Questões de Administração Pública da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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A profissionalização do servidor público tem se tornado cada vez mais importante, por ser considerada uma das condições para o desenvolvimento econômico do país. Profissionalização significa não só capacitação, mas, também, a autopercepção e o orgulho de suas práticas, o respeito por seus pares, por seus superiores e pelos cidadãos. O desenvolvimento de recursos humanos consiste na potencialização dos talentos reunidos pela organização e envolve basicamente o(a)

  • A. preparação, junto com a área responsável, da integração dos novos funcionários à organização.
  • B. seleção dos candidatos que irão trabalhar na organização ou que integrarão seu banco de talentos para posterior contratação.
  • C. definição e o compartilhamento de objetivos e metas de cada área da organização, de acordo com os planos e orçamentos globais.
  • D. mapeamento das expectativas individuais de crescimento, compatibilizando-as com as necessidades da organização, oferecendo a possibilidade de acesso aos conhecimentos demandados.
  • E. estudo dos perfis de profissionais definidos pelo planejamento de recursos humanos para definir alternativas de recrutamento, regiões geográficas e períodos de divulgação e busca de talentos.

A adoção de novos conceitos e metodologias de gestão no ambiente da Administração Pública brasileira tem exigido um esforço crescente de capacitação dos servidores públicos. Nesse contexto, as Escolas de Governo têm sido reconhecidas como um espaço de aprendizagem no qual são desenvolvidos modelos, métodos e instrumentos visando eficiência, eficácia e efetividade no desempenho da função pública. Dentre os desafios das Escolas de Governo na atualidade, é correto afirmar que tem que buscar

  • A. identificar os pontos críticos da gestão pública e o foco na antecipação de tendências no setor público.
  • B. identificar os pontos críticos da gestão pública e o foco na profissionalização das futuras elites administrativas.
  • C. maior integração aos desafios estratégicos do governo e o foco na antecipação de tendências no setor público.
  • D. uma atuação orientada às políticas e diretrizes dos governos e o foco na liderança do quadro de servidores efetivos.
  • E. uma atuação orientada às políticas e diretrizes dos governos e o foco na profissionalização das futuras elites administrativas.

Observe as despesas a seguir:

I. aquisição de equipamentos de informática para as escolas públicas;

II. salário de profissionais da área de saúde;

III. aluguéis de imóveis para atender pessoas desabrigadas em virtude de calamidade pública;

IV. aquisição de equipamentos hospitalares;

V. aposentadorias;

VI. aquisição de veículos para a polícia.

É correto afirmar que apenas as alternativas

  • A. I, II e IV compõem o orçamento fiscal.
  • B. II, IV e VI compõem o orçamento fiscal.
  • C. III, IV e V compõem o orçamento fiscal.
  • D. I, III e IV compõem o orçamento da seguridade social.
  • E. II, III e V compõem o orçamento da seguridade social.

Sendo objeto de destaque na gestão do setor público, a cultura organizacional costuma ser levada em consideração quando se trata dos esforços de explicar os fenômenos disfuncionais na administração pública. A cultura de uma organização pode ser definida, resumidamente, como o conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que a particularizam frente às demais. Sob o ponto de vista dos agentes ingressantes na organização, a cultura organizacional pode representar uma barreira em face da reação refratária dos mesmos, que explica

  • A. a adesão plena aos padrões culturais, incorporando valores, crenças e símbolos inerentes à cultura organizacional.
  • B. uma situação composta contemplando componentes de ajuste aos padrões culturais e de transformação da cultura organizacional.
  • C. uma posição intermediária do servidor ingressante e da organização e demais membros, que conjuga transformação e adaptação mútua.
  • D. as características de personalidade e de interesses pessoais, próprios da estratégia de inclusão estruturada pelo servidor ingressante.
  • E. a posição diametralmente oposta em relação à cultura organizacional na fase de ingresso, podendo resultar na manutenção do convívio em isolamento.

Na diferenciação entre administração pública e privada, se destaca o imperativo de o gestor ser sensível e observar, em cada caso, especificidades dos campos. Ao tratar do tema da distinção entre administração pública e privada, está se referindo ao aspecto de que

  • A. o interesse público não difere do privado, já que os dois devem atender ao interesse de qualquer grupo.
  • B. os dirigentes de organizações públicas prestam contas aos cidadãos e eleitores, e não a um grupo específico.
  • C. a Constituição Federal garante o tratamento seletivo que é essencial para sustentar a lucratividade das empresas.
  • D. o governo existe para atender aos interesses individuais, ao passo que as empresas visam os interesses da sociedade.
  • E. o governo detém a autoridade suprema dentro da administração pública e as empresas detêm a autoridade suprema no setor privado.
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