Lista completa de Questões de Administração Pública da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa Preservando e auxiliando a natureza, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.
Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.
Considerando que a Beleza do Cerrado possua algumas regras que norteiem o desempenho de suas atividades, como a escolha de apenas um número limitado de representantes para distribuir e vender as linhas de produtos em determinado território, é correto afirmar que tal regra corresponderá a uma política ou diretriz, componente da estrutura de um planejamento estratégico.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa Preservando e auxiliando a natureza, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.
Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.
Caso a Beleza do Cerrado se depare com a baixa produtividade ante a ampla demanda de mercado, a falta de produtos acabados disponíveis para vendas será considerada uma ameaça para os negócios.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa Preservando e auxiliando a natureza, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.
Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.
Se a equipe de revenda possuir alta integração, que permita o aumento exponencial das vendas, tal peculiaridade organizacional caracterizará uma força organizacional, mas que só será um diferencial se for reconhecida efetivamente por seus clientes como tal.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa Preservando e auxiliando a natureza, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.
Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.
Considere que o produto mais produzido e vendido pela Beleza do Cerrado seja o hidratante de guabiroba e que tenha sido possível identificar que as variáveis estratégicas desse produto o colocam, em relação à concorrência, em um posicionamento alto, além de proporcionarem alto índice de crescimento no mercado. Nessa situação, tais aspectos denotam, sob a ótica da matriz BCG (Boston Consultant Group), que o referido produto é caracterizado como uma estrela.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa Preservando e auxiliando a natureza, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.
Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.
Supondo que a Beleza do Cerrado tenha definido que o objetivo seja obter vantagem competitiva em até três anos no mercado do Centro-Oeste, ao analisar quais lacunas existem entre o estado atual e o estado ideal e prospectar tendências, a organização desenvolverá um planejamento com características de longo prazo.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa Preservando e auxiliando a natureza, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.
Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.
A estratégia organizacional utilizada pela Beleza do Cerrado, demonstrada pela sua relação de produção e fornecimentos, é de integração vertical.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa Preservando e auxiliando a natureza, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.
Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.
Se a Beleza do Cerrado fizer uma pesquisa de pós-venda para os perfumes e obtiver o resultado de que o produto possui padrões mais do que satisfatórios sob a ótica dos seus clientes, sua avaliação de qualidade, em termos de desempenho, referir-se-á avaliação das suas especificações funcionais.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma indústria de cosméticos denominada Beleza do Cerrado, recentemente criada, possui como compostos básicos dos seus produtos os extratos oriundos de espécies de plantas nativas do cerrado brasileiro. As matérias-primas para a produção dos produtos são extraídas das plantas existentes nas propriedades agrícolas situadas no bioma cerrado. Após a produção industrializada, a venda dos produtos é feita por vendedoras comissionadas. Para atuar nesse concorrido mercado de cosméticos, definiu-se como lema de divulgação da empresa Preservando e auxiliando a natureza, em alusão à exploração econômica sustentável, ao respeito à ecologia e ao auxílio na manutenção da beleza das pessoas. Para o mês de junho, confiando nas vendas para o dia dos namorados, a Beleza do Cerrado idealizou e produziu, em quantidade limitada, perfumes com odores de flores do cerrado e de madeira. Trata-se de uma possibilidade de ampliação do portfólio de produtos da organização, caso o mercado seja avaliado como viável posteriormente.
Considerando o caso hipotético apresentado e os temas projeto e planejamento estratégico, julgue os itens de 46 a 59.
Se a Beleza do Cerrado possuir atuação exclusiva no mercado de Brasília, então a estratégia genérica utilizada deverá ser a de enfoque de diferenciação.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
No sistema BSC, é recomendado que as organizações abandonem os indicadores financeiros e passem a priorizar os indicadores não financeiros que considerem as perspectivas dos clientes, dos processos internos, dos aprendizados e do crescimento.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das temáticas relativas à administração pública, assinale a opção correta.
Em uma organização informal, não é possível identificar a sua cadeia de comando nem o seu organograma, mesmo que a organização seja legalmente constituída.
A compreensão da cultura de uma organização perpassa a análise dos seus componentes: as normas de condutas; as crenças; os valores; os preceitos; as cerimônias e os rituais e os símbolos etc. Na cultura, por tratar-se de um modo de vida característico de um grupo, tais componentes são imutáveis.
Uma estrutura caracteristicamente funcional, diferentemente da estrutura do tipo linha-estafe, caracteriza-se pelo princípio da unidade de comando. No entanto, independentemente da tipologia de sua estrutura e das ações tomadas pelas suas partes, deve existir um processo de elaboração das estratégias respaldado pelo conhecimento e pela análise de todas as variáveis ambientais, sejam elas controláveis ou incontroláveis.
A mudança é, em parte, decorrente da criatividade e da inovação idealizadas em uma organização. O setor público passa por mudanças, em um contexto evolutivo e histórico, necessárias para fazer cumprir seus deveres. Nesse contexto, na administração pública gerencial, o agente de mudança, pela necessidade de ser criativo, não se submete às disposições legais, geralmente limitadoras.
O balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta estratégica utilizada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. Objetiva auxiliar a verificação e consolidação do posicionamento organizacional por meio da análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e das ameaças organizacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...