Questões de Administração Pública da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Acerca dos modelos de gestão pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.

Max Weber considera a existência de três tipos puros de dominação legítima: a tradicional, a carismática e a racionallegal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos modelos de gestão pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.

Impessoalidade, hierarquização, rigidez de procedimentos, especialização funcional e ênfase nos controles são características típicas do modelo burocrático weberiano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos modelos de gestão pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.

Em administração pública, o modelo de gestão burocrático privilegia os fins (resultados) enquanto o modelo gerencial privilegia os meios (processos).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos modelos de gestão pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.

A administração pública burocrática privilegia os mecanismos de controle de procedimentos, enquanto a administração pública gerencial privilegia o controle de resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de processos de políticas públicas, serviços públicos, instrumentos gerenciais e administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A administração pública gerencial incorporou, a exemplo do setor privado, os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade na avaliação de seu desempenho. A eficiência caracteriza-se pelo uso racional dos recursos disponíveis; a eficácia, pelos resultados obtidos pela ação governamental e a efetividade, pelo alcance dos objetivos e metas previamente estipulados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de processos de políticas públicas, serviços públicos, instrumentos gerenciais e administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O paradigma do cliente é uma vertente das reformas gerenciais que privilegia o atendimento às demandas dos consumidores/clientes dos serviços do Estado, em contraponto ao modelo gerencial puro, que tinha como principais objetivos das reformas a redução de custos do setor público e o aumento de sua produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Empregados de um centro de processamento de dados considerado de padrão excelente estavam extremamente felizes por terem conseguido disponibilizar, em 4 dias úteis, empréstimos a funcionários de determinado órgão do governo. Todavia, em pesquisa de controle de qualidade, descobriu-se que a clientela não estava satisfeita. O período entre o pedido do empréstimo e a resposta não estava condizente com sua expectativa. Esperavase atendimento em período igual ou inferior ao até então estipulado pelo centro. Percebeu-se, então, que é necessário saber se o que se considera bons serviços está alinhado com o que realmente esperam os usuários.

A situação apresentada no texto acima é um exemplo de paradigma

  • A.

    pós-burocrático.

  • B.

    do cliente na gestão pública.

  • C.

    do cliente na gerência de qualidade.

  • D.

    da gestão estratégica.

Sobre os modelos de administração pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.

Impessoalidade, hierarquia, flexibilização de procedimentos, especialização e ênfase nos controles são características dos modelos das organizações burocrático de gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos princípios da administração pública, assinale a opção correta.

  • A.

    São princípios fundamentais da administração pública o planejamento, o replanejamento, a descentralização, a delegação de competência e a eficácia.

  • B.

    Descentralização administrativa significa a repartição de funções entre diversos órgãos de uma mesma administração, sem quebra de hierarquia e com prestação de serviço direta e imediata.

  • C.

    O princípio da coordenação estabelece a harmonização de todas as atividades da administração, submetendo-se ao que foi planejado e poupando-se de desperdícios, em qualquer de suas modalidades.

  • D.

    A delegação de competência não depende de norma que a autorize expressa ou implicitamente e é um simples ato discricionário da administração.

Após a instituição da chamada quarentena, período em que determinados servidores, por terem tido informações que possam ter repercussão econômica, não podem exercer atividades na mesma área de atuação no setor privado. Esses agentes públicos ficarão vinculados, por quatro meses, ao órgão ou entidade em que atuaram sem, contudo, receber remuneração em qualquer hipótese. Segundo os teóricos da administração, na burocracia, o cargo do administrador profissional deve ser sua única ou principal atividade e fonte de renda, e, embora o prestígio e a posição social do administrador derivem desse cargo, ele não deve ser considerado uma honraria e, sim, um meio de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado
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