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Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Conduzir as organizações modernas em meio a um ambiente competitivo complexo demanda um conjunto de instrumentos para dirigir suas empresas. Os executivos precisam de indicadores sobre vários aspectos do ambiente e desempenho organizacional, sem o que não teriam como manter o rumo da excelência empresarial. Em relação a medições de desempenho, julgue os próximos itens.
O balanced scorecard foca as ações que reduzam custos e aumentem a eficiência operacional. Preocupa-se com ações e resultados de curto prazo e deixa as ações capazes de gerar crescimento para segundo plano.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Conduzir as organizações modernas em meio a um ambiente competitivo complexo demanda um conjunto de instrumentos para dirigir suas empresas. Os executivos precisam de indicadores sobre vários aspectos do ambiente e desempenho organizacional, sem o que não teriam como manter o rumo da excelência empresarial. Em relação a medições de desempenho, julgue os próximos itens.
Processos e programas gerenciais são criados com base em estruturas conceituais. Uma das principais críticas aos mapas estratégicos do balanced scorecard é que refletem uma visão estática de uma realidade dinâmica e, por isso, tais mapas não colaboram com a compreensão e explicitação da estratégia.
Como forma de mudança organizacional, a reengenharia de processos se caracteriza pela drástica mudança em muitas estruturas e sistemas. Segundo Thomas Davenport (1994), a mudança baseada na reengenharia de processos deve ser compreendida em termos de certas características, dentre as quais não se destaca:
magnitude geral da mudança necessária.
nível de incerteza quanto aos resultados da mudança.
amplitude da mudança nas e entre organizações.
nível de penetração necessária das atitudes e comportamentos individuais.
irrelevância do processo de mudança.
Michael E. Porter em A vantagem competitiva das nações faz uma pergunta que considera central: Por que empresas baseadas em determinadas nações alcançam sucesso internacional em segmentos e indústrias distintas? Porter busca a vantagem competitiva das nações e um dos porquês decorre do fato de que:
embora a propriedade de empresas esteja, com freqüência, concentrada na sede, a nacionalidade dos acionistas é fonte de extremos cuidados. Por evidência, não pode haver limitações, nem preferências por tal ou qual nacionalidade, mas a vantagem competitiva tem de ser mantida e aí residem táticas e estratégias na manutenção da excelência empresarial, devido à possibilidade de algum tipo de enfrentamento econômico e mesmo enfrentamento político.
os líderes em determinadas indústrias e segmentos de indústrias tendem a internacionalizar e globalizar as suas ações, praticamente, transcendendo as suas ações, ou seja, tornando até mesmo difícil identificar qual seria a nacionalidade do país de tal ou qual indústria. Assim, com presença significativa de forma globalizada, mais fácil será manter vantagens competitivas.
a formação de verdadeiras alianças é quase inexistente, embora a divulgação leve a essa consideração. A formação de alianças é muitas vezes um instrumento apenas de divulgação de boas intenções e não tanto mais. Na eventualidade de crises em negócios, as alianças praticamente desaparecem e aí surgem as origens do quadro caótico.
diferenças nas estruturas econômicas, valores, culturas, instituições e histórias nacionais não contribuem positivamente para o sucesso competitivo, para a vantagem competitiva. Assim, a internacionalização e globalização de ações geram por parte dos forasteiros cuidados na incorporação de valores, culturas que não podem trazer dificuldades na busca e manutenção de vantagens competitivas.
os líderes em determinadas indústrias e segmentos de indústrias tendem a concentrar-se numas poucas nações e manter a vantagem competitiva por muitas décadas.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, que versam sobre a gestão estratégica organizacional.
O balanced scorecard (BSC) é um método de avaliação estratégica que reúne informações obtidas no balanço patrimonial da organização e agrupadas em cartões magnéticos segundo pontuações preestabelecidas.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da gestão de processos, julgue os itens subseqüentes.
A análise das tarefas essenciais tem como instrumento a monitoração da operacionalização do processo por meio de auditagem, com o objetivo de buscar a melhoria contínua.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O BSC é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. A estrutura do BSC é formada pelas perspectivas a seguir indicadas, exceto:
financeira;
cliente;
processos internos;
aprendizado e crescimento;
custos e resultados.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção que apresenta prática alinhada com os princípios propostos por Deming.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O mundo está constantemente em processo de mutação. A administração pública, inserida como está nesse mundo sistematicamente renovado, não pode deixar também de evoluir e apresentar novas facetas. Com relação esse assunto, julgue os itens de 113 a 117.
O conceito de reengenharia, que muitos autores recomendam aplicar nas instituições públicas brasileiras, consiste em um processo contínuo de avaliação dos produtos, serviços e práticas oferecidos ao público.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na tentativa de entender a cultura dentro das organizações, surgiram vários campos de interpretação desse tema. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A cultura organizacional é constituída, entre outros aspectos, por normas informais e não-escritas existentes na organização.
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