Questões de Administração do ano 2008

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A gestão pela qualidade e a gestão de riscos nos serviços de saúde caminham sempre juntas e, inclusive, adotam a mesma lógica donabediana para a estruturação de seu conhecimento. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

A análise de causa raiz (RCA) e a análise do modo e efeito da falha (FMEA) são dois instrumentos utilizados comumente em programas de controle de qualidade para análise de risco. A principal diferença entre eles é que enquanto a primeira trata da identificação do(s) fator(es) causal(is) de eventos já ocorridos, a segunda promove um estudo proativo de riscos, problemas ou falhas potenciais antes da ocorrência dos erros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da doutrina e da legislação relativas à administração de recursos humanos, julgue os itens de 104 a 118.

O governo federal tem-se manifestado em relação à política de recursos humanos, no sentido da efetivação dos servidores terceirizados e temporários, em exercício nas atividades-fim da administração e inerentes à função pública. Essa atitude atende às reiteradas recomendações do Ministério Público, do TCU e dos demais órgãos de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da doutrina e da legislação relativas à administração de recursos humanos, julgue os itens de 104 a 118.

Na realização de concursos para o serviço público, as provas orais são utilizadas para seleção de pessoal de alto e médio níveis e profissionais técnicos, e podem revelar deficiências que não foram mostradas pelos candidatos por outros instrumentos. Tais provas, consideradas muito confiáveis, requerem pouco tempo para a sua realização, são mais baratas e se destacam por sua objetividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da doutrina e da legislação relativas à administração de recursos humanos, julgue os itens de 104 a 118.

Uma das desvantagens do recrutamento interno é conhecida como o princípio de Peter: se administrado incorretamente, leva a organização a promover continuamente seus empregados ou servidores, elevando-os até a posição ou função em que demonstram o máximo de sua incompetência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta quanto à administração de recursos humanos.

  • A.

    Uma das funções do treinamento é desenvolver nos funcionários habilidades relacionadas ao trabalho.

  • B.

    O recrutamento de recursos humanos deve ser feito exclusivamente dentro da organização.

  • C.

    A avaliação de desempenho é um instrumento da gestão de recursos humanos cuja aplicação é vedada no serviço público.

  • D.

    As atribuições de um cargo são os processos de seleção aplicados ao ocupante do cargo.

Acerca da administração de recursos humanos no âmbito de organizações, julgue os itens a seguir.

O processo de treinamento, que busca aumentar a capacidade de os empregados alcançarem os objetivos organizacionais, deve ser avaliado em relação às necessidades da organização e das pessoas, como empregados e clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com PMBOK, julgue os itens que se seguem.

A coleta e a distribuição de informações sobre o desempenho do projeto, previstas no processo de relatório de desempenho, cabem à gerência de riscos

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com PMBOK, julgue os itens que se seguem.

No gerenciamento de riscos, a análise qualitativa tem como objetivo a priorização dos riscos para ação adicional subseqüente, por meio de avaliação e da combinação da probabilidade de ocorrência e impacto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O gerenciamento de riscos corporativos é constituído de vários componentes inter-relacionados, que se originam com base na maneira como a administração gerencia a organização e que se integram ao processo de gestão. Entre esses componentes, destaca-se

  • A.

    o ambiente externo, que determina a forma como os riscos e os controles serão percebidos pelos empregados da organização.

  • B.

    a escolha dos objetivos, condicionada à identificação das situações de risco, aos quais a missão da organização deve alinhar-se.

  • C.

    a avaliação de riscos, que devem ser identificados, administrados e associados aos objetivos passíveis de ser influenciados e seus respectivos impactos.

  • D.

    a resposta aos riscos, que a administração tratará de compartilhar com os clientes e usuários, ou, sendo o caso, transferir para os empregados.

  • E.

    a comunicação, que deve fluir sempre de baixo para cima, mantendo informados os dirigentes dos níveis hierárquicos superiores.

O gerenciamento de riscos corporativos trata de riscos e oportunidades que afetam a criação ou a preservação do valor, refletindo certos conceitos fundamentais. Desse modo, o gerenciamento corporativo é

  • A.

    conduzido por um grupo especializado de profissionais que constitui um setor autônomo da organização.

  • B.

    um modo de atuação que trata dos eventos cuja ocorrência afetou a organização, mas cujos efeitos ainda não foram completamente avaliados.

  • C.

    um processo destinado a compatibilizar os riscos de eventos em potencial aos riscos admitidos pela organização, sem maiores prejuízos ao cumprimento de seus objetivos.

  • D.

    orientado para a realização de objetivos distintos e independentes.

  • E.

    um processo que se desencadeia sempre que a organização se sinta ameaçada pela ocorrência de eventos externos.

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