Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No processo de evolução da Administração pública, o paradigma pós-burocrático que conduziu ao modelo gerencial introduziu, como inovação em relação ao modelo anterior,

  • A. a meritocracia.
  • B. a impessoalidade.
  • C. a racionalidade.
  • D. a hierarquia.
  • E. o controle de resultados.

A contratualização de resultados começou a ser adotada de maneira mais intensa no Brasil a partir da década de 1990. É correto afirmar que a contratualização de resultados

  • A. é um instrumento usado no estabelecimento de metas dentro da Administração Direta.
  • B. requer necessariamente o estabelecimento de um contrato com metas e meios de como alcançá-las.
  • C. prioriza o estabelecimento de metas, característico da administração burocrática.
  • D. avançou mais nas áreas de segurança pública e meio ambiente do que nas demais políticas públicas.
  • E. esteve associada ao movimento de reforma administrativa no plano federal, mas não obteve sucesso nos governos subnacionais.

Sobre a gestão de resultados na Administração pública, é correto afirmar:

  • A. O estabelecimento de metas no setor público e no setor privado são semelhantes, na medida em que é orientado pelo cumprimento de procedimentos e normas.
  • B. A legalidade e a impessoalidade são características da administração burocrática e, consequentemente, orientam a elaboração de metas e o seu alcance.
  • C. A contratualização de resultados é um instrumento da administração burocrática e consiste no estabelecimento de parcerias público-privadas.
  • D. A hierarquia é essencial para o estabelecimento de um contrato de gestão, pois essa característica assegura o próprio cumprimento do contrato.
  • E. O controle por resultados é um instrumento da administração gerencial e pode envolver a contratualização de resultados e contratos de gestão.

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) compreende o conjunto de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Sobre a excelência nos serviços públicos, é INCORRETO afirmar:

  • A. As normas ISO definem padrões de um sistema de qualidade e baseiam-se na noção de que determinadas características genéricas relacionadas às práticas gerenciais podem ser padronizadas e melhoradas continuamente.
  • B. O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi criado para suprir a carência de padrões de excelência e de certificações para os órgãos públicos à semelhança da Certificação ISO 9001, que estabelece modelos de gestão da qualidade específicos para organizações privadas.
  • C. Modelos de Excelência em Gestão são próprios para a avaliação da gestão de organizações públicas ou privadas. Por meio deles, é possível medir os níveis de gestão das organizações em relação ao estado da arte preconizado.
  • D. A excelência nos serviços públicos envolve a auto avaliação e a melhoria contínua do sistema de gestão.
  • E. O Modelo de Excelência em Gestão Pública adota práticas e tecnologias gerenciais visando a ampliar a capacidade de governança e governabilidade dos órgãos públicos e está alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea, dentre os quais, orientação por processos, aprendizado organizacional e geração de valor.

Um tema bastante atual é o da governança das entidades integrantes da Administração pública. Naquelas que atuam em regime de competição no mercado, como as sociedades de economia mista, propõem-se a adoção das denominadas boas práticas de governança corporativa, que tem entre seus pilares:

I. Conformidade às regras ou cumprimento das normas, conhecida pela expressão compliance.

II. Prestação de contas e correspondente responsabiliza ção por atos e omissões, denominada accountability.

III. Economicidade, buscando o aumento de competiti vidade e a perenização da instituição.

IV. Equidade, objetivando o tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II e IV.
  • E. III e IV.

Os seguintes modelos gerenciais têm como principais características:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Na Administração pública,

  • A. o Gerencialismo Puro é um dos modelos gerenciais, que busca o aumento da participação social a partir da utilização de instrumentos de transparência.
  • B. a burocracia é caracterizada pelo controle de procedimentos, que alinha os objetivos da organização aos resultados a serem alcançados.
  • C. o Public Service Orientation é um dos modelos burocráticos, que busca o fortalecimento do controle de procedimentos e da meritocracia.
  • D. o patrimonialismo é caracterizado pela interpermeabilidade entre os patrimônios público e privados de líderes carismáticos.
  • E. o Consumerism é um dos modelos gerenciais, que busca a qualidade e a efetividade dos serviços públicos.

Sobre as formas de controle, é correto afirmar que o controle

  • A. por resultados objetiva assegurar o cumprimento das regras e procedimentos.
  • B. por resultados enfatiza o cumprimento dos procedimentos visando a assegurar o alcance das metas previstas.
  • C. social incorpora a participação social aos processos decisórios, embora somente de maneira consultiva.
  • D. de procedimentos é um instrumento da Administração pública gerencial, na medida em que garante a legalidade.
  • E. de procedimentos é característica do modelo burocrático, o que pode resultar em morosidade.

São exemplos de instrumentos ou órgãos de controle e/ou de avaliação característicos do setor público, EXCETO:

  • A. Consulta Pública.
  • B. Controladoria Geral do Estado.
  • C. Plano de Metas.
  • D. Corregedoria Geral do Município.
  • E. Terceirização.

Johw Howkins, autor do livro “Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas”, afirma que “para ser competitivo e crescer de forma sustentável, é preciso usar a criatividade das pessoas de todas as maneiras possíveis, em todos os segmentos da economia privada e do setor público”. Fundamental para viabilizar atitude inovadora nos funcionários, a cultura organizacional NÃO diz respeito

  • A. à percepção de como os empregados avaliam o ambiente organizacional, diante da postura e das práticas de gestão da organização.
  • B. ao entendimento partilhado pelas equipes de trabalho sobre as formas de lidar com determinadas situações-problema.
  • C. à experiência que as equipes de trabalho adquirem à medida que resolvem seus problemas, e que funciona suficientemente bem para ser considerada válida.
  • D. ao conjunto de normas de comportamento e sistemas de valores que determinam o funcionamento de uma organização.
  • E. à maneira como as situações são tratadas e os problemas são enfrentados na organização, considerando as justificativas aceitas pela maiorias dos membros.
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