Questões de Administração do ano 2006

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A gestão pela qualidade total é uma importante contribuição para a eficiência e eficácia organizacional. Assim sendo, pode-se afirmar que qualidade envolve um ou mais dos itens infracitados:

I. Conformidade às expectativas - em geral, se um produto ou serviço faz o que se propõe fazer, diz-se que ele é de alta qualidade. Se o produto ou serviço falha em sua missão, se diz que é de baixa qualidade.

II. Conformidade às exigências - as exigências dos clientes, usuários e consumidores podem ser objetivas ou subjetivas. Assim, muitos princípios de gestão da qualidade estão expressos em termos de mudar atitudes individuais e a cultura da organização buscando atender às exigências dos clientes e consumidores.

III. Cessação de perdas - a qualidade precisa ser incluída na estratégia organizacional, e todas unidades da empresa precisam ser responsáveis pela qualidade.

IV. Atingir e/ou exceder as expectativas dos consumidores - A maior parte das empresas fala sobre qualidade, mas poucas avançam com planos rigorosamente consolidados para atingi-la. Uma importante técnica da alta administração é fechar a lacuna de credibilidade - a diferença entre a mensagem que os empregados ouvem e a verdadeira direção empreendida.

V. Excelência e valor - um sistema de qualidade total só é eficaz quando concentrar os esforços da organização na direção da mais alta satisfação do consumidor, melhoria contínua e envolvimento dos empregados.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas as proposições IV e V.

  • B.

    apenas as proposições III, IV e V.

  • C.

    apenas as proposições I, IV e V.

  • D. apenas as proposições II, III e IV.
  • E.

    todas as proposições.

Indique qual das opções a seguir explicita corretamente premissas de um programa de qualidade.

  • A.

    Processo de melhoria continua. Satisfação dos clientes. A responsabilidade pela qualidade cabe à área de produção.

  • B.

    Fazer bem a primeira vez. A responsabilidade pela qualidade cabe à área de produção. Bons materiais garantem qualidade.

  • C.

    Processo de melhoria continua. Fazer bem a primeira vez. Eliminação de desperdício.

  • D.

    Satisfação dos clientes. Bons materiais garantem qualidade. Eliminação de desperdício.

  • E.

    A responsabilidade pela qualidade cabe à área de produção. Bons materiais garantem qualidade. Eliminação de desperdício.

Para buscar a eliminação da causa de defeitos e insatisfações de clientes, melhorando a qualidade de processos que geram produtos e serviços, existem vários métodos gerenciais, chamados de ferramentas da Qualidade. Podemos citar entre essas ferramentas, exceto:

  • A. diagrama de causa e efeito.
  • B. gráfico de Pareto.
  • C. folhas de verificação.
  • D. GUT.
  • E. controle da calibração de equipamentos de medição.

Há muitas maneiras de conceituar o termo "Qualidade". Dentre elas, podemos citar, exceto:

  • A. conformidade com especificações.
  • B. percepção do valor obtido pelo dinheiro gasto.
  • C. satisfação do Cliente.
  • D. redução dos prazos de produção.
  • E. adequação ao uso.

As empresas que optam pelo modelo de gestão da qualidade baseado nas normas ISO 9000 terão que implementar ações para atender aos requisitos relacionados à aquisição e relacionamento com fornecedores. Dentre as opções a seguir, assinale a alternativa de ação mais adequada para atendimento a esses requisitos.

  • A. reuniões de análise crítica de desempenho.
  • B. especificação dos processos e produtos da empresa.
  • C. validação de softwares de monitoramento e validação.
  • D. programação de auditorias internas.
  • E. avaliação e seleção dos fornecedores capazes de atender às necessidades de suprimento.

Podemos obter ganhos significativos nos esforços de implantação de sistemas de gestão da Qualidade com a adoção de bons princípios ou fundamentos de Gestão. Considere as afirmativas abaixo relativas a princípios ou fundamentos da Qualidade e assinale a alternativa correta.

I. Liderança: os líderes estabelecem a unidade de propósito e rumo da organização, criando e mantendo um ambiente interno no qual as pessoas possam se tornar engajadas na obtenção dos objetivos da organização.

II. Melhoria contínua: Buscar a melhoria contínua do desempenho global da organização como objetivo permanente.

III. Benefícios unilaterais nas relações com fornecedores: Uma organização deve exercer seu poder e controle sobre seus fornecedores para maximizar as vantagens e o lucro nas aquisições.

IV. Abordagem empreendedora para a tomada de decisão: decisões eficazes são tomadas com base na intuição do dirigente.

  • A.

    Somente as afirmativas II e III estão certas.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Somente as afirmativas III e IV estão certas.

  • E.

    Somente as afirmativas II e IV estão certas.

Dentre os inúmeros modelos nacionais e internacionais de certificação e premiação de sistemas de gestão da qualidade, podemos citar, exceto:

  • A.

    Capability Maturity Model – CMM.

  • B. Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ.
  • C.

    Selo de Inspeção Federal – SIF.

  • D.

    ISO 9000.

  • E.

    GESPÚBLICA.

As marcas variam quanto a seu poder e valor no mercado. Em um extremo estão marcas que não são conhecidas pela maioria dos compradores. Em outro, estão aquelas que possuem consumidores com alto grau de fidelidade à marca. Assinale a alternativa que não corresponde a possível comportamento de um consumidor padrão, em relação a uma marca de produto.

  • A.

    O cliente trocará de marca, especialmente por razões de preço. Sem fidelidade à marca.

  • B.

    O cliente está satisfeito. Não há razão para trocar de marca.

  • C.

    O cliente está satisfeito e incorrerá em custos se trocar de marca.

  • D.

    O cliente está satisfeito e valoriza a marca. Ele troca de marca sempre que há novidade no mercado.

  • E.

    O cliente é devotado à marca

A Empresa X utiliza o sistema de reposição periódica de estoque. O pedido de reposição da peça M34 é feito no dia 20 dos meses pares do ano. O estoque existente no dia do pedido é de 1.250 unidades. O estoque da peça não pode ultrapassar 3.500 unidades. A quantidade a ser pedida, em unidades, é de:

  • A.

    2.250

  • B.

    2.350

  • C.

    2.450

  • D.

    2.650

  • E.

    2.700

Estoques são considerados um dos ativos mais importantes das empresas porque representam a possibilidade de conseguir uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Para efeito contábil, os estoques são classificados em cinco categorias. Aquela que diz respeito aos itens utilizados nos processos de transformação em produtos acabados é:

  • A.

    em trânsito.

  • B.

    em consignação.

  • C.

    de matérias-primas.

  • D.

    de produtos em processo.

  • E.

    de produtos acabados.

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