Lista completa de Questões sobre Gerencial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência aos modelos de administração pública, julgue os seguintes itens.
O modelo gerencial da administração pública, que disseminou a adoção de práticas estritamente privadas no setor público, mostrou-se incapaz de atender a todas as demandas da sociedade. Das mudanças realizadas, ressaltase a preocupação com a chamada accountability, que reflete uma evolução da ótica do usuário do serviço, de cliente/consumidor para cidadão, e que se compatibiliza melhor com a descentralização dos serviços públicos.
São princípios comuns às reformas gerenciais ou modelos pósburocráticos
a administração orientada para resultados, a nomeação para cargos públicos baseada fundamentalmente no livre provimento e a rigidez de normas e procedimentos.
o estímulo à melhoria na qualidade dos serviços públicos, a responsabilização dos agentes públicos e a transparência.
a centralização, a ênfase no controle dos meios e a responsabilização dos agentes públicos.
os serviços públicos orientados ao cidadão, a rigidez de procedimentos e de estruturas organizacionais e a meritocracia.
a ênfase no controle em detrimento dos resultados, a gratificação ao desempenho individual e organizacional e o empowerment.
Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que:
admite o nepotismo como forma alternativa de captação de recursos humanos.
sua principal diferença em relação à administração burocrática reside na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados.
nega todos os princípios da administração pública patrimonialista e da administração pública burocrática.
é orientada, predominantemente, pelo poder racionallegal.
caracteriza-se pela profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.
Julgue os próximos itens acerca da administração pública.
De acordo com os pressupostos da administração pública gerencial, o gestor público, que tem autonomia na administração dos recursos sob sua alçada, deve adotar controles a posteriori.
Julgue os próximos itens acerca da administração pública.
Ao adotar os pressupostos da administração pública gerencial, o gestor público deve considerar que os resultados da ação do Estado são bons porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros.
O modelo de Administração Pública Gerencial tem como principais características
descentralização dos processos decisórios, redução dos níveis hierárquicos, competição administrativa no interior das estruturas organizacionais e ênfase no cidadão-cliente.
concentração dos processos decisórios, aumento dos controles formais de processos e ênfase no cidadão-cliente.
inversão do conceito clássico de hierarquia, com redução dos níveis superiores e aumento dos inferiores, que passam a ser dotados de total autonomia decisória.
acentuação da verticalização das estruturas organizacionais, com aumento dos níveis hierárquicos superiores, onde se concentra todo o poder decisório.
descentralização dos processos decisórios, horizontalização das estruturas organizacionais e supressão dos mecanismos de controle de processos.
Do ponto de vista do servidor público, a Administração Gerencial prioriza
o abandono de modelos clássicos de carreira, estruturada em níveis, por evolução funcional horizontal, com acréscimos salariais decorrentes de participação nos resultados e gratificações por funções.
o recrutamento por concurso público para carreiras eminentemente técnicas e por métodos de seleção diferenciados para profissionais que ocupem funções de liderança.
o recrutamento e a promoção por avaliação de desempenho e o permanente controle de resultados aliado à autonomia dos servidores.
a remuneração por desempenho, a constante capacitação e o sistema de promoção por mérito.
o fortalecimento das carreiras formalmente estabelecidas, com garantia de ascensão preferencial dos servidores mais antigos.
O modelo de Estado subsidiário contempla:
ênfase na descentralização, nas funções de fomento, coordenação e regulação, com atuação direta do poder público nas áreas onde a iniciativa privada mostre-se deficitária.
ênfase nas funções de fomento à iniciativa privada para atividades sociais e na atuação direta do Estado na prestação direta de serviços públicos e produção de bens à população.
retomada do modelo de Estado liberal, também denominado "neoliberal", voltado apenas para a preservação das liberdades individuais e da propriedade privada.
Com relação à administração pública, julgue os itens a seguir.
As reformas do Estado orientadas para o mercado, na década de 80 do século passado - denominadas de primeira geração - não resolveram os grandes problemas socioeconômicos dos países em desenvolvimento. Em uma etapa posterior, a reforma do Estado priorizou a transferência para o setor privado das atividades que podem ser controladas pelo mercado, enfatizando-se, entretanto, o papel regulatório, associado à nova concepção de um Estado gerencial.
A respeito da administração pública, julgue os itens a seguir.
A reforma gerencial brasileira foi o resultado direto e imediato do processo de redemocratização que ocorreu no país.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...