Questões sobre Gerencial

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Acerca de processos de políticas públicas, serviços públicos, instrumentos gerenciais e administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O planejamento normativo é uma prática alinhada aos princípios da administração gerencial, e o planejamento estratégico é alinhado à administração burocrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Após a reforma do aparelho do Estado brasileiro, a gestão pública passa a ser orientada predominantemente pelos valores da efi ciência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações. A respeito das estratégias adotadas pela administração pública gerencial, assinale a opção incorreta.

  • a.

    Definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade.

  • b.

    Garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados.

  • c.

    Prática da competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas.

  • d.

    Descentralização e redução dos níveis hierárquicos no plano da estrutura organizacional.

  • e.

    Deslocamento da ênfase do controle dos resultados para o controle dos processos.

A administração pública gerencial

  • A.

    é uma resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial.

  • B.

    surge na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

  • C.

    é baseada no efetivo controle dos abusos mas possui defeitos como ineficiência, auto-referência e incapacidade de voltarse para o serviço aos cidadãos, vistos como clientes.

  • D.

    permite que o aparelho do Estado funcione como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuam status de nobreza real. A corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

A administração pública gerencial

  • A.

    é uma resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial.

  • B.

    surge na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

  • C.

    é baseada no efetivo controle dos abusos mas possui defeitos como ineficiência, auto-referência e incapacidade de voltarse para o serviço aos cidadãos, vistos como clientes.

  • D.

    permite que o aparelho do Estado funcione como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuam status de nobreza real. A corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

De acordo com os paradigmas pós-burocráticos, os governos devem ser descentralizados, competitivos, orientados para o

  • A.

    produto, empreendedores e basicamente consumidores de serviços.

  • B.

    mercado, empreendedores e basicamente prestadores de serviços.

  • C.

    mercado, empreendedores e basicamente consumidores de serviços.

  • D.

    produto, empreendedores e basicamente prestadores de serviços.

De acordo com a administração pública gerencial, os resultados da ação do estado são considerados bons se:

  • A.

    os processos administrativos estão sob controle;

  • B.

    os processos administrativos são seguros;

  • C.

    as necessidades da própria burocracia são atendidas;

  • D.

    as necessidades do cidadão-cliente são atendidas;

  • E.

    fortalecem o poder do estado e da burocracia.

O paradigma gerencial contemporâneo NÃO demanda:

  • A.

    formas flexíveis de gestão;

  • B.

    horizontalização de estruturas;

  • C.

    descentralização de funções;

  • D.

    recompensa pelo desempenho;

  • E.

    rigor técnico da burocracia tradicional.

A administração pública gerencial se inspirou na administração de empresas, embora guarde dela diferenças em função de seu objeto distinto. Aponte uma característica que NÃO se baseia na administração de empresas:

  • A.

    a administração pública gerencial está explícita e diretamente voltada para o interesse público;

  • B.

    a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade;

  • C.

    o controle ou cobrança a posteriori dos resultados;

  • D.

    a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados;

  • E.

    no plano da estrutura organizacional, a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos.

Julgue as sentenças a respeito de certos modelos da administração pública gerencial:

I. O mangerialism, apesar de ter sido criado nos EUA  "berço das grandes inovações da administração privada", obteve maior sucesso na Grã-Bretanha, onde encontrou um sistema político mais favorável a sua aplicação.

II. O public service orientation procurou incorporar temas do republicanismo e da democracia, expressos principalmente em um ideal de participação política, transparência, justiça e accontabillity - elementos quase inexistentes no mangerialism e consumerism.

III. Um dos objetivos do consumerism era o de introduzir a perspectiva de qualidade na administração pública, utilizando-se de uma delegação e descentralização política com o objetivo de possibilitar a fiscalização dos serviços públicos pela sociedade.

IV.O programa Citizen's Chart, desenvolvido na Inglaterra, tinha como estratégia seu direcionamento às necessidades do público demandante, podendo ser considerado um modelo puro de gerencialismo britânico.

Estão corretas:

  • a.

    apenas as afirmativas I e II.

  • b.

    apenas as afirmativas I, II e III.

  • c.

    apenas as afirmativas II, III e IV.

  • d.

    apenas as afirmativas II e IV

  • e.

    apenas as afirmativas III e IV.

NÃO são considerados princípios básicos da administração pública gerencial:

  • A.

    descentralização e redução dos níveis hierárquicos;

  • B.

    treinamento sistemático;

  • C.

    prática da competição administrada no interior do Estado;

  • D.

    garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros;

  • E.

    interesse público identificado com a afirmação do poder do Estado.

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