Questões de Administração do ano 2000

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Um consultor alinhado com as idéias da readministração estará preocupado em:

  • A.

    estudar o mercado, expectativas dos clientes, tecnologia dos fornecedores e forças políticas; a importância dos objetivos a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar demonstrativos contábeis e resultados financeiros.

  • B.

    estudar o mercado interno e externo de produtos importados; a importância da missão a curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de desempenho de eficiência.

  • C.

    estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância dos objetivos de curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.

  • D.

    estudar o contexto organizacional, os ambientes culturais internos; a importância da missão a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar balanços e balancetes; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.

  • E.

    estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância da missão; a cultura e o clima organizacional que afetam os recursos humanos, seu desenvolvimento e desempenho; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar processos e estruturas; analisar indicadores de desempenho e resultados sociais alcançados.

Tomando por base o processo de controle, identifique a opção que apresenta, de forma seqüencial, as fases deste processo.

  • A.

    Definição da meta; padrão de medida; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

  • B.

    Identificação do problema; medidas corretivas; padrão de medida; e comparação entre planejado e executado.

  • C.

    Definição da meta; identificação do problema; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

  • D.

    Identificação do problema; padrão de medida; medidas corretivas; e decisão e ação.

  • E.

    Padrão de medida; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e identificação do problema.

Em consonância com a realidade social e na busca de maior eficácia as empresas têm procurado formas mais democráticas de administração, criando novas bases para o desenvolvimento de práticas participativas.(Paulo Roberto Motta, 1991)

Assinale a opção que descreve corretamente a participação direta do indivíduo nas decisões da empresa.

  • A.

    A participação direta se faz por eleição de representantes que agem em nome dos funcionários influenciando decisões voltadas para a coletividade dos membros, através da participação em comitês.

  • B.

    A participação direta se faz por eleição de representantes que decidem pelo indivíduo que tarefas realizar, de modo a aumentar a distribuição de informação e de poder, valendo-se da participação em comissões.

  • C.

    A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a centralização da informação e do poder, seja através dos círculos de qualidade ou processos grupais de decisão.

  • D.

    A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a solução de problemas que dizem respeito à coletividade dos seus membros, seja através de comitês ou comissões paritárias.

  • E.

    A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para autonomia local e melhor distribuição da informação seja através do planejamento participativo ou círculos de qualidade.

Com a diminuição do papel do Estado, a crise econômica e o aumento da exclusão social as empresas têm assumido outras funções que não só a produção e comercialização de bens. Assinale a opção que descreve corretamente o conceito de responsabilidade social.

  • A.

    As empresas têm patrocinado competições esportivas entre seus funcionários e criado associações recreativas como forma de melhorar o relacionamento entre subordinados e chefias e de aumentar a sinergia dos grupos.

  • B.

    As empresas têm desenvolvido sistemas de avaliação de desempenho e de premiação como bônus e viagens para os funcionários que superarem as metas estabelecidas.

  • C.

    As empresas têm investido direta ou indiretamente em projetos culturais, na prestação de serviços para melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, familiares e da comunidade, e em projetos voltados para recuperação e conservação do meio ambiente.

  • D.

    As empresas têm investido em planos de saúde, creches, ticket refeição e de transporte, seguro de vida e previdência, como forma de assegurar melhor qualidade de vida a seus empregados e familiares.

  • E.

    As empresas têm investido na formação e na capacitação de seus funcionários e dependentes, de forma a mantê-los qualificados, garantir sua empregabilidade e melhorar a renda familiar.

O conflito de interesses entre empregados e empregadores foi visto de forma diferente por cada escola/teoria da administração. Assinale a opção que indica corretamente como é entendido o conflito pela escola/teoria estruturalista.

  • A.

    O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores ganhariam com a distribuição dos ganhos de produção.

  • B.

    O conflito seria superado pela sua explicitação e possibilidade de provocar mudanças.

  • C.

    O conflito seria superado pelo estímulo à organização informal.

  • D.

    O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores buscavam alcançar o mesmo objetivo.

  • E.

    O conflito existia e devia ser minimizado por meio de uma liderança mais democrática.

A crença em que a liderança é nata e universal leva as empresas a aprimorarem seus mecanismos e instrumentos de seleção na identificação de líderes para assumirem funções gerenciais. Hoje se tem outra visão da liderança. Identifique a opção que caracteriza a liderança situacional.

  • A.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

  • B.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.

  • C.

    A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um grupo sobre outro. Caracteriza-se por ser um processo individual baseado em punições e recompensas. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.

  • D.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

  • E.

    A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

"Reengenharia significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais com vista a alcançar drásticas melhorias" (Michael Hammer). Esse conceito possui quatro dimensões: fundamental, radical, drástica e de processo. Assinale a opção a seguir que melhor expressa o significado de cada uma dessas dimensões, na seqüência indicada.

  • A.

    concentrar-se nos objetivos - reinventar - jogar fora o que existe - imprimir a especialização de tarefas

  • B.

    pensar nos objetivos - jogar fora o que existe - atuar de forma gradual e incremental - rever a forma de chegar ao produto final

  • C.

    concentrar-se no que existe - reinventar - agir de forma incremental - rever o como fazer segundo a visão de sistemas

  • D.

    concentrar-se nos objetivos - reinventar - destruir o antigo - fazer segundo a visão de sistemas

  • E.

    pensar nos objetivos - agir de forma incremental - concentrar-se no que existe - rever a forma de chegar ao produto final

Uma organização pode ser estruturada segundo diferentes critérios de departamentalização. Se a intenção da organização é estruturar-se para o atendimento das necessidades do seu público-alvo, ela deve optar pelo critério de departamentalização

  • A.

    funcional em todos os níveis da hierarquia organizacional.

  • B.

    matricial no nível operacional da hierarquia organizacional.

  • C.

    por produto em todos os níveis da hierarquia organizacional.

  • D.

    por cliente nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.

  • E.

    por projeto nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.

"A burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência " (Chiavenato). A seguir apresentam-se características do modelo ideal weberiano voltado para a eficiência. Identifique a opção que descreve corretamente duas disfunções da burocracia.

  • A.

    A organização burocrática caracteriza-se pela divisão do trabalho e pela profissionalização.

  • B.

    A organização burocrática caracteriza-se pela impessoalidade e pelo formalismo.

  • C.

    A organização burocrática caracteriza-se pela competência técnica e pelo princípio da hierarquia.

  • D.

    A organização burocrática caracteriza-se pela normatização e pelo respeito à autoridade.

  • E.

    A organização burocrática caracteriza-se pelo conformismo e pela exibição de sinais de autoridade.

Planejar é o ato de escolher, entre diferentes opções, por aquelas que proporcionem o alcance de uma determinada finalidade. Esta função, inerente ao trabalho de qualquer gerente, foi evoluindo no tempo, adaptando-se às exigências de uma ambiência cada vez mais turbulenta. Assinale a opção que melhor contempla elementos que, ao serem considerados, denotam visão estratégica da empresa.

  • A.

    Ambiência estável, sujeita a escassez. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Visão reativa do futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva centralizadora do planejamento com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.

  • B.

    Ambiente sujeito a descontinuidade. Dificuldade em exercer um controle sobre os fatores externos. Futuro encarado como imprevisível. Gerências inovadoras e adaptáveis. Perspectiva descentralizadora e não burocrática do planejamento.

  • C.

    Ambiente externo relativamente estável. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Previsibilidade sobre o futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva voltada para a análise racional e o prognóstico sobre produtos e serviços a serem postos no mercado.

  • D.

    Ambiente sujeito a continuidade. Possibilidade de exercer um controle sobre os fatores externos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva de desconcentração e normatização do planejamento.

  • E.

    Ambiente instável sujeito a turbulência. Impossibilidade de exercer um controle sobre os fatores internos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva de concentração, com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.

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