Questões sobre Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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Os modelos são necessários e importantes para um processo de tomada de decisão que seja racional e levem a uma gestão eficiente, eficaz e efetiva. Identifique e assinale a alternativa que não representa um motivo para a utilização de modelos no processo decisório do gestor público.

(Extraído de: Moore, J. H. Tomada de decisão em administração com planilhas eletrônicas, 2005).

  • A. Os modelos forçam os gestores públicos a serem explícitos com relação aos objetivos.
  • B. Os modelos forçam os gestores públicos a considerar em todas as variáveis de uma realidade e não a simplificam.
  • C. Os modelos forçam os gestores públicos a identificarem e registrarem interações e concessões entre as decisões.
  • D. Os modelos forçam os gestores públicos a considerarem que dados são pertinentes para a quantificação das variáveis e a determinação de suas interações.
  • E. Os modelos forçam os gestores públicos a pensar em cuidadosamente sobre variáveis a serem incluídas e suas definições em termos que sejam quantificáveis.

Na administração pública, podem ser utilizados diversos tipos de critérios para agrupamento das atividades em unidades organizacionais. Identifique e assinale a alternativa que representa o critério para departamentalizar atividades repetitivas e altamente especializadas.

(Extraído de: Oliveira, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos - Uma Abordagem Gerencial, 2013).

  • A. Critério por produto ou serviço.
  • B. Critério por projeto.
  • C. Critério matricial.
  • D. Critério funcional.
  • E. Critério misto.

Assinale a opção correta, acerca das funcionalidades do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).

  • A. O usuário que registra documentos no sistema é também responsável pela verificação da conformidade mensal.
  • B. O usuário cadastrado na modalidade de uso geral tem permissão para apenas realizar consultas gerais.
  • C. O perfil auditoria é atribuído ao servidor responsável pelo acompanhamento da execução de contrato.
  • D. O SIASG disponibiliza informações sobre processos licitatórios, cadastro de fornecedores e catálogo de materiais e serviços.
  • E. O nível de acesso 2 — órgão — permite o acesso geral a todos os dados da base do SIASG.

Suponha que determinada entidade integrante da Administração pública pretenda medir seu grau de excelência utilizando os conceitos, ferramentas e metodologias preconizados pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ. Tal pretensão afigura-se

  • A. viável apenas em se tratando de entidade sujeita ao regime jurídico privado, tais como empresas públicas e sociedades de economia mista.
  • B. inviável, em face da colidência com os princípios constitucionais que regem a Administração pública.
  • C. cabível, eis que o modelo da FNQ contempla adaptação para a gestão pública, com conteúdos específicos para cada critério.
  • D. de difícil consecução, haja vista a não aderência dos fundamentos preconizados pela FNQ ao “estado da arte” na Administração pública.
  • E. cabível apenas para fins de premiação, em caráter honorífico, para gestores públicos de destaque, não se aplicando para fins de avaliação da organização.

Uma determinada entidade integrante da Administração pública pretende aplicar conceitos de gestão por competências, para recrutamento, avaliação, movimentação e remuneração de seus integrantes. Nesse contexto, uma das principais etapas a serem percorridas consiste no denominado mapeamento de competências, que corresponde

  • A. à prospecção dos melhores profissionais disponíveis no mercado e ao recrutamento e seleção para atuar na organização.
  • B. ao desenho de cargos e funções de acordo com os desafios e oportunidades identificadas com base nos cenários apresentados.
  • C. à identificação da missão e da visão da organização, bem como de suas forças e fraquezas.
  • D. à identificação dos melhores profissionais disponíveis na organização e à alocação dos mesmos em postos estratégicos.
  • E. à identificação das competências técnicas e comportamentais necessárias para o desempenho de cada cargo ou função da organização.

A formulação e o desenvolvimento de políticas públicas seguem etapas sequenciais no chamado ciclo de políticas públicas. Nesse ciclo, uma tarefa típica da etapa de construção de agendas consiste em

  • A. organizar as demandas sociais.
  • B. realizar estudo técnico de soluções para um problema público.
  • C. construir alianças políticas.
  • D. julgar os efeitos previstos para uma política pública.
  • E. designar atores responsáveis pela execução de tarefas intermediárias para a implementação de um programa público.

Dentre os princípios pertinentes ao serviço público, o princípio da generalidade significa que

  • A. todos os usuários que satisfaçam as condições legais fazem jus à prestação do serviço, sem qualquer discriminação, privilégio, ou abusos de qualquer ordem.
  • B. o Estado deve prestar seus serviços com a maior eficiência possível.
  • C. o destinatário do serviço público deve ser tratado com cortesia e urbanidade.
  • D. os serviços não devem ser suspensos ou interrompidos, afetando o direito dos usuários.
  • E. os serviços devem estar disponíveis a todos.

Com relação a planejamento estratégico e à excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. A liderança e a constância de propósitos são princípios constitucionais que fundamentam o modelo de excelência na gestão pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue os itens subsecutivos. Os serviços públicos prestados a partir do paradigma do cliente podem ser orientados por missões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue os itens subsecutivos. A prestação eficiente de determinado serviço público é insuficiente para garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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