Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

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A respeito da evolução da administração e do processo administrativo, julgue os itens que se seguem.

Se uma empresa adotar um modelo burocrático, deverá evitar a promoção de seus colaboradores com base no mérito e privilegiar a indicação dos colaboradores mais alinhados com a chefia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), os indicadores devem estar vinculados a uma estratégia e atrelados a metas claras. Indicadores quantitativos ou de produtividade retratam o esforço e dizem respeito ao modo de utilização de recursos e à eficiência. Eles apontam para “como” ou “com quanto” fazer. Indicadores de qualidade retratam o resultado e dizem respeito à satisfação e eficácia. Eles apontam “o que fazer” ou “fazer a coisa certa”. Relacione as classificações às respectivas características.

1. Indicadores de produtividade.

2. Indicadores de qualidade.

3. Indicadores de efetividade ou impacto.

( ) Ligados a processos que tratam a utilização de recursos para a geração de produtos e serviços. Permitem uma avaliação precisa do esforço empregado para gerar produtos e serviços.

( ) Medem as consequências dos produtos ou serviços em relação ao cliente ou à sociedade. Podem ser representados por “fazer a coisa certa do jeito certo”.

( ) Medem a forma como o produto ou serviço é percebido pelo cliente e, também, a capacidade do processo em atender os requisitos do cliente.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3
  • B. 1, 3, 2
  • C. 2, 1, 3
  • D. 3, 1, 2
  • E. 2, 3, 1

Atualmente, é possível identificar pelo menos três formas de administração do Estado brasileiro: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e a administração pública gerencial ou pós-burocrática. Esta última decorre de novas tarefas atribuídas ao poder público no Estado Social, decorrentes da Constituição de 1988, entre elas a prestação de diversos serviços públicos, como educação e saúde; regulação de atividades passíveis de externalidades, como a vigilância sanitária e a proteção ao meio ambiente, as diferentes políticas sociais voltadas ao combate às desigualdades. Essas novas tarefas requerem uma maior eficiência da máquina pública com características que considerem seus custos e uma administração menos hierárquica e mais flexível, tendo por objetivo a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Em relação às características mais relevantes da administração pública gerencial, analise.

I. Sistemas de gestão e controle centrados em resultados e procedimentos.

II. Menor autonomia gerencial do administrador público.

III. Avaliação e divulgação de efeitos e/ou produtos e resultados tornam-se chaves para identificar políticas e serviços públicos mais efetivos.

IV. Estruturas de poder mais centralizadas e hierárquicas, permitindo maior rapidez e economia na prestação de serviços e a participação dos usuários.

V. Contratualização de resultados a serem alcançados com explicitação mais clara de aportes para sua realização.

VI. Incentivos ao desempenho superior, inclusive financeiro.

VII. Criação de novas figuras institucionais para a realização de serviços que não configuram atividades exclusivas de Estado, com PPP (Parcerias Público-Privadas), Organizações Sociais e Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que podem estabelecer parcerias com o poder público.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II, V e VII.
  • B. II, VI e VII.
  • C. III, IV, V e VII.
  • D. III, V, VI e VII.
  • E. I, II, IV, V e VI.

Julgue os itens a seguir, relativos a administração.

As grandes reformas administrativas do Estado brasileiro, ocorridas após 1930, foram do tipo patrimonialista, burocrática e gerencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à estratégia e à gestão de organizações no contexto da administração pública, julgue os itens a seguir.

A transição do modelo patrimonialista para os novos formatos de gestão pública foi marcada por esforços empreendedores de políticos, sociólogos e economistas frente aos novos desafios do setor público, sobretudo o enfrentamento de crises vivenciadas historicamente pelo Estado brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

É característica da Administração Pública Gerencial

  • A. definir procedimentos para contratação de pessoal e compra de bens e serviços.
  • B. apoiar-se na noção geral de interesse público.
  • C. utilizar indicadores de desempenho em contratos de gestão.
  • D. satisfazer as demandas do cidadão.
  • E. ser autorreferente.

Acerca do modelo de administração pública gerencial, julgue os itens subsecutivos.

Governança representa a capacidade de um governo para formular e implementar suas decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A busca de informações, a realização de contratos e a burocracia são alguns dos custos necessários para

  • A.

    tratar da política consciente de “fazer vistas grossas” (overlooking).

  • B.

    efetivar trocas comerciais e interações entre indivíduos e agentes econômicos.

  • C.

    tipificar reciprocamente os papéis e as ações rotineiras de múltiplos fatores.

  • D.

    que os agentes econômicos estimulem os gastos indiretos, a fim de convencer outras organizações a se moldarem.

  • E.

    a relação das organizações com outros setores e não com o próprio setor.

A respeito das reformas administrativas e da nova gestão pública, assinale a opção correta.

  • A.

    A nova gestão pública reúne características positivas dos modelos patrimonial e gerencial de administração pública.

  • B.

    A última reforma administrativa que se têm notícia no Brasil foi aquela baseada nos princípios burocráticos estabelecidos pelo presidente Vargas.

  • C.

    A administração pública gerencial é multifuncional, define indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidadão e procura flexibilizar as relações de trabalho.

  • D.

    O modelo de administração pública burocrático é orientado para resultado, concentra-se no processo, controla procedimentos e possui alta especialização.

  • E.

    A reforma administrativa resultante da independência do Brasil apresentou o patrimonialismo como modelo de administração pública, que, apesar de superado, ainda revela grande importância no governo do país.

Acerca dos modelos de administração pública e da evolução desses modelos no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    A res pública e a res privada são indistintas no modelo burocrático de administração pública.

  • B.

    A descentralização das decisões e funções do Estado consiste em um dos pressupostos do modelo de administração pública gerencial.

  • C.

    Na administração pública burocrática, havia ausência de publicidade e transparência na utilização dos recursos públicos.

  • D.

    Segundo o modelo de administração pública gerencial, as organizações devem ser planejadas de forma hierarquizada, não havendo possibilidade de flexibilização das atividades e funções.

  • E.

    De acordo com o modelo de administração pública burocrática, os cidadãos devem ser tratados como consumidores.

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