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Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da evolução da administração e do processo administrativo, julgue os itens que se seguem.
Se uma empresa adotar um modelo burocrático, deverá evitar a promoção de seus colaboradores com base no mérito e privilegiar a indicação dos colaboradores mais alinhados com a chefia.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
Segundo a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), os indicadores devem estar vinculados a uma estratégia e atrelados a metas claras. Indicadores quantitativos ou de produtividade retratam o esforço e dizem respeito ao modo de utilização de recursos e à eficiência. Eles apontam para como ou com quanto fazer. Indicadores de qualidade retratam o resultado e dizem respeito à satisfação e eficácia. Eles apontam o que fazer ou fazer a coisa certa. Relacione as classificações às respectivas características.
1. Indicadores de produtividade.
2. Indicadores de qualidade.
3. Indicadores de efetividade ou impacto.
( ) Ligados a processos que tratam a utilização de recursos para a geração de produtos e serviços. Permitem uma avaliação precisa do esforço empregado para gerar produtos e serviços.
( ) Medem as consequências dos produtos ou serviços em relação ao cliente ou à sociedade. Podem ser representados por fazer a coisa certa do jeito certo.
( ) Medem a forma como o produto ou serviço é percebido pelo cliente e, também, a capacidade do processo em atender os requisitos do cliente.
A sequência está correta em
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
Atualmente, é possível identificar pelo menos três formas de administração do Estado brasileiro: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e a administração pública gerencial ou pós-burocrática. Esta última decorre de novas tarefas atribuídas ao poder público no Estado Social, decorrentes da Constituição de 1988, entre elas a prestação de diversos serviços públicos, como educação e saúde; regulação de atividades passíveis de externalidades, como a vigilância sanitária e a proteção ao meio ambiente, as diferentes políticas sociais voltadas ao combate às desigualdades. Essas novas tarefas requerem uma maior eficiência da máquina pública com características que considerem seus custos e uma administração menos hierárquica e mais flexível, tendo por objetivo a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Em relação às características mais relevantes da administração pública gerencial, analise.
I. Sistemas de gestão e controle centrados em resultados e procedimentos.
II. Menor autonomia gerencial do administrador público.
III. Avaliação e divulgação de efeitos e/ou produtos e resultados tornam-se chaves para identificar políticas e serviços públicos mais efetivos.
IV. Estruturas de poder mais centralizadas e hierárquicas, permitindo maior rapidez e economia na prestação de serviços e a participação dos usuários.
V. Contratualização de resultados a serem alcançados com explicitação mais clara de aportes para sua realização.
VI. Incentivos ao desempenho superior, inclusive financeiro.
VII. Criação de novas figuras institucionais para a realização de serviços que não configuram atividades exclusivas de Estado, com PPP (Parcerias Público-Privadas), Organizações Sociais e Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que podem estabelecer parcerias com o poder público.
Estão corretas apenas as afirmativas
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, relativos a administração.
As grandes reformas administrativas do Estado brasileiro, ocorridas após 1930, foram do tipo patrimonialista, burocrática e gerencial.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à estratégia e à gestão de organizações no contexto da administração pública, julgue os itens a seguir.
A transição do modelo patrimonialista para os novos formatos de gestão pública foi marcada por esforços empreendedores de políticos, sociólogos e economistas frente aos novos desafios do setor público, sobretudo o enfrentamento de crises vivenciadas historicamente pelo Estado brasileiro.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
É característica da Administração Pública Gerencial
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca do modelo de administração pública gerencial, julgue os itens subsecutivos.
Governança representa a capacidade de um governo para formular e implementar suas decisões.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A busca de informações, a realização de contratos e a burocracia são alguns dos custos necessários para
tratar da política consciente de fazer vistas grossas (overlooking).
efetivar trocas comerciais e interações entre indivíduos e agentes econômicos.
tipificar reciprocamente os papéis e as ações rotineiras de múltiplos fatores.
que os agentes econômicos estimulem os gastos indiretos, a fim de convencer outras organizações a se moldarem.
a relação das organizações com outros setores e não com o próprio setor.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das reformas administrativas e da nova gestão pública, assinale a opção correta.
A nova gestão pública reúne características positivas dos modelos patrimonial e gerencial de administração pública.
A última reforma administrativa que se têm notícia no Brasil foi aquela baseada nos princípios burocráticos estabelecidos pelo presidente Vargas.
A administração pública gerencial é multifuncional, define indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidadão e procura flexibilizar as relações de trabalho.
O modelo de administração pública burocrático é orientado para resultado, concentra-se no processo, controla procedimentos e possui alta especialização.
A reforma administrativa resultante da independência do Brasil apresentou o patrimonialismo como modelo de administração pública, que, apesar de superado, ainda revela grande importância no governo do país.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca dos modelos de administração pública e da evolução desses modelos no Brasil, assinale a opção correta.
A res pública e a res privada são indistintas no modelo burocrático de administração pública.
A descentralização das decisões e funções do Estado consiste em um dos pressupostos do modelo de administração pública gerencial.
Na administração pública burocrática, havia ausência de publicidade e transparência na utilização dos recursos públicos.
Segundo o modelo de administração pública gerencial, as organizações devem ser planejadas de forma hierarquizada, não havendo possibilidade de flexibilização das atividades e funções.
De acordo com o modelo de administração pública burocrática, os cidadãos devem ser tratados como consumidores.
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