Questões sobre Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital

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Acerca de empreendedorismo governamental, gestão estratégica e excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. O gestor público ao elaborar o seu planejamento estratégico deverá considerar os fatores críticos de sucesso como aspectos negativos que devem ser evitados para se obter os objetivos organizacionais almejados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta quanto aos princípios básicos de governança corporativa que se forem aplicados, podem tornar a administração mais eficiente.

  • A. Equidade com os públicos estratégicos (stakeholders); e, fairness: senso de justiça e equidade no tratamento dos acionistas do setor (associados).
  • B. Disclosure ou transparência; fairness: senso de justiça e equidade no tratamento dos acionistas do setor (associados); e, accountability: prestação responsável de contas, fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria.
  • C. Compliance: conformidade no cumprimento de normas reguladoras, expressas nos estatutos sociais, nos regimentos internos e nas instituições legais; e, disclosure ou transparência.
  • D. Fairness: senso de justiça e equidade no tratamento dos acionistas do setor (associados); e, accountability: prestação responsável de contas, fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria.
  • E. Disclosure ou transparência; equidade com os estratégicos (stakeholders); prestação de contas (accountability); e, cumprimento das legislações.

Com relação à definição da visão de uma organização quanto à governança, considere:

I. A visão deve contemplar o perfil daquilo que a empresa pretende se tornar quando intenções, esforços, recursos e projetos se tornarem realidade, por construção conjunta.

II. Visão é o conjunto princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão da organização.

III. A visão, não tem a ver com os projetos ou sistemas que se pretende ver implantados na organização.

IV. A visão precisa ser prática, realista e visível, pois não passará de uma mera intenção, se ela propuser resultados inatingíveis.

V. O enunciado da visão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II, IV e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

Como uma das dimensões do Estado contemporâneo empreendedor, o princípio da desconcentração se efetiva por meio

  • A.

    da racionalização de custos de empresas públicas.

  • B.

    da delegação de competências.

  • C.

    da coordenação intersetorial de programas.

  • D.

    do planejamento estratégico situacional.

  • E.

    da reengenharia de processos na administração direta.

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de administração pública.

A adoção de um paradigma empreendedor nas organizações públicas depende, em grande monta, da mudança da cultura organizacional, composta, entre outros elementos, pelo herói, que consiste em uma figura viva ou morta, real ou imaginária, que representa valores positivos e virtuosos valorizados pela sociedade em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento da capacidade de governança aplicada às organizações públicas foca, principalmente,

  • A.

    o desenvolvimento de estratégias de fortalecimento da burocracia profissional, por meio da universalização dos concursos públicos, redução dos cargos comissionados e eliminação da terceirização na administração pública.

  • B.

    as questões ligadas ao formato político-institucional dos processos decisórios, a definição do mix apropriado do público/ privado nas políticas, a participação e a descentralização, assim como o escopo global dos programas.

  • C.

    a reforma do regime político, reduzindo a necessidade de coalizões amplas de sustentação do governo e aperfeiçoamento de técnicas de planejamento estratégico na gestão dos programas ministeriais.

  • D.

    a redução da máquina burocrática, especialmente nos níveis gerenciais, introduzindo métodos de contratação de gestores semelhantes aos da iniciativa privada.

  • E.

    a introdução da gestão por resultados, a redução dos níveis hierárquicos e maior autonomia gerencial para os níveis operacionais, responsáveis pela implementação dos programas governamentais.

As chamadas organizações públicas enfrentam limites para a atuação empreendedora e pontos de resistência à ação inovadora que, na maioria das vezes, impõe-se de fora para dentro e por pessoas estranhas ao ambiente organizacional. Nesse sentido, o empreendedorismo, como meio de atuação do gestor público, depara-se com fatores que devem ser combatidos para alcançar patamares mais altos de qualidade na prestação de serviços públicos.

Os fatores que devem ser combatidos são:

  • A.

    hierarquia excessiva, paternalismo, burocracia e inflexibilidade.

  • B.

    crescimento da área pública, terceirização em áreas meio, patrimonialismo e baixa adesão ao e-gov.

  • C.

    hierarquia excessiva, patamares elevados de gratificação por resultados, patrimonialismo e inflexibilidade.

  • D.

    crescimento da área pública, descontinuidade, burocracia e flexibilidade.

  • E.

    hierarquia excessiva, crescimento da área pública, patrimonialismo e baixa adesão ao e-gov.

Um dos dilemas a tratar em termos de reformas administrativas é o impulso para organizar governos que funcionem melhor e custem menos. Outro dilema é decidir o que o governo deve fazer. São mecanismos utilizados para a realização de reformas:

  • A.

    desconcentração no governo central e centralização para governos subnacionais, uso de mecanismos burocráticos de controle de processos e privatização de serviços públicos.

  • B.

    uso de mecanismos típicos de mercado, reestatização de serviços públicos e novas atribuições aos órgãos da administração central.

  • C.

    novas atribuições aos órgãos da administração central, uso de mecanismos típicos de mercado, desconcentração no governo central e descentralização para governos subnacionais.

  • D.

    reestatização de serviços públicos, uso de mecanismos burocráticos de controle de processos e limitação das dimensões do terceiro setor.

  • E.

    programas de demissão voluntária, limitação das dimensões do terceiro setor e privatização de serviços públicos.

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao empreendedorismo governamental e às novas lideranças no setor público.

Aproximando-se do modelo tradicional burocrático, o governo empreendedor visa estimular a ação e a parceria da sociedade, exercendo forte controle sobre a economia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos tipos de departamentalizações modernas, julgue o item a seguir.

Governança corporativa é um modelo de gestão que, a partir da otimização das interações entre acionistas ou cotistas, conselhos, auditorias e diretoria executiva, visa reduzir o nível de risco e contribuir para uma maior efetividade da empresa no mercado ao longo do tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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