Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

Lista completa de Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada.


A reforma gerencial ocorrida na administração pública a partir de 1995 possibilitou a seleção de servidores com alta qualidade profissional, favorecendo a busca pela eficiência do Estado.

No que se refere à evolução do modelo de administração pública racional-legal para o paradigma pós-burocrático e ao Estado do bem-estar social, julgue o item a seguir.


No âmbito da administração pública gerencial, os controles a posteriori dos resultados devem ser extremamente severos.

No que se refere à administração pública brasileira, julgue o item a seguir.


O modelo de administração pública gerencial respondeu à expansão das funções econômicas e sociais da sociedade com uma proposta de diminuição do tamanho do Estado.

As atuais tendências para alterar a forma de atuação da gestão governamental em relação à governança das políticas públicas incluem

I a condução dos assuntos de governo por atores do mercado e da sociedade civil organizada em conjunto com a burocracia estatal.

II a microgestão integrada entre os diversos atores formadores de políticas públicas por meio de inteligência artificial, com centralização do processo decisório modelado em uma estrutura inovadora de interação entre Estado e partes interessadas (stakeholders).

III a crescente tendência de estruturação de arranjos entre múltiplos órgãos estatais, o que envolve, muitas vezes, múltiplos níveis de governo para conduzir políticas públicas e prestação de serviços de forma integrada.

IV os recentes avanços tecnológicos que deram origem à revolução digital e que, ao reduzirem custos de transação e criarem inovadoras alternativas de interação, capacitaram a formação de parcerias e a colaboração em tempo real entre diferentes organizações.

Estão certos apenas os itens

    A) I e II

    B) I e III.

    C) II e IV.

    D) I, III e IV.

    E) II, III e IV.

A administração pública evoluiu por meio de três modelos: patrimonialista, burocrático e gerencial. Tendo por base a administração pública gerencial, assinale a alternativa correta.

  • A. O surgimento da administração pública gerencial data da metade do século 19, durante o apogeu do Estado Liberal, tendo por fundamento o combate à corrupção.
  • B. Para a administração pública gerencial, o interesse estatal pode ser confundido com o interesse público, já que este é a afirmação do poder do Estado.
  • C. A efetividade do controle dos abusos e o poder racional-legal são a essência da administração pública gerencial.
  • D. A administração pública gerencial inspira-se na administração de empresas e tem por foco o controle dos resultados.
  • E. Na administração pública gerencial, o aparelho do Estado torna-se uma extensão do poder do soberano.

Leia as afirmações abaixo sobre formas de Administração Pública e assinale a alternativa correta.

I. Administração pública patrimonialista tem como princípios orientadores de seu desenvolvimento a profissionalização a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal.

II. Administração pública burocrática funciona como uma extensão do poder soberano e seus auxiliares servidores possuem status de nobreza real.

III. Administração pública gerencial tem como pontos essenciais a eficiência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços.

  • A. Nenhuma das afirmações está correta
  • B. Todas as afirmações estão corretas
  • C. Somente a afirmação I está correta
  • D. Somente a afirmação III está correta
  • E. Somente a afirmação II está correta

Com relação às diferentes abordagens da administração e à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir. Dar tratamento com benevolência e justiça às pessoas, sem dispensar a energia e o rigor necessários, é uma tendência difundida desde a escola clássica de Fayol.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista as noções de gestão pública, Chiavenato (2008) discute alguns fundamentos da administração pública e destaca as crises vivenciadas e as reformas no aparelho estatal, as quais resultaram nos seguintes modelos de gestão:

  • A. reformista, burocrata e privatizado.
  • B. gerencial, aristocrático e federativo.
  • C. patrimonialista, burocrático e gerencial.
  • D. fundamentalista, patrimonialista e governamental.

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, três visões da Administração pública, com razoável grau de intercâmbio entre elas, surgiram do debate sobre a aplicação da administração gerencial, também conhecida como managerialism, ao setor público: o Gerencialismo Puro, o Consumerism e a Public Service Orientation − PSO. Sobre o tema, é correto afirmar:

  • A. A Public Service Orientation − PSO introduziu a contratualização de resultados no setor público, visando a estimular o controle e avaliação dos serviços públicos.
  • B. A introdução do Gerencialismo Puro na Administração pública teve como principais objetivos reduzir os custos do setor público e assegurar a qualidade dos serviços prestados.
  • C. Os principais instrumentos gerenciais introduzidos pelo Consumerism para alcançar eficiência foram o controle orçamentário e a avaliação de desempenho organizacional.
  • D. O Consumerism introduziu o conceito de qualidade no serviço público, chamando a atenção para a efetividade dos serviços prestados.
  • E. O Gerencialismo Puro substituiu o conceito de consumidor pelo de cidadão e resgatou a participação como mecanismo de transparência.

Considerando os três modelos teóricos de Administração pública, patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afirmar:

  • A. O gerencialismo inclui a interpermeabilidade entre os patrimônios públicos e privados.
  • B. Uma das disfunções da burocracia refere-se à busca excessiva por resultados.
  • C. Em relação à utilização de normas escritas e não escritas, não há uma diferença clara entre os três modelos.
  • D. O patrimonialismo pode ser exercido por meio do nepotismo e da corrupção.
  • E. A divisão do trabalho, na burocracia, é feita por meio de cargos e de pessoas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...