Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Constitui(em) característica(s) própria(s) e inovadora(s) do modelo gerencial de Administração pública, que o diferencia(m) dos outros modelos precedentes:

  • A. combate ao patrimonialismo.
  • B. controle de resultados.
  • C. formalização dos procedimentos.
  • D. profissionalização do corpo técnico.
  • E. hierarquia e meritocracia.

Nos últimos anos, diferentes conceitos, alguns oriundos da iniciativa privada, passaram a permear a atuação da Administração Pública, entre eles:

I. Governança, que é sinônimo de governabilidade, e corresponde à legitimidade política.

II. Eficiência, relacionada com o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.

III. Efetividade, que diz respeito ao impacto final das ações e ao grau em que atinge os resultados almejados pela sociedade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. III.
  • E. II.

Segundo o Gespública (2011), a gestão de processos é um mecanismo utilizado para identificar, representar, minimizar riscos e implementar processos de negócios, dentro e entre organizações. O modelo preconizado pela Society for Design and Process Science – SDPS, considera, como etapas do ciclo do processo:

  • A. mapeamento, desenho, execução e monitoramento.
  • B. desenho, implementação, monitoramento e otimização.
  • C. identificação, conceituação, execução e refinamento.
  • D. modelagem, simulação, emulação e encenação.
  • E. mapeamento, modelagem, implementação e monitoramento.

Suponha que determinada entidade integrante da Administração pública pretenda medir seu grau de excelência utilizando os conceitos, ferramentas e metodologias preconizados pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ. Tal pretensão afigura-se

  • A. viável apenas em se tratando de entidade sujeita ao regime jurídico privado, tais como empresas públicas e sociedades de economia mista.
  • B. inviável, em face da colidência com os princípios constitucionais que regem a Administração pública.
  • C. cabível, eis que o modelo da FNQ contempla adaptação para a gestão pública, com conteúdos específicos para cada critério.
  • D. de difícil consecução, haja vista a não aderência dos fundamentos preconizados pela FNQ ao “estado da arte” na Administração pública.
  • E. cabível apenas para fins de premiação, em caráter honorífico, para gestores públicos de destaque, não se aplicando para fins de avaliação da organização.

Uma determinada entidade integrante da Administração pública pretende aplicar conceitos de gestão por competências, para recrutamento, avaliação, movimentação e remuneração de seus integrantes. Nesse contexto, uma das principais etapas a serem percorridas consiste no denominado mapeamento de competências, que corresponde

  • A. à prospecção dos melhores profissionais disponíveis no mercado e ao recrutamento e seleção para atuar na organização.
  • B. ao desenho de cargos e funções de acordo com os desafios e oportunidades identificadas com base nos cenários apresentados.
  • C. à identificação da missão e da visão da organização, bem como de suas forças e fraquezas.
  • D. à identificação dos melhores profissionais disponíveis na organização e à alocação dos mesmos em postos estratégicos.
  • E. à identificação das competências técnicas e comportamentais necessárias para o desempenho de cada cargo ou função da organização.

Nas últimas décadas, a Administração pública vem buscando a excelência nos serviços públicos, fazendo uso de conceitos, metodologias e ferramentas consagradas, com vistas a atingir o grau ótimo de prestação de serviços ao cidadão. Nesse contexto, o modelo criado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ desenvolveu critérios de excelência

  • A. correspondentes às melhores práticas importadas de organizações modelo, entre as quais o aprendizado organizacional.
  • B. que representam o grau de maturidade dos colaboradores, entre os quais se inclui o pensamento sistêmico.
  • C. que permitem medir o grau de excelência da organização, entre os quais se incluem estratégias e planos.
  • D. utilizados exclusivamente para obtenção de certificação de acordo com a pontuação atribuída a cada um de seus itens.
  • E. consistentes em insumos para aplicação de métodos de gerenciamento de processos, objetivando a otimização dos recursos materiais e humanos disponíveis na organização.

O modelo de Administração pública gerencial, implementado no Brasil a partir dos anos 1990, introduziu algumas inovações em relação ao modelo burocrático, dele se diferenciando, entre outros aspectos, pela

I. possibilidade de contratualização de resultados para ampliação de autonomia das entidades.

II. verticalização das estruturas hierárquicas e combate ao patrimonialismo.

III. meritocracia e controle dos processos administrativos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
  • E. III.

É considerado um mecanismo característico da administração gerencial:

  • A. Controle rígido de procedimentos.
  • B. Gestão hierárquica.
  • C. Normas e regulamentos.
  • D. Controle de legalidade.
  • E. Gestão por Competências.

Constitui característica do modelo de Administração pública burocrática:

  • A. Inexistência de distinção entre a esfera pública e privada.
  • B. Controle a posteriori das ações públicas.
  • C. Competência técnica e meritocracia.
  • D. Ausência de padronização dos procedimentos, gerando casuísmos.
  • E. Falta de hierarquia e nepotismo.

Sobre o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização − GESPÚBLICA, é correto afirmar:

  • A. Tem como objetivo orientar a adoção de práticas de excelência em gestão pelas organizações públicas da Administração direta e indireta, limitado à esfera federal.
  • B. Foi instituído pelo Decreto-Lei no 200 de 1967, com a finalidade de dotar as organizações públicas de eficiência na prestação dos serviços públicos aos cidadãos.
  • C. A participação dos órgãos e entidades dos governos subnacionais no Gespública é obrigatória, tendo sido o programa implementado concomitantemente em todos os municípios brasileiros.
  • D. É um programa federal que visa desenvolver um modelo de excelência em gestão pública, porém é aberto à participação voluntária de organizações públicas ou privadas.
  • E. Objetiva promover instrumentos gerenciais que gerem eficiência por meio do melhor aproveitamento dos recursos, sem prever, contudo, a promoção da gestão democrática e transparente.
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