Questões sobre Geral

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A preocupação com formas participativas da gestão pública acentuou-se ultimamente em função não só da busca de formas mais democráticas de administrar, em consonância com a evolução social, mas também da tentativa de aumentar a eficácia do poder e do conflito num mundo organizacional mais complexo. Em relação a essa afirmação, assinale a opção correta.

  • A.

    A ordem jurídica vigente vai dar espaço aos arranjos realizados no interior de uma comunidade ou grupo, devendo o servidor público estar sensível a esta nova realidade.

  • B.

    A consulta popular tenderá a ser ampliada, com a inclusão de referendos periódicos e esvaziamento do Poder Legislativo.

  • C.

    Não haverá nenhuma mudança significativa na participação popular, uma vez que sempre existiram formas de mobilização eficientes, tais como partidos políticos e outras agremiações.

  • D.

    A sociedade ganha novas formas de controle e pressão, que paulatinamente serão reguladas e assimiladas à Administração Pública e à Legislação vigente.

  • E.

    Os conflitos tendem a aumentar, pois quanto maior a participação, maior a dificuldade de se obterem consensos.

A Administração Pública organizou-se historicamente de forma departamentalizada, seguindo basicamente um critério de especialização por função. Desta forma, os órgãos de saúde atendiam simultaneamente a mesma população que os de educação, por exemplo. Recentemente, iniciou-se uma mudança visando a unificação das políticas e programas sociais. Aumentará também a cooperação entre Estados, Município e Governo Federal. Neste sentido, é incorreta a afirmativa:

  • A.

    o Governo Federal tende a concentrar a gestão e implementação dos programas, pois possui os maiores recursos

  • B.

    o servidor passa a fazer parte de uma cadeia de criação de valor, na qual o valor é o serviço público e as etapas transcendem as fronteiras entre municípios, estados e mesmo o setor privado.

  • C.

    o foco da gestão pública passa a ser o cidadão, suas aspirações e necessidades; o cidadão passa a ser um problema de todas as esferas do Poder Público.

  • D.

    aumenta a necessidade de profissionais qualificados e da utilização de modernas técnicas de gestão, facilitando a integração com as ONGs e o setor privado.

  • E.

    cresce a importância do servidor que presta o serviço público diretamente ao cidadão, pois ele concentra o resultado da cadeia de valor e, ao mesmo tempo, é um dos avaliadores do êxito da política implementada

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definições sobre as características da comunicação na gestão pública. A seguir, indique a opção correta.

  • A.

    V, F, V, V, F

  • B.

    F, V, F, V, V

  • C.

    V, V, F, F, F

  • D.

    V, F, V F, V

  • E.

    F, F, V, V, F

Julgue as sentenças sobre qualidade e reengenharia.

I. A expressão "total", no conceito de gestão da qualidade total está relacionada prioritariamente à noção de zero erro.

 II. A aplicação da reengenharia de processos e de estruturas não implica necessariamente em downsizing.

III. Gestão da qualidade total e reengenharia são abordagens mutuamente excludentes de gestão de processos.

IV. Incentivos meritórios são irrelevantes em processos de melhoria da gestão baseados na qualidade.

 A quantidade de itens certos é igual a:

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Julgue as sentenças sobre gestão de resultados.

I. A tendência contemporânea da função planejamento é a separação das fases de implementação e avaliação.

II. A contratualização de resultados entre órgãos e entidades da administração federal está baseada na noção de Contratos Administrativos, segundo a Lei de Licitações e Contratos.

III. A teoria da agência, um dos fundamentos das abordagens contratuais, negligencia a importância dos incentivos na promoção de resultados.

 IV. Efetividade é a relação entre recursos consumidos e resultados gerados.

A quantidade de itens certos é igual a:

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Assinale o item correto.

  • A.

    A abordagem do consumeirismo trata cidadãos como consumidores de serviços públicos, com destaque para a questão da universalização do atendimento.

  • B.

    A base teórica do paradigma do cliente é a noção de consumo de bens públicos da economia neoclássica.

  • C.

    Painel do cidadão é uma abordagem que permite a avaliação da qualidade dos serviços públicos.

  • D.

    Segundo a Lei de Direitos de Usuários de Serviços Públicos, não pode ser negado atendimento por repartição pública a nenhum cidadão brasileiro.

  • E.

    Segundo a Lei de Direitos de Usuários de Serviços Públicos, toda organização que promova atendimento ao público deve estabelecer e divulgar os padrões referenciais de atendimento.

Julgue as sentenças sobre trajetórias de políticas de recursos humanos no setor público.

I. A concepção de serviço público civil originária no DASP estava baseada na padronização de cargos e na especialização.

II. As políticas de gestão do funcionalismo durante o Governo JK reforçaram o sistema do mérito.

III. A estratégia de reforma administrativa lançada pelo Decreto-Lei 200/67 se baseava no fortalecimento das carreiras da administração direta.

IV. A política de recursos humanos preconizada pela reforma gerencial de 1995 estava baseada no enxugamento progressivo de quadros do núcleo estratégico.

 A quantidade de itens certos é igual a:

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Assinale o item incorreto. São elementos do serviço civil, segundo os preceitos da nova gestão pública:

  • A.

    altos requisitos de qualificação de entrada e capacitação permanente.

  • B.

    regimes diferenciados, permitindo o provimento de postos temporários.

  • C.

    avaliação de desempenho e remuneração variável baseada no alcance de metas de resultados individuais, grupais e organizacionais.

  • D.

    desenvolvimento de habilidades gerenciais mesmo para o exercício de funções predominantemente técnicas.

  • E.

    cargos amplos e carreiras verticais.

Julgue as sentenças sobre contribuições do governo eletrônico para as organizações públicas e para a cidadania.

 I. Ouvidorias efetivas devem proporcionar uma comunicação em duplo sentido.

II. Os instrumentos de consulta e audiência públicas não impõem o controle do aproveitamento de críticas e sugestões.

III. A transparência não se limita à disponibilização de informações e divulgação de atos e fatos por meio eletrônico.

 IV. A inclusão digital está relacionada à posse de computadores capazes de acessar, por meio da Internet, websites de informações e serviços públicos.

A quantidade de itens certos é igual a:

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Assinale o item incorreto. São formas usuais de coordenação de redes:

  • A.

    ajustamento mútuo.

  • B.

    supervisão.

  • C.

    arbitragem por ator privado.

  • D.

    padronização de procedimentos e habilidades.

  • E.

    instituição de instâncias colegiadas.

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