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A preocupação com formas participativas da gestão pública acentuou-se ultimamente em função não só da busca de formas mais democráticas de administrar, em consonância com a evolução social, mas também da tentativa de aumentar a eficácia do poder e do conflito num mundo organizacional mais complexo. Em relação a essa afirmação, assinale a opção correta.
A ordem jurídica vigente vai dar espaço aos arranjos realizados no interior de uma comunidade ou grupo, devendo o servidor público estar sensível a esta nova realidade.
A consulta popular tenderá a ser ampliada, com a inclusão de referendos periódicos e esvaziamento do Poder Legislativo.
Não haverá nenhuma mudança significativa na participação popular, uma vez que sempre existiram formas de mobilização eficientes, tais como partidos políticos e outras agremiações.
A sociedade ganha novas formas de controle e pressão, que paulatinamente serão reguladas e assimiladas à Administração Pública e à Legislação vigente.
Os conflitos tendem a aumentar, pois quanto maior a participação, maior a dificuldade de se obterem consensos.
A Administração Pública organizou-se historicamente de forma departamentalizada, seguindo basicamente um critério de especialização por função. Desta forma, os órgãos de saúde atendiam simultaneamente a mesma população que os de educação, por exemplo. Recentemente, iniciou-se uma mudança visando a unificação das políticas e programas sociais. Aumentará também a cooperação entre Estados, Município e Governo Federal. Neste sentido, é incorreta a afirmativa:
o Governo Federal tende a concentrar a gestão e implementação dos programas, pois possui os maiores recursos
o servidor passa a fazer parte de uma cadeia de criação de valor, na qual o valor é o serviço público e as etapas transcendem as fronteiras entre municípios, estados e mesmo o setor privado.
o foco da gestão pública passa a ser o cidadão, suas aspirações e necessidades; o cidadão passa a ser um problema de todas as esferas do Poder Público.
aumenta a necessidade de profissionais qualificados e da utilização de modernas técnicas de gestão, facilitando a integração com as ONGs e o setor privado.
cresce a importância do servidor que presta o serviço público diretamente ao cidadão, pois ele concentra o resultado da cadeia de valor e, ao mesmo tempo, é um dos avaliadores do êxito da política implementada
Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definições sobre as características da comunicação na gestão pública. A seguir, indique a opção correta.
V, F, V, V, F
F, V, F, V, V
V, V, F, F, F
V, F, V F, V
F, F, V, V, F
Julgue as sentenças sobre qualidade e reengenharia.
I. A expressão "total", no conceito de gestão da qualidade total está relacionada prioritariamente à noção de zero erro.
II. A aplicação da reengenharia de processos e de estruturas não implica necessariamente em downsizing.
III. Gestão da qualidade total e reengenharia são abordagens mutuamente excludentes de gestão de processos.
IV. Incentivos meritórios são irrelevantes em processos de melhoria da gestão baseados na qualidade.
A quantidade de itens certos é igual a:
0
1
2
3
4
Julgue as sentenças sobre gestão de resultados.
I. A tendência contemporânea da função planejamento é a separação das fases de implementação e avaliação.
II. A contratualização de resultados entre órgãos e entidades da administração federal está baseada na noção de Contratos Administrativos, segundo a Lei de Licitações e Contratos.
III. A teoria da agência, um dos fundamentos das abordagens contratuais, negligencia a importância dos incentivos na promoção de resultados.
IV. Efetividade é a relação entre recursos consumidos e resultados gerados.
A quantidade de itens certos é igual a:
0
1
2
3
4
Assinale o item correto.
A abordagem do consumeirismo trata cidadãos como consumidores de serviços públicos, com destaque para a questão da universalização do atendimento.
A base teórica do paradigma do cliente é a noção de consumo de bens públicos da economia neoclássica.
Painel do cidadão é uma abordagem que permite a avaliação da qualidade dos serviços públicos.
Segundo a Lei de Direitos de Usuários de Serviços Públicos, não pode ser negado atendimento por repartição pública a nenhum cidadão brasileiro.
Segundo a Lei de Direitos de Usuários de Serviços Públicos, toda organização que promova atendimento ao público deve estabelecer e divulgar os padrões referenciais de atendimento.
Julgue as sentenças sobre trajetórias de políticas de recursos humanos no setor público.
I. A concepção de serviço público civil originária no DASP estava baseada na padronização de cargos e na especialização.
II. As políticas de gestão do funcionalismo durante o Governo JK reforçaram o sistema do mérito.
III. A estratégia de reforma administrativa lançada pelo Decreto-Lei 200/67 se baseava no fortalecimento das carreiras da administração direta.
IV. A política de recursos humanos preconizada pela reforma gerencial de 1995 estava baseada no enxugamento progressivo de quadros do núcleo estratégico.
A quantidade de itens certos é igual a:
0
1
2
3
4
Assinale o item incorreto. São elementos do serviço civil, segundo os preceitos da nova gestão pública:
altos requisitos de qualificação de entrada e capacitação permanente.
regimes diferenciados, permitindo o provimento de postos temporários.
avaliação de desempenho e remuneração variável baseada no alcance de metas de resultados individuais, grupais e organizacionais.
desenvolvimento de habilidades gerenciais mesmo para o exercício de funções predominantemente técnicas.
cargos amplos e carreiras verticais.
Julgue as sentenças sobre contribuições do governo eletrônico para as organizações públicas e para a cidadania.
I. Ouvidorias efetivas devem proporcionar uma comunicação em duplo sentido.
II. Os instrumentos de consulta e audiência públicas não impõem o controle do aproveitamento de críticas e sugestões.
III. A transparência não se limita à disponibilização de informações e divulgação de atos e fatos por meio eletrônico.
IV. A inclusão digital está relacionada à posse de computadores capazes de acessar, por meio da Internet, websites de informações e serviços públicos.
A quantidade de itens certos é igual a:
0
1
2
3
4
Assinale o item incorreto. São formas usuais de coordenação de redes:
ajustamento mútuo.
supervisão.
arbitragem por ator privado.
padronização de procedimentos e habilidades.
instituição de instâncias colegiadas.
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