre organizações públicas e privadas.

II. O uso de práticas de gestão provenientes da administração privada.

III. Atenção à disciplina e parcimônia.

IV. Administradores empreendedores sem autonomia para decidir.

verifica-se que está(ao) corretas

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - são  indissociáveis do Governo Eletrônico, pois sem essas tecnologias não seria possível postular a ideia básica de Governo Eletrônico e nem de sua face ampliada. Dessa forma, relacione os estágios da gestão de Tecnologia da Informação – TI (alternativas I, II e III) com seus respectivo focos na gestão pública.

I. Administração de Sistemas de Informação na gestão de TI possui foco na Gestão Interna.

II. A administração dos recursos de informação na gestão de TI possui foco nos serviços e informações ao cidadão.

III. A administração da TI na era da informação possui foco na ação entre governo x cidadania e entrega de serviços via internet.

IV. Administração de Sistemas de Informação na gestão de TI possui foco nos serviços e informações ao cidadão.

É possível afirmar que está(ão) correta(s) apenas

  • A.

    I.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV.

Ao tratar dos mecanismos de comunicação eletrônicos, o governo eletrônico, com serviços e informações prestados pela internet e por outros meios de comunicação, abrangem quatro linhas de ação voltadas: ao cidadão, à eficiência interna, à cooperação, à gestão do conhecimento. Com base nas quatro linhas, a opção voltada à cooperação é:

  • A.

    a que busca vender produtos feitos por Organização Não Governamentais (ONG) de maneira legal.

  • B.

    a que procura oferecer informações e serviços aos cidadões em geral.

  • C.

    a relativa ao funcionamento interno dos órgãos de governo, com destaque para sua utilização nos processos de licitações e contratações em geral.

  • D.

    a que tem a finalidade de integrar os diversos órgãos governamentais, assim como promover a integração com outras organizações públicas, públicas não estatais, e privadas.

  • E.

    a que visa gerar e manter um banco de dados atualizados dos conhecimentos do Governo, para servir como fonte de informação e inovação a gerar melhorias nos processos em geral.

De acordo com o Guia Referencial para Medição do Desempenho da Gestão, de lavra da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, indicadores de desempenho devem ser especifi cados por meio de métricas estatísticas, comumente formadas por porcentagem, média, número bruto, proporção e índice. Isso posto, a grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classifi car as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas refere-se ao seguinte componente básico de um indicador:

  • A.

    Medida.

  • B.

    Fórmula.

  • C.

    Índice.

  • D.

    Padrão de comparação.

  • E.

    Meta.

Em relação ao poder discricionário do administrador público, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É o poder conferido por lei, para que, nos limites nela previstos e com certa parcela de liberdade, adote, no caso concreto, a solução mais adequada para satisfazer o interesse público.

  • B.

    A discricionariedade nunca é parcial ou relativa, sendo totalmente livre, sem limitações por lei.

  • C.

    No que se refere aos atos discricionários, não há a necessidade de haver controle judicial em relação aos elementos vinculados.

  • D.

    Os critérios utilizados para a prática do ato discricionário são a adequação do ato com a situação prevista em lei.

Sobre os conceitos de Controle da Administração Pública, é correto afirmar que são formas de controle realizadas quanto à extensão do controle

  • A.

    o controle hierárquico e o controle finalístico.

  • B.

    o controle judiciário, o controle administrativo ou executivo e o controle parlamentar.

  • C.

    o controle interno e o controle externo.

  • D.

    o controle da legalidade ou legitimidade e o controle de mérito.

Fazem parte do Terceiro Setor organizações formalmente constituídas que tenham sua estrutura básica não governamental, com gestão própria e sem fins lucrativos. Entre as empresas mencionadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta a que não se encaixa no conceito acima.

  • A.

    GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).

  • B.

    Fundação S.O.S. Mata Atlântica.

  • C.

    Central Única dos Trabalhadores (CUT).

  • D.

    Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

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