Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

Lista completa de Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue o próximo item, no que se às reformas administrativas, à reforma do aparelho do Estado, ao Estado regulador e aos processos participativos de gestão pública.


Na administração pública gerencial, a responsabilização dos administradores pelos atos decorrentes do exercício da função pública é procedimento essencial à defesa dos princípios republicanos.

A transformação dos órgãos públicos para a configuração de um modelo pautado por resultados pressupõe a ruptura com alguns dos padrões gerenciais vigentes e o profundo repensar de outros. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Traços culturais como o patrimonialismo e o individualismo contrastam com a burocracia profissional pautada pela impessoalidade e pelo mérito.

Acerca da gestão do Estado, julgue os item a seguir.


No modelo burocrático, os cargos públicos não são profissionalizados e as esferas econômica e política se apresentam unificadas.

Assinale a opção que apresenta a característica estruturante da gestão orientada para resultados na produção de serviços públicos.

    A) universalismo de procedimentos administrativos

    B) controle ex-ante de processos de gestão

    C) aversão estratégica a riscos e parcerias

    D) atendimento das necessidades do cliente-cidadão

    E) foco nos inputs e ferramentas de auditoria

O processo de modernização do Estado brasileiro, surgido em um contexto de acelerada industrialização e caracterizado pela criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), está vinculado ao modelo de Estado

    A) gerencial.

    B) patrimonialista.

    C) da nova administração pública.

    D) burocrático.

    E) neoliberal.

A Administração Pública passou por transformações e modelos distintos, neste sentido, sobre a Administração Pública Gerencial, é correto afirmar que:

    A) Trata-se do modelo voltado unicamente ao alcance dos resultados, deste modo, as normas devem ser afastadas, para que os resultados sejam atingidos.

    B) Este modelo está relacionado aos processos, assim, o controle de cada etapa se mostra mais relevante que os possíveis resultados.

    C) Possibilita práticas como nepotismo, fortalecendo, assim, o Princípio da Impessoalidade.

    D) O modelo preza pela centralização do poder decisório, evidenciado através de uma hierarquia vertical.

    E) No Modelo Gerencial, a atuação dos agentes públicos ocorre em observância ao ordenamento jurídico vigente. Neste modelo, há foco nos objetivos, mais autonomia, na gestão dos recursos materiais, financeiros e humanos, e o controle é realizado a posteriori.

Existem três formas básicas da administração pública: a patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- Na administração pública patrimonialista, o Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, não fazendo grande distinção do que é coisa pública e o que é do soberano. II- Na administração pública burocrática, há uma série de regras definidas a priori, que estabelecem controles rígidos dos processos. III- Na administração pública gerencial, há uma preocupação maior com a eficiência e a qualidade da prestação dos serviços. É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I, II e III.

    D) II e III, apenas.

    E) III, apenas.

Acerca do modelo de gestão pública patrimonialista, burocrática e gerencial, é correto afirmar que:

    A) A administração gerencial combate o nepotismo e a corrupção, através de controles rígidos dos processos.

    B) A burocracia introduziu o conceito de qualidade.

    C) A administração gerencial é autorreferente e se concentra no resultado.

    D) No patrimonialismo os cargos do Estado são ocupados por indicações pessoais.

Weber identificou inúmeras razões que tem permitido o avanço da burocracia sobre outras formas de associação. Apesar de a burocracia ser um modelo muito utilizado, Merton, identificou que este também apresenta anomalias no seu funcionamento, chamadas de disfunções, que levam à ineficiência e às imperfeições. Aponte a opção que NÃO apresenta uma disfunção da burocracia.

    A) Superconformidade às rotinas e aos procedimentos.

    B) Despersonalização do relacionamento.

    C) Exibição de sinais de autoridade.

    D) Univocidade de interpretação.

    E) Internalização das regras e apego aos regulamentos.

Marque a opção cujo elemento NÃO apresenta uma ênfase da administração pública gerencial.

    A) Atendimento ao Cliente-Cidadão.

    B) Descentralização da decisão.

    C) Combate ao nepotismo.

    D) Rigor técnico.

    E) Formas flexíveis de gestão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...