Questões de Administração do ano 2012

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Nas últimas décadas, principalmente em função da fragmentação dos mercados e dos avanços da tecnologia da informação, as empresas têm implementado planos de comunicação caracterizados pela utilização de diversas mídias.

Nesse contexto, o conceito de comunicação integrada de marketing estabelece que a empresa deve

  • A.

    definir seus canais de comunicação prioritários em função da redução de custo proporcionada pelas novas tecnologias de informação.

  • B.

    priorizar os canais de comunicação digitais e as vendas pessoais em detrimento da comunicação de massa.

  • C.

    priorizar os canais de comunicação de massa, deixando para as comunicações digitais e as vendas pessoais um papel de suporte.

  • D.

    integrar e coordenar seus diversos canais de comunicação para transmitir uma mensagem clara, consistente e atraente sobre a organização e suas marcas.

  • E.

    coordenar seus canais de comunicação de modo que as mensagens institucionais sejam veiculadas em anúncios televisivos, e as mensagens comerciais em comunicações de e-mail e vendas pessoais.

O processo de pesquisa de marketing inicia-se com a(o)

  • A.

    coleta de dados internos da empresa

  • B.

    definição do plano de amostragem

  • C.

    definição do problema de pesquisa

  • D.

    escolha da metodologia a ser empregada

  • E.

    desenvolvimento do plano de pesquisa

Uma empresa que adota a orientação de marketing societal conduz suas atividades com ênfase na(o)

  • A.

    entrega de valor para os clientes visando à manutenção ou à melhoria do bem-estar tanto dos clientes quanto da sociedade no longo prazo.

  • B.

    fabricação de produtos de qualidade e no seu aperfeiçoamento ao longo do tempo.

  • C.

    maximização do volume de vendas, da participação de mercado e dos lucros.

  • D.

    alcance de alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa.

  • E.

    conhecimento das necessidades e dos desejos dos mercados-alvo e na entrega da satisfação desejada com mais eficiência que os concorrentes.

Quando a fabricante de veículos Delta anuncia na televisão que, na compra de seu novo carro, está incluso um seguro completo de 12 meses, o profissional de marketing trabalha um princípio baseado em que conceito mercadológico?

  • A.

    Tecnologia

  • B.

    Relações públicas

  • C.

    Prestação de serviço

  • D.

    Posicionamento

  • E.

    Segmentação de mercado

Com relação ao marketing institucional, julgue os itens seguintes.

O marketing institucional é uma área exclusiva das organizações sem fins lucrativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao marketing institucional, julgue os itens seguintes.

Entre os objetivos do marketing institucional inclui-se a criação de comportamentos e atitudes favoráveis à instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique a ferramenta básica para BI cujo objetivo principal é angariar e fidelizar clientes:

  • A.

    Supply Chain

  • B.

    Balanced Scorecard

  • C.

    WMS

  • D.

    APS

  • E.

    CRM

Com relação ao gerenciamento de projetos e processos, julgue os itens subsequentes.

O método do caminho crítico, ferramenta que auxilia o gerente a realizar o seu trabalho, tem por objetivo identificar, entre as diversas fases de um projeto, a de maior desembolso financeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentro da abordagem elaborada pelo PMI, o desenvolvimento do termo de abertura do projeto autoriza formalmente um projeto ou uma fase e documenta seus requisitos iniciais. Para sua elaboração, é importante determinar se um projeto justifica ou não seu investimento.

Assinale a alternativa que representa o documento que fornece essas informações, necessárias do ponto de vista de um negócio.

  • A.

    Business Case

  • B.

    Baseline de Custos

  • C.

    Orçamento Integrado do Projeto

  • D.

    Declaração do Trabalho do Projeto

  • E.

    Ativos de Processos Organizacionais

Conforme Chiavenato, operações e projetos se entrelaçam na sua execução, compartilham características comuns, como: são desempenhados por pessoas; são limitados por recursos escassos e restritos; e são planejados, executados e controlados.

No entanto, se diferenciam pelos seguintes aspectos: temporalidade e unicidade. Assim, assinale a opção correta que NÃO contém somente características de projetos.

  • A.

    São implementados em todos os níveis da organização, podem envolver uma ou diversas pessoas e a sua duração pode variar de poucas semanas até alguns anos.

  • B.

    São constantes, repetitivos, únicos e podem envolver uma ou diversas pessoas e a sua duração pode variar de poucas semanas até alguns anos.

  • C.

    Podem envolver a criação e desenvolvimento de um produto, bem como a mudança de estrutura de uma organização.

  • D.

    Podem envolver implementação de um novo procedimento ou de um processo de negócio e a construção de edifício.

  • E.

    São concluídos quando as metas são alcançadas e podem envolver a criação e o desenvolvimento deumproduto.

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