Questões sobre Geral

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A respeito dos princípios básicos da administração pública, dos poderes administrativos e dos atos administrativos, julgue os itens de 141 a 150.

Nenhum ato administrativo pode ser realizado validamente sem que o agente disponha de poder legal para praticá-lo. Entende-se por competência administrativa o poder atribuído ao agente da administração para o desempenho específico de suas funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

O século XIX marca o surgimento de uma administração pública burocrática em substituição às formas patrimonialistas de administrar o Estado. O chamado "patrimonialismo" significa a incapacidade ou relutância do governante em distinguir entre o patrimônio público e seus bens privados. Assinale a opção que indica corretamente as características da administração pública burocrática.

  • A.

    Serviço público profissional, flexibilidade organizacional e nepotismo.

  • B.

    Serviço público profissional e um sistema administrativo fruto de um arranjo político, formal e racional.

  • C.

    Serviço público profissional e um sistema administrativo impessoal, formal e racional.

  • D.

    Serviço público fruto de um arranjo entre as forças políticas e um sistema administrativo seletivo de acordo com os diversos grupos de sustentação da base de governo.

  • E.

    Serviço público orientado para o consumidor, ênfase nos resultados em detrimento dos métodos e flexibilidade organizacional.

A administração burocrática clássica, baseada nos princípios

da administração do Exército prussiano, foi implantada

nos principais países europeus no final do século

XIX. Ela foi adotada porque era uma alternativa

muito superior à administração patrimonialista do Estado.

Quais das seguintes características básicas pertencem

ao conceito de burocracia de Weber ?

I. Ligação entre os patrimônios público e privado.

II. Autoridade funcional baseada no estatuto.

III. Gestão voltada para resultados.

IV. Caráter hierárquico das relações de trabalho.

V. Caráter impessoal das relações profissionais, sem

ódios ou paixões.

VI. Critérios de mérito para atribuição de responsabilidades

e evolução na carreira.

VII. Autoridade derivada de normas racionais-legais.

Estão corretos apenas os itens:

  • A.

    III, VII

  • B.

    II, VI, VII

  • C.

    II, IV,V,VI, VII

  • D.

    II, III, VII

  • E.

    II , VI

Assinale a opção que indica corretamente as características de uma administração patrimonialista.

  • A.

    A administração patrimonialista predomina no período da monarquia e nos primeiros anos da república; há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por funcionários concursados

  • B.

    A administração patrimonialista está presente durante os primeiros anos da república, não há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por funcionários selecionados discricionariamente.

  • C.

    A administração patrimonialista está presente durante os primeiros anos da república e se estende até os anos 50; há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por funcionários concursados.

  • D.

    A administração patrimonialista predomina no período da monarquia, não há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por escravos.

  • E.

    A administração patrimonialista predomina na nova república, há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por funcionários selecionados discricionariamente.

Weber, na década de 20, na Alemanha, publicou estudos

sobre as organizações formais identificando-lhes

características comuns que passaram a constituir o

"tipo ideal de burocracia". Com o passar do tempo,

evidenciou-se que as características desejáveis ao funcionamento

racional das organizações e ao alcance de

sua eficiência se transformavam em disfunções.

Assinale a opção que descreve corretamente uma das

disfunções da burocracia.

  • A.

    A burocracia tem normas e regulamentos escritos que regem seu funcionamento, definindo direitos e deveres dos ocupantes de cargos.

  • B.

    Numa burocracia os cargos são estabelecidos segundo o princípio da hierarquia, onde a distribuição de autoridade serve para reduzir ao mínimo o atrito.

  • C.

    Na burocracia a divisão de trabalho leva cada participante a ter funções específicas e uma esfera de competência e responsabilidade.

  • D.

    A burocracia tem normas e regulamentos que se transformam de meios em objetivos, tornando o funcionário um conhecedor de procedimentos.

  • E.

    A bucrocracia se caracteriza pela impessoalidade, pois o poder de cada pessoa, como a obediência do subordinado ao seu superior, deriva do cargo que ocupa.

No final do século XIX e início do século XX cresceu a percepção de que o campo de atuação do Estado deveria expandir-se e assimilar as demandas sociais básicas, tais como saúde, legislação trabalhista e educação. Assinale a opção que identifica corretamente esta tendência.

  • A.

    Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, a pobreza, o desemprego, a doença e outros problemas sociais não são apenas dados que o Estado tem que enfrentar da melhor maneira possível, mas são parte integrante do processo de formação e definição da missão do Estado.

  • B.

    Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, a proteção das indústrias nacionais e a luta pela abertura de novos mercados aos produtos nacionais são vitais para a defesa dos interesses nacionais e a prosperidade da nação.

  • C.

    Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, a criação de uma burocracia profissional, melhorando a performance do setor público, e a eliminação do patrimonialismo administrativo são condições essenciais para o atendimento de toda a população.

  • D.

    Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, a criação de impostos sobre grandes fortunas e a legislação contra cartéis e práticas oligopolísticas, ajudam a diminuir as diferenças sociais e a combater a pobreza.

  • E.

    Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, as limitações legais na jornada de trabalho e a proibição do trabalho infantil são exemplos de que somente por meio da regulação das relações entre patrões e empregados as principais demandas sociais serão atendidas.

A nova gestão pública tem-se configurado em função dos processos de globalização da economia e de democratização nos países em desenvolvimento. Assinale a opção que apresenta corretamente as tendências desse modelo.

  • A.

    Constituição de fundações de caráter privado e autarquias.

  • B.

    Centralização das decisões de políticas públicas no Poder Judiciário.

  • C.

    Funcionários voltados para o atendimento de demandas clientelistas.

  • D.

    Orçamento público e plano plurianual estabelecidos pelos três poderes do Estado.

  • E.

    Constituição de agências executivas e de regulação.

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações acerca da redefinição do papel do Estado no contexto da transição da administração pública burocrática para a administração pública gerencial.

Escolha a opção correta.

  • A.

    V, F, V, V, F

  • B.

    F, V, F, V, V

  • C.

    V, V, F, F, V

  • D.

    V, F, V, F, F

  • E.

    F, F, V, V, F

A seguir identificam-se aspectos do cenário em que se circunscreveu a Reforma do Aparelho do Estado de 1995, com indicação de alguns dos seus instrumentos. Assinale como verdadeira(s) (V) a(s) frase(s) que expressam corretamente estes aspectos e como falsa(s) (F) aquela(s) que não condizem com estes aspectos.

  • A.

    F, F, V, F

  • B.

    V, F, V, V

  • C.

    V, F, V, F

  • D.

    F, V, V, F

  • E.

    V, V, F, F

Diante dos crescentes desafios decorrentes da crise fiscal, aumento das demandas sociais e a necessidade da retomada do crescimento, a administração pública vê-se obrigada a aperfeiçoar a sua organização para estar à altura de seus objetivos de políticas públicas. Assinale a opção que identifica corretamente os contornos da nova administração pública.

  • A.

    Centralização do ponto de vista político, descentralização administrativa e administração voltada para o atendimento ao cidadão.

  • B.

    Descentralização do ponto de vista político, centralização administrativa e administração voltada para o atendimento ao cidadão.

  • C.

    Descentralização do ponto de vista político, descentralização administrativa e administração auto-referida.

  • D.

    Descentralização do ponto de vista político, descentralização administrativa e administração voltada para o atendimento ao cidadão.

  • E.

    Centralização do ponto de vista político, descentralização administrativa e controle rígido passo a passo.

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