Questões de Administração do ano 2005

Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma empresa mantém um sistema de informação da sua carteira de vendas. O usuário principal do sistema é o Gerente de Vendas. Os dados originam-se nas áreas de vendas, planejamento, contabilidade, expedição e produção. As informações processadas no Centro de Processamento de Dados (CPD) são de interesse particular dos gerentes de vendas, contabilidade e expedição. Em certo momento, os relatórios começaram a apresentar distorções e os prazos de emissão das listagens a ser apresentados fora dos prazos. Problemas foram evidenciados e precisam ser resolvidos. A responsabilidade funcional do sistema é da área:

  • A.

    do CPD.

  • B.

    de vendas.

  • C.

    de expedição.

  • D.

    de produção.

  • E.

    de planejamento.

O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.

Quando o ISP Contabilidade emite um relatório da quantidade de efetivo por seção, é certo afirmar que esse relatório trata-se de um dado para o sistema de informações gerencias de RH.

  • C. Certo
  • E. Errado

O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.

O sistema de informações gerenciais do escritório ISP Contabilidade supre-se apenas dos dados e das informações internos ao ambiente organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado


Julgue os itens seguintes, acerca dos elementos apresentados no texto acima, e dos conceitos de gestão empreendedora, estratégia competitiva e ecologia da informação.

Considerando que comunidades de prática são definidas como grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão acerca de um tópico, é correto afirmar que tais comunidades permitem a aprendizagem em time.

  • C. Certo
  • E. Errado

O empreendedorismo pressupõe a construção de um Plano de Negócio. Sobre o assunto, preencha os espaços vazios na frase abaixo:

O Plano de Negócio é um documento _______________ contendo uma ________________, onde contempla a descrição dos bens ou serviços da empresa, através de _______________, e __________________ da direção para alcançar _________________ da empresa.

A seqüência correta das respostas dadas acima é:

  • A.

    Formal, declaração de missão, uma análise de mercado, projeções financeiras, uma descrição das estratégias, os objetivos.

  • B.

    Informal, declaração de missão, uma análise de mercado, balanço financeiro, um estudo de cenários, as metas.

  • C.

    Formal, declaração de valores, uma análise de mercado, balanço patrimonial, um visão de futuro, os objetivos.

  • D.

    Informal, declaração de missão, uma análise interna da empresa (pontos fortes e fracos), projeções financeiras, uma descrição das estratégias, as metas.

Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.

Considere que os atendentes e as proprietárias se dedicam a atender à clientela da melhor forma possível. Marina, sócia majoritária, busca colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação. Apesar da falta de prática no preparo de bebidas e alimentação, é extremamente empreendedora e criativa. Nessa situação, essa empresa pode ser vista como um sistema social, pois, apesar das limitações pessoais existentes, os integrantes cooperam para o seu êxito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.

Sob a ótica de Barnard, em uma organização entendida como um sistema social, o conceito de eficiência envolve o alcance de objetivos organizacionais, enquanto a eficácia envolve o alcance de objetivos individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.

Considere que Joana, gerente-geral do café, toda segundafeira no período da manhã, reuna-se com os empregados procurando integrá-los, elaborar atividades, debater sua realização e receber feedback acerca de atividades já desenvolvidas. Dessa forma, é correto afirmar que essa atitude é um ritual, um dos componentes da cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.

Suponha que os valores culturais dos atendentes de caixa do café sejam diferenciados dos demais, pois, ao tratar com clientes, são ágeis mas não corteses. Para eles, a cortesia pode desviar sua atenção no que se refere a entrada e saída de dinheiro. Nesse caso, é correto afirmar que esses valores são inerentes à cultura fraca da organização, podendo surgir conflito e baixo desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.

Suponha que Marina, apesar da pouca garantia de remuneração equivalente àquela que tinha no seu emprego anterior, está muito otimista com a concretização do sonho de ter o seu próprio negócio. Nesse caso, segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, o estado de ânimo de Marina não poderia ser classificado como motivação, pois sua necessidade fisiológica não está sendo satisfeita.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...