Questões sobre Governo eletrônico

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Em 2008, a Organização das Nações Unidas publicou um relatório sobre a evolução do governo eletrônico (In: UN e-government survey: from e-government to connected governance. New York: United Nations, 2008). Considere os seguintes estágios da evolução do governo eletrônico:

I. Governos disponibilizam serviços online, como download de formulários, para pagamento de taxas.

II. Governos introduzem mecanismos de interação entre cidadãos e governo, nos quais a transação é online.

III. Lançamento de websites oficiais de órgãos públicos com informações básicas e estáticas.

IV. Governos apresentam informações sobre políticas públicas e governança por meio de links com arquivos acessíveis aos cidadãos, como leis e relatórios.

V. Governos tornam-se entidades conectadas que respondem às demandas dos cidadãos por meio de um escritório de desenvolvimento integrado.

Os estágios estão ordenados de forma crescente, do estágio mais simples ao mais complexo, em

  • A. IV - III - V - II - I
  • B. III - IV - II - I - V
  • C. IV - III - I - II - V
  • D. III - IV - I - II - V
  • E. V - III - IV - I - II

A implantação e a operação do Governo Eletrônico pelo Governo Federal, no Brasil, segue um conjunto de diretrizes dentre as quais destaca-se aquela em que:

  • A. a inclusão digital é dimensão dissociável;
  • B. a integração deve envolver outros níveis de governo e poderes;
  • C. a prioridade é a singularidade e a iniquidade perante a lei;
  • D. a segregação de recursos deve ser potencializada;
  • E. o software livre é um recurso casual na sua implantação.

Com relação às práticas recentes da administração pública no Brasil, julgue os itens que se seguem. A adoção do governo eletrônico no Brasil é resultado das transformações do papel do Estado e da busca por mecanismos de transparência e controle social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A política de governo eletrônico está baseada em normas que priorizam a cidadania. Assinale a alternativa que apresenta os fundamentos dessas normas.

  • A. Eficiência da gestão interna, integração com parceiros e fornecedores e atendimento aos cidadãos.
  • B. Gestão do conhecimento, melhoria da gestão externa e atendimento aos clientes.
  • C. Melhoria da gestão interna e externa, foco na burocracia e formalismo processual.
  • D. Necessidade de atualização com o mundo moderno, estrutura verticalizada e atendimento aos clientes.
  • E. Aperfeiçoamento da sistemática processual, estrutura hierarquizada e foco na gestão do conhecimento.

Acerca de governo eletrônico, julgue os itens que se seguem. O governo eletrônico associa-se ao conceito de accountability, por proporcionar transparência aos atos do governo e publicidade às informações governamentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de governo eletrônico, julgue os itens que se seguem. Participação cidadã, melhoria do gerenciamento interno do Estado e integração com parceiros e fornecedores são pressupostos que fundamentam as ações do programa de governo eletrônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se esperar que bons serviços públicos possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e sejam sustentáveis. Essa promoção de bem-estar coletivo deve ser a missão da administração pública, e isso deve ser buscado tanto em termos econômicos, como sociais e ambientais. Um elemento chave para a interação com o cidadão é o governo eletrônico, que é um instrumento facilitador do controle civil sobre ações da administração pública e de atos de seus gestores, sejam políticos ou administradores. Outros benefícios gerados pelo governo eletrônico são:

  • A.

    disponibilidade de atendimento on-line e de uso de comunicação instantânea (chats) para atender questões dos cidadãos em quaisquer órgãos e esferas.

  • B.

    inclusão digital, já que legalmente os órgãos públicos federais possuem equipamentos informáticos e acessórios para atender necessidades de seus cidadãos.

  • C.

    melhor acompanhamento de performance profissional, visto que o uso de câmeras de vídeo aliada à informática, permite acompanhar o trabalho de servidores.

  • D.

    facilidade no acesso de informações e ampliação de canal de comunicação via internet.

  • E.

    realização de todo tipo de compras de produtos e serviços, por meio de mecanismo de licitação, o pregão eletrônico.

Julgue os itens a seguir, a respeito de tecnologia da informação, comunicação e gestão de projetos públicos.

Os avanços tecnológicos têm gerado ferramentas mais acessíveis que incentivam o controle social e demandam novos aplicativos, no âmbito do governo eletrônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.

As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o tema ‘governo eletrônico e transparência’, é correto afirmar:

  • A. para uma maior transparência dos governos, é necessário que as informações estejam disponíveis em linguagem acessível, para entendimento do público em geral.
  • B. em regiões com altos índices de exclusão digital, é justificável a pouca transparência dos governos locais.
  • C. como instrumento efetivo para uma melhor governança, a simples implementação do governo eletrônico garante maior e ciência e transparência.
  • D. quanto maior é a oferta de serviços on-line disponibilizados ao cidadão, maior é a transparência dos atos públicos.
  • E. a dimensão tecnológica é mais importante que a político-institucional para definir em que medida um governo eletrônico pode ser mais ou menos transparente.
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