Lista completa de Questões de Administração Pública da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à gestão de pessoal, há algumas diferenças entre os empregados contratados pelas empresas de direito privado, regidos, portanto, pela Consolidação das Leis do Trabalho, e os servidores públicos admitidos nos órgãos e entidades de direito público, regidos, na esfera federal, pela Lei n.º 8.112/1990. No entanto, em face da escola gerencial da administração pública, consagrada na Constituição brasileira vigente, via emendas constitucionais, alguns institutos aproximam a gestão de pessoal do serviço público à dos empregados privados. A respeito desse assunto e de seus desdobramentos, julgue os itens de 88 a 90.
São paradigmas da gestão de recursos humanos nos órgãos e entidades públicos a existência de carreiras estáveis e grandes estruturas organizacionais, o que contrasta com a gestão nas empresas privadas, posto que, nestas, costumamse valorizar os conceitos de empregabilidade, terceirização e estruturas organizacionais enxutas.
Julgue os próximos itens acerca da administração pública.
De acordo com os pressupostos da administração pública burocrática, o gestor público deve adotar controles rígidos, em função da desconfiança prévia em relação aos administradores públicos e aos cidadãos.
Com base nos conceitos e aplicações, e tendo como referência a legislação da administração pública, julgue os itens a seguir.
Em uma comparação entre a administração pública burocrática e a gerencial, é correto afirmar que a primeira se caracteriza por maior verticalização das estruturas e a segunda, por maior horizontalização.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A modelagem de um processo, no caso em questão, buscaria descrever a forma atual como são elaboradas as normas e os padrões de qualidade ambiental.
Administração Pública - Governo eletrônico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Entre os princípios e as diretrizes gerais do governo eletrônico no âmbito do governo Federal incluem-se
o estímulo à inclusão digital, a inexistência de compartilhamento de recursos entre órgãos públicos e a consideração do legado de sistemas existentes.
a promoção da cidadania, uma maior transparência dos atos governamentais e a ausência de intercâmbio com outros níveis de governo e outros poderes.
a racionalização no uso de recursos, a gestão do conhecimento e a desconsideração do legado de sistemas existentes.
o estímulo à inclusão digital, a promoção da utilização de software livre e a interoperabilidade.
o compartilhamento de conhecimentos estratégicos e o arcabouço integrado de políticas, sistemas, padrões e normas, bem como a unificação tecnológica de sistemas e software de um único fornecedor.
Administração Pública - Governo eletrônico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem a respeito do accountability e do governo eletrônico.
O gestor público, ao instituir o governo eletrônico, tem como um de seus objetivos fomentar a democratização da informação.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.
O Prêmio Nacional de Qualidade é focado em um modelo de excelência em gestão (MEG) e tem como um dos fundamentos da excelência o aprendizado organizacional, pois busca alcançar novo patamar de conhecimento para a organização mediante a reflexão e o compartilhamento de experiências.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.
O conhecimento e o entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para esse cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade, não é um fundamento de excelência da gestão pública brasileira, pois seu foco está nos cidadãos e não na concepção privada de cliente.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.
Na avaliação do PNGP, foi avaliado o tempo médio de solução de problemas e do atendimento às necessidades dos clientes ou da implementação de ação corretiva com eficácia comprovada e relatada ao cliente, no caso, o cidadão. Nesse caso, o critério avaliado é o da sociedade.
No serviço público, a gestão pela qualidade total contribui para a eficácia organizacional. Julgue os itens a seguir, relativos às ferramentas da gestão de qualidade.
A folha de verificação apresenta uma lista de itens a serem conferidos. Esse recurso é utilizado para obter os dados de itens defeituosos e a localização de causas dos defeitos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...