Questões de Administração do ano 2003

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A melhoria contínua é um dos princípios da gestão para a qualidade. Esta dá mais valor a pequenos ganhos, porém constantes e conquistados a partir de uma atenção diária para a maneira como é feito o trabalho. Indique a opção que apresenta corretamente o ciclo de melhoria contínua proposto pelo programa de qualidade.

  • A.

    O ciclo de melhoria contínua se compõe de comunicar, fazer, executar e corrigir

  • B.

    O ciclo de melhoria contínua se compõe de planejar, rever, fazer e supervisionar.

  • C.

    O ciclo de melhoria contínua se compõe de planejar, executar, verificar e agir.

  • D.

    O ciclo de melhoria contínua se compõe de fiscalizar, executar, organizar e corrigir.

  • E.

    O ciclo de melhoria contínua se compõe de prever, comunicar, verificar e agir.

Um dos pontos-chave da reengenharia é "repensar de forma fundamental e reprojetar radicalmente os processos para conseguir melhorias drásticas". Indique a opção que expressa corretamente a idéia contida nessa afirmativa.

  • A.

    Diminuição drástica dos postos de trabalho.

  • B.

    Terceirização dos serviços não essenciais ao negócio da organização.

  • C.

    Fusão de unidades organizacionais e de empresas

  • D.

    Requalificação da mão-de-obra na busca de empregabilidade.

  • E.

    Análise dos clientes, insumos, informações e produtos.

A liderança é uma característica desejada em todos os níveis gerenciais de uma organização, sendo fundamental para a obtenção de melhores resultados junto aos seus recursos humanos. Apesar de sua importância, muitas empresas e profissionais têm dificuldade de discernir as habilidades e competências a serem desenvolvidas se quisermos fomentar líderes.

Quais das seguintes características básicas pertencem ao conceito de liderança?

  • A.

    III e VII

  • B.

    II, VI e VII

  • C.

    I, III, V e VI

  • D.

    II, III e VII

  • E.

    II e VI

Considerando que a gestão estratégica pensa no futuro da organização prospectando cenários em função de mudanças no contexto e, a partir destes, a organização define estratégias de ação, escolha a opção que apresenta uma visão estratégica da função de recursos humanos.

  • A.

    A unidade de recursos humanos define procedimentos de recrutamento, seleção e admissão.

  • B.

    A unidade de recursos humanos providencia a contratação de serviços de capacitação para o corpo gerencial

  • C.

    A unidade de recursos humanos estuda o crescimento da organização para dimensionar o quadro de pessoal.

  • D.

    A unidade de recursos humanos estabelece critérios para implantar um programa de remuneração variável.

  • E.

    A unidade de recursos humanos controla os contratos de trabalho dos funcionários

Assinale a opção que completa corretamente a frase a seguir: A gestão estratégica requer que a organização ...

  • A.

    dissemine os fundamentos dessa gestão por todos seus níveis hierárquicos.

  • B.

    crie órgãos específicos voltados para a definição de estratégias.

  • C.

    faça investimentos no levantamento de séries históricas de venda e de clientes.

  • D.

    elimine postos de trabalho voltados para as atividades-meio.

  • E.

    envolva o conselho de administração e a assembléia no processo.

Indique a opção que caracteriza a organização que pensa estrategicamente a gestão de recursos humanos.

  • A.

    A área de recursos humanos assume uma função de assessoria à alta administração; institui programas voltados para a formação profissional do quadro funcional; diagnostica os salários pagos pelo mercado e estabelece uma estrutura salarial equivalente.

  • B.

    A área de recursos humanos assume uma função de assessoria à alta administração; busca que os empregados, além dos objetivos organizacionais, também atinjam seus objetivos pessoais e profissionais; diagnostica a cultura da organização e busca fortalecer valores e crenças consensadas.

  • C.

    A área de recursos humanos assume uma função de linha subordinada à alta administração; cobra somente resultados organizacionais de cada funcionário; diagnostica a cultura da organização e busca fortalecer valores e crenças consensadas.

  • D.

    A área de recursos humanos assume uma função de linha subordinada à alta administração; institui programas voltados para a formação profissional do quadro funcional; diagnostica fontes de recrutamento e seleção com vistas a encontrar a pessoa certa para o cargo certo.

  • E.

    A área de recursos humanos assume uma função de assessoria à alta administração; cobra somente resultados organizacionais de cada funcionário; diagnostica a cultura da organização e busca fortalecer valores e crenças consensadas.

Julgue as sentenças sobre os objetivos da gestão estratégica de recursos humanos.

I. O destaque do conceito de aprendizagem organizacional está relacionado à constante e progressiva inovação de produtos, processos e gestão.

II. A formação de pessoas para o setor público deve contemplar a formação de agentes da transformação organizacional.

III. A questão ética é uma questão normativa; não deve ser objeto de políticas de desenvolvimento de recursos humanos.

IV. As necessidades organizacionais devem orientar a definição flexível dos perfis de força de trabalho.

 A quantidade de itens certos é igual a:

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Segundo Chiavenato (1999), as principais técnicas de intervenção em Desen-volvimento Organizacional são, EXCETO:

  • A.

    Método de realimentação de dados.

  • B.

    Consultoria de procedimentos.

  • C.

    Treinamento de sensitividade.

  • D.

    Diagnóstico organizacional.

O campo do Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa da organização à mudança.Para se compreender o desenvolvimento organizacional, é necessário co-nhecer seus pressupostos básicos entre os quais se encontra o conceito de cultura organizacional. Assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE o conceito de cultura organizacional segundo Chiavenato (1988).

  • A.

    Refere-se às formas organizadas de expressão de uma determinada cultura.

  • B.

    Significa o modo de vida, o sistema de crenças e valores, a forma aceita de interação e de relacionamento que caracterizam cada organização.

  • C.

    Significa o nível cultural dos funcionários de uma determinada organização.

  • D.

    Significa o conjunto de organizações que se aglutinam em uma dada cultura e suas formas de relacionamento.

Segundo Max Weber, as características do chamado tipo puro burocrático e o "modelo de dominação política" a ele correspondente são:

  • a.

    Características: vínculo prioritariamente profissional ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação vocacional, mérito como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma nos cargos de alto escalão, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: racional-legal.

  • b.

    Características: vínculo exclusivamente profissional ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional, mérito como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: racional-legal.

  • c.

    Características: vínculo profissional e de lealdade ao cargo, hierarquia, competências pré e pós-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional e lealdade para com os superiores, mérito como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma para todos os escalões, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: tradicional-legal.

  • d.

    Características: vínculo profissional e de lealdade ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional e lealdade para com os superiores, mérito e convergência cultural e administrativa como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma para todos os escalões, separação entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: racional-legal.

  • e.

    Características: vínculo prioritariamente profissional ao cargo, hierarquia, competências pré-estabelecidas, seleção por concurso e de acordo com a qualificação profissional e convergência com os valores dos superiores, mérito e convergência valorativa e administrativa como norma ascensional na carreira, exclusividade no exercício da mesma para todos os escalões, conjunção entre o cargo ocupado e os meios administrativos para exercê-lo. Modelo: carismático.

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