Questões sobre O modelo do GESPÚBLICA

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Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão pública. Em atendimento às expectativas dos cidadãos quanto à eficiência do Estado, as compras públicas se tornaram objeto de controle social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, relativos às políticas públicas. Ao planejar uma política pública, devem estar claros seu objeto e seus mecanismos de planejamento e de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base em temas importantes para a administração, como projetos, processos e qualidade nas organizações, julgue os próximos itens. Segundo o gespublica, se os serviços públicos são fornecidos com mais qualidade e maior possibilidade de acesso, a dimensão “resultados” será observada pela economicidade medida por esses elementos de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

É importante para a gestão das organizações públicas o estudo da estrutura formal, devido, principalmente, às restrições impostas pela dimensão da realidade organizacional ao comportamento das pessoas nesse ambiente de trabalho. Tanto a divisão do trabalho quanto as relações de coordenação são elementos estruturais da organização e influenciam o formato organizacional. As organizações são uma combinação de vários formatos, mas se pode identificar a predominância de um deles. Quando a burocracia mecanizada é o principal formato, destacam-se

  • A. os especialistas com sólida formação técnica.
  • B. a formalização, a padronização, a especialização, a divisão do trabalho e o controle como traço característico fundamental.
  • C. os atributos orgânicos (fluidez, flexibilidade e adaptação), com simplicidade e reduzido grau de diferenciação e divisão do trabalho.
  • D. a absorção de traços da burocracia profissional e o imperativo de atender às diferentes demandas integradas, cada uma das quais dotada de determinado nível de autonomia.
  • E. os ambientes mais dinâmicos e complexos, assim como as demandas pontuais ou sistêmicas, definidos pela reduzida formalização de comportamento, orientada para a consecução de projetos específicos.

Conforme o Instrumento "Para Avaliação da Gestão Pública" (Brasil, 2010), diversas características inerentes à natureza pública diferenciam as organizações da administração pública das organizações da iniciativa privada. É incorreto apresentar como característica:

  • A. o controle social é requisito essencial para a administração pública contemporânea em regimes democráticos, o que resulta em garantia de transparência de suas ações e atos e na institucionalização de canais de participação social, enquanto as organizações privadas estão fortemente orientadas para a preservação e proteção dos interesses corporativos (dirigentes e acionistas).
  • B. a administração pública e as organizações privadas não podem fazer acepção de pessoas, devem tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado não é permitido por lei.
  • C. a administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto a iniciativa privada pode fazer tudo que não estiver proibido por lei. A legalidade fixa os parâmetros de controle da administração e do administrador, para evitar desvios de conduta.
  • D. a administração pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade, assim, as suas decisões e ações normalmente geram efeitos em larga escala para a sociedade e em áreas sensíveis. O Estado é a única organização que, de forma legítima, detém este poder de constituir unilateralmente obrigações em relação a terceiros.
  • E. as organizações privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. A administração pública busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente.

Considera-se inovação da denominada “Nova Gestão Pública”:

  • A. a centralização das decisões nos órgãos político- administrativos.
  • B. o estrito controle de procedimentos.
  • C. a padronização de decisões.
  • D. a alta especialização dos servidoresemcarreiras.
  • E. o uso de contratos de gestão.

A profissionalização do servidor público tem se tornado cada vez mais importante, por ser considerada uma das condições para o desenvolvimento econômico do país. Profissionalização significa não só capacitação, mas, também, a autopercepção e o orgulho de suas práticas, o respeito por seus pares, por seus superiores e pelos cidadãos. O desenvolvimento de recursos humanos consiste na potencialização dos talentos reunidos pela organização e envolve basicamente o(a)

  • A. preparação, junto com a área responsável, da integração dos novos funcionários à organização.
  • B. seleção dos candidatos que irão trabalhar na organização ou que integrarão seu banco de talentos para posterior contratação.
  • C. definição e o compartilhamento de objetivos e metas de cada área da organização, de acordo com os planos e orçamentos globais.
  • D. mapeamento das expectativas individuais de crescimento, compatibilizando-as com as necessidades da organização, oferecendo a possibilidade de acesso aos conhecimentos demandados.
  • E. estudo dos perfis de profissionais definidos pelo planejamento de recursos humanos para definir alternativas de recrutamento, regiões geográficas e períodos de divulgação e busca de talentos.

Para garantir um atendimento excelente, o Modelo de Excelência em Gestão Pública foi construído a partir da premissa de que é possível oferecer um serviço excelente sem perder os fundamentos próprios da natureza do serviço público. Os alicerces foram instituídos a partir da união dos fundamentos da gestão pública e da gestão de excelência contemporânea. O Artigo 37 da Constituição cedeu os primeiros fundamentos desse Modelo que, para ser excelente, tem de ser

  • A. Legal, Impessoal, Moral, Público e Eficiente.
  • B. Legal, Impessoal, Ético, Público e Sistêmico.
  • C. Legal, Ético, Moral, Público e Efetivo.
  • D. Legal, pessoal, Ético, Público e Sistêmico.
  • E. Legal, Pessoal, Social, Aberto e Eficiente.

Acerca do modelo do GESPUBLICA, julgue os itens subsequentes. A avaliação do sistema de medição de desempenho consiste na análise do histórico dos resultados do processo para se verificar sua tendência — ao se comparar determinado desempenho com um referencial desse histórico — e subsidiar o processo decisório por intermédio de fatos e dados concretos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do modelo do GESPUBLICA, julgue os itens subsequentes. Sistema de medição de desempenho refere-se à atividade pontual de medir e avaliar a eficiência, a eficácia, a economicidade e a efetividade dos projetos por meio da aplicação de indicadores previamente formulados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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