Questões de Administração Pública da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração Pública da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à gestão de pessoal, há algumas diferenças entre os empregados contratados pelas empresas de direito privado, regidos, portanto, pela Consolidação das Leis do Trabalho, e os servidores públicos admitidos nos órgãos e entidades de direito público, regidos, na esfera federal, pela Lei n.º 8.112/1990. No entanto, em face da escola gerencial da administração pública, consagrada na Constituição brasileira vigente, via emendas constitucionais, alguns institutos aproximam a gestão de pessoal do serviço público à dos empregados privados. A respeito desse assunto e de seus desdobramentos, julgue os itens de 88 a 90.

São paradigmas da gestão de recursos humanos nos órgãos e entidades públicos a existência de carreiras estáveis e grandes estruturas organizacionais, o que contrasta com a gestão nas empresas privadas, posto que, nestas, costumamse valorizar os conceitos de empregabilidade, terceirização e estruturas organizacionais enxutas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens acerca da administração pública.

De acordo com os pressupostos da administração pública burocrática, o gestor público deve adotar controles rígidos, em função da desconfiança prévia em relação aos administradores públicos e aos cidadãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos e aplicações, e tendo como referência a legislação da administração pública, julgue os itens a seguir.

Em uma comparação entre a administração pública burocrática e a gerencial, é correto afirmar que a primeira se caracteriza por maior verticalização das estruturas e a segunda, por maior horizontalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

A modelagem de um processo, no caso em questão, buscaria descrever a forma atual como são elaboradas as normas e os padrões de qualidade ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os princípios e as diretrizes gerais do governo eletrônico no âmbito do governo Federal incluem-se

  • A.

    o estímulo à inclusão digital, a inexistência de compartilhamento de recursos entre órgãos públicos e a consideração do legado de sistemas existentes.

  • B.

    a promoção da cidadania, uma maior transparência dos atos governamentais e a ausência de intercâmbio com outros níveis de governo e outros poderes.

  • C.

    a racionalização no uso de recursos, a gestão do conhecimento e a desconsideração do legado de sistemas existentes.

  • D.

    o estímulo à inclusão digital, a promoção da utilização de software livre e a interoperabilidade.

  • E.

    o compartilhamento de conhecimentos estratégicos e o arcabouço integrado de políticas, sistemas, padrões e normas, bem como a unificação tecnológica de sistemas e software de um único fornecedor.

Julgue os itens que se seguem a respeito do accountability e do governo eletrônico.

O gestor público, ao instituir o governo eletrônico, tem como um de seus objetivos fomentar a democratização da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

O Prêmio Nacional de Qualidade é focado em um modelo de excelência em gestão (MEG) e tem como um dos fundamentos da excelência o aprendizado organizacional, pois busca alcançar novo patamar de conhecimento para a organização mediante a reflexão e o compartilhamento de experiências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

O conhecimento e o entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para esse cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade, não é um fundamento de excelência da gestão pública brasileira, pois seu foco está nos cidadãos e não na concepção privada de cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

Na avaliação do PNGP, foi avaliado o tempo médio de solução de problemas e do atendimento às necessidades dos clientes ou da implementação de ação corretiva com eficácia comprovada e relatada ao cliente, no caso, o cidadão. Nesse caso, o critério avaliado é o da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No serviço público, a gestão pela qualidade total contribui para a eficácia organizacional. Julgue os itens a seguir, relativos às ferramentas da gestão de qualidade.

A folha de verificação apresenta uma lista de itens a serem conferidos. Esse recurso é utilizado para obter os dados de itens defeituosos e a localização de causas dos defeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...