Questões sobre Geral

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O orçamento corresponde ao principal instrumento da Administração pública para traçar programas, projetos e atividades para um período financeiro. Sobre orçamento público é INCORRETO afirmar:

  • A. É dividido em três aspectos pela doutrina contábil: financeiro, econômico e jurídico.
  • B. É o documento no qual é previsto o valor monetário que, num período determinado (geralmente 1 ano), deve “entrar e sair dos cofres públicos (receitas e despesas), com especificação de suas principais fontes de financiamento e das categorias de despesas mais relevantes”.
  • C. É o demonstrativo orgânico da economia pública, representando o retrato real da vida do Estado onde o governo terá de decidir quanto, em que e como vai gastar o dinheiro que arrecadará dos contribuintes.
  • D. É a lei da iniciativa do Poder Legislativo e, aprovada pelo poder Executivo, que estima receita e fixa despesa para o exercício financeiro.
  • E. Sistema orçamentário é a estrutura formada por organizações, pessoas, informações, tecnologia, normas e procedimentos necessários ao cumprimento das funções fixadas para a Administração pública.

Um dos recentes debates da literatura tem sido a questão da coordenação intergovernamental. Tal perspectiva remonta uma análise acerca dos mecanismos que articulam o arranjo federativo. Assim, das afirmativas abaixo aponte as principais características que podem dar sustentação a uma boa coordenação entre União, Estados e Municípios:

  • A. descentralização de competências, cooperação entre entes federados, formalização de mecanismos de parceria.
  • B. coordenação de ações, financiamento centralizado, autonomia decisória.
  • C. descentralização de competências, adesão voluntária, financiamento centralizado.
  • D. autonomia de decisões, formalização de mecanismos de parceria, descentralização de competências.
  • E. cooperação entre os entes Federados, financiamento Centralizado, flexibilidade nos mecanismos contratuais.

O modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade − FNQ, aplicável, com adaptações, à Administração pública, consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, entre os quais se inclui

  • A. liderança, geração de valor e visão de futuro.
  • B. aprendizado organizacional, cultura da inovação e flexibilidade de propósitos.
  • C. alocação otimizada de pessoal, redução de custos e gerenciamento de riscos.
  • D. mapeamento de competências, meritocracia e remuneração por resultados.
  • E. enxugamento de custos, adoção de benchmarking do setor privado e mobilidade funcional.

À Receita Federal do Brasil compete o despacho

  • A. aduaneiro.
  • B. administrativo.
  • C. cambial.
  • D. logístico.
  • E. unilateral.

Acerca da gestão de processos e de contratos, julgue os itens subsecutivos. Organizações públicas da administração federal direta apresentam cadeias de comando do tipo matricial, isto é, há intercâmbio de poder decisório acerca de pessoas e de recursos em duas ou mais unidades administrativas situadas em níveis hierárquicos diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à evolução da administração e ao processo administrativo. No MDIC, a existência das Secretarias de Desenvolvimento, de Produção e de Comércio Exterior caracteriza uma estrutura organizacional funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir. No Estado patrimonial, a estrutura pública é tida como extensão do poder do soberano, de modo que seus servidores possuem status de nobreza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração pública, julgue os itens a seguir.

A busca pela eficiência, eficácia e efetividade é um exemplo de como as gestões pública e privada convergem em termos de filosofia de gestão e prestação de serviços na atualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a gestão de organizações e de serviços públicos, julgue os itens subsequentes.

O estabelecimento de metas organizacionais nas diversas organizações do Estado brasileiro tem feito que novas formas de remuneração de servidores públicos surjam como alternativas gerenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um critério utilizado para classificação de projetos se baseia no uso que eles terão para a empresa ao longo do processo decisório até sua implantação. Segundo esse critério, nas condições usuais no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    O projeto final, uma vez concluído, não pode mais ser modificado durante a fase de implantação, servindo de parâmetro de comparação com o projeto de viabilidade.

  • B.

    O projeto de financiamento é feito habitualmente com uma perspectiva muito pessimista, para evitar que os financiadores considerem as estimativas resultantes muito favoráveis.

  • C.

    O projeto de financiamento é instruído com formulários padronizados, para facilitar a análise dos órgãos incumbidos de sua apreciação.

  • D.

    A empresa, normalmente, elabora um único projeto de viabilidade, que é quase sempre executado.

  • E.

    As empresas nacionais geralmente fazem o projeto final, que corresponde a uma espécie de orçamento.

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