Lista completa de Questões de Administração do ano 2000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um consultor alinhado com as idéias da readministração estará preocupado em:
estudar o mercado, expectativas dos clientes, tecnologia dos fornecedores e forças políticas; a importância dos objetivos a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar demonstrativos contábeis e resultados financeiros.
estudar o mercado interno e externo de produtos importados; a importância da missão a curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de desempenho de eficiência.
estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância dos objetivos de curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.
estudar o contexto organizacional, os ambientes culturais internos; a importância da missão a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar balanços e balancetes; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.
estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância da missão; a cultura e o clima organizacional que afetam os recursos humanos, seu desenvolvimento e desempenho; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar processos e estruturas; analisar indicadores de desempenho e resultados sociais alcançados.
Tomando por base o processo de controle, identifique a opção que apresenta, de forma seqüencial, as fases deste processo.
Definição da meta; padrão de medida; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.
Identificação do problema; medidas corretivas; padrão de medida; e comparação entre planejado e executado.
Definição da meta; identificação do problema; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.
Identificação do problema; padrão de medida; medidas corretivas; e decisão e ação.
Padrão de medida; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e identificação do problema.
Em consonância com a realidade social e na busca de maior eficácia as empresas têm procurado formas mais democráticas de administração, criando novas bases para o desenvolvimento de práticas participativas.(Paulo Roberto Motta, 1991)
Assinale a opção que descreve corretamente a participação direta do indivíduo nas decisões da empresa.A participação direta se faz por eleição de representantes que agem em nome dos funcionários influenciando decisões voltadas para a coletividade dos membros, através da participação em comitês.
A participação direta se faz por eleição de representantes que decidem pelo indivíduo que tarefas realizar, de modo a aumentar a distribuição de informação e de poder, valendo-se da participação em comissões.
A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a centralização da informação e do poder, seja através dos círculos de qualidade ou processos grupais de decisão.
A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a solução de problemas que dizem respeito à coletividade dos seus membros, seja através de comitês ou comissões paritárias.
A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para autonomia local e melhor distribuição da informação seja através do planejamento participativo ou círculos de qualidade.
Com a diminuição do papel do Estado, a crise econômica e o aumento da exclusão social as empresas têm assumido outras funções que não só a produção e comercialização de bens. Assinale a opção que descreve corretamente o conceito de responsabilidade social.
As empresas têm patrocinado competições esportivas entre seus funcionários e criado associações recreativas como forma de melhorar o relacionamento entre subordinados e chefias e de aumentar a sinergia dos grupos.
As empresas têm desenvolvido sistemas de avaliação de desempenho e de premiação como bônus e viagens para os funcionários que superarem as metas estabelecidas.
As empresas têm investido direta ou indiretamente em projetos culturais, na prestação de serviços para melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, familiares e da comunidade, e em projetos voltados para recuperação e conservação do meio ambiente.
As empresas têm investido em planos de saúde, creches, ticket refeição e de transporte, seguro de vida e previdência, como forma de assegurar melhor qualidade de vida a seus empregados e familiares.
As empresas têm investido na formação e na capacitação de seus funcionários e dependentes, de forma a mantê-los qualificados, garantir sua empregabilidade e melhorar a renda familiar.
O conflito de interesses entre empregados e empregadores foi visto de forma diferente por cada escola/teoria da administração. Assinale a opção que indica corretamente como é entendido o conflito pela escola/teoria estruturalista.
O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores ganhariam com a distribuição dos ganhos de produção.
O conflito seria superado pela sua explicitação e possibilidade de provocar mudanças.
O conflito seria superado pelo estímulo à organização informal.
O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores buscavam alcançar o mesmo objetivo.
O conflito existia e devia ser minimizado por meio de uma liderança mais democrática.
A crença em que a liderança é nata e universal leva as empresas a aprimorarem seus mecanismos e instrumentos de seleção na identificação de líderes para assumirem funções gerenciais. Hoje se tem outra visão da liderança. Identifique a opção que caracteriza a liderança situacional.
A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.
A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.
A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um grupo sobre outro. Caracteriza-se por ser um processo individual baseado em punições e recompensas. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.
A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.
A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
"Reengenharia significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais com vista a alcançar drásticas melhorias" (Michael Hammer). Esse conceito possui quatro dimensões: fundamental, radical, drástica e de processo. Assinale a opção a seguir que melhor expressa o significado de cada uma dessas dimensões, na seqüência indicada.
concentrar-se nos objetivos - reinventar - jogar fora o que existe - imprimir a especialização de tarefas
pensar nos objetivos - jogar fora o que existe - atuar de forma gradual e incremental - rever a forma de chegar ao produto final
concentrar-se no que existe - reinventar - agir de forma incremental - rever o como fazer segundo a visão de sistemas
concentrar-se nos objetivos - reinventar - destruir o antigo - fazer segundo a visão de sistemas
pensar nos objetivos - agir de forma incremental - concentrar-se no que existe - rever a forma de chegar ao produto final
Uma organização pode ser estruturada segundo diferentes critérios de departamentalização. Se a intenção da organização é estruturar-se para o atendimento das necessidades do seu público-alvo, ela deve optar pelo critério de departamentalização
funcional em todos os níveis da hierarquia organizacional.
matricial no nível operacional da hierarquia organizacional.
por produto em todos os níveis da hierarquia organizacional.
por cliente nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.
por projeto nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.
"A burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência " (Chiavenato). A seguir apresentam-se características do modelo ideal weberiano voltado para a eficiência. Identifique a opção que descreve corretamente duas disfunções da burocracia.
A organização burocrática caracteriza-se pela divisão do trabalho e pela profissionalização.
A organização burocrática caracteriza-se pela impessoalidade e pelo formalismo.
A organização burocrática caracteriza-se pela competência técnica e pelo princípio da hierarquia.
A organização burocrática caracteriza-se pela normatização e pelo respeito à autoridade.
A organização burocrática caracteriza-se pelo conformismo e pela exibição de sinais de autoridade.
Planejar é o ato de escolher, entre diferentes opções, por aquelas que proporcionem o alcance de uma determinada finalidade. Esta função, inerente ao trabalho de qualquer gerente, foi evoluindo no tempo, adaptando-se às exigências de uma ambiência cada vez mais turbulenta. Assinale a opção que melhor contempla elementos que, ao serem considerados, denotam visão estratégica da empresa.
Ambiência estável, sujeita a escassez. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Visão reativa do futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva centralizadora do planejamento com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.
Ambiente sujeito a descontinuidade. Dificuldade em exercer um controle sobre os fatores externos. Futuro encarado como imprevisível. Gerências inovadoras e adaptáveis. Perspectiva descentralizadora e não burocrática do planejamento.
Ambiente externo relativamente estável. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Previsibilidade sobre o futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva voltada para a análise racional e o prognóstico sobre produtos e serviços a serem postos no mercado.
Ambiente sujeito a continuidade. Possibilidade de exercer um controle sobre os fatores externos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva de desconcentração e normatização do planejamento.
Ambiente instável sujeito a turbulência. Impossibilidade de exercer um controle sobre os fatores internos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva de concentração, com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.
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