Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma empresa mantém um sistema de informação da sua carteira de vendas. O usuário principal do sistema é o Gerente de Vendas. Os dados originam-se nas áreas de vendas, planejamento, contabilidade, expedição e produção. As informações processadas no Centro de Processamento de Dados (CPD) são de interesse particular dos gerentes de vendas, contabilidade e expedição. Em certo momento, os relatórios começaram a apresentar distorções e os prazos de emissão das listagens a ser apresentados fora dos prazos. Problemas foram evidenciados e precisam ser resolvidos. A responsabilidade funcional do sistema é da área:
do CPD.
de vendas.
de expedição.
de produção.
de planejamento.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.
Quando o ISP Contabilidade emite um relatório da quantidade de efetivo por seção, é certo afirmar que esse relatório trata-se de um dado para o sistema de informações gerencias de RH.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.
O sistema de informações gerenciais do escritório ISP Contabilidade supre-se apenas dos dados e das informações internos ao ambiente organizacional.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes, acerca dos elementos apresentados no texto acima, e dos conceitos de gestão empreendedora, estratégia competitiva e ecologia da informação.
Considerando que comunidades de prática são definidas como grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão acerca de um tópico, é correto afirmar que tais comunidades permitem a aprendizagem em time.Administração - Administração empreendedora - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
O empreendedorismo pressupõe a construção de um Plano de Negócio. Sobre o assunto, preencha os espaços vazios na frase abaixo:
O Plano de Negócio é um documento _______________ contendo uma ________________, onde contempla a descrição dos bens ou serviços da empresa, através de _______________, e __________________ da direção para alcançar _________________ da empresa.
A seqüência correta das respostas dadas acima é:
Formal, declaração de missão, uma análise de mercado, projeções financeiras, uma descrição das estratégias, os objetivos.
Informal, declaração de missão, uma análise de mercado, balanço financeiro, um estudo de cenários, as metas.
Formal, declaração de valores, uma análise de mercado, balanço patrimonial, um visão de futuro, os objetivos.
Informal, declaração de missão, uma análise interna da empresa (pontos fortes e fracos), projeções financeiras, uma descrição das estratégias, as metas.
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.
Considere que os atendentes e as proprietárias se dedicam a atender à clientela da melhor forma possível. Marina, sócia majoritária, busca colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação. Apesar da falta de prática no preparo de bebidas e alimentação, é extremamente empreendedora e criativa. Nessa situação, essa empresa pode ser vista como um sistema social, pois, apesar das limitações pessoais existentes, os integrantes cooperam para o seu êxito.
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.
Sob a ótica de Barnard, em uma organização entendida como um sistema social, o conceito de eficiência envolve o alcance de objetivos organizacionais, enquanto a eficácia envolve o alcance de objetivos individuais.
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.
Considere que Joana, gerente-geral do café, toda segundafeira no período da manhã, reuna-se com os empregados procurando integrá-los, elaborar atividades, debater sua realização e receber feedback acerca de atividades já desenvolvidas. Dessa forma, é correto afirmar que essa atitude é um ritual, um dos componentes da cultura organizacional.
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.
Suponha que os valores culturais dos atendentes de caixa do café sejam diferenciados dos demais, pois, ao tratar com clientes, são ágeis mas não corteses. Para eles, a cortesia pode desviar sua atenção no que se refere a entrada e saída de dinheiro. Nesse caso, é correto afirmar que esses valores são inerentes à cultura fraca da organização, podendo surgir conflito e baixo desempenho.
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.
Suponha que Marina, apesar da pouca garantia de remuneração equivalente àquela que tinha no seu emprego anterior, está muito otimista com a concretização do sonho de ter o seu próprio negócio. Nesse caso, segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, o estado de ânimo de Marina não poderia ser classificado como motivação, pois sua necessidade fisiológica não está sendo satisfeita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...