Questões de Administração do ano 2014

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Com relação aos conceitos, aos objetivos e às funções de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. São aspectos característicos da gestão de pessoas: a noção de que gestores e funcionários compartilham os mesmos interesses pelo trabalho; o trato coletivista no gerenciamento das relações de trabalho; e a crença de que a prática de recursos humanos é função da área de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos, aos objetivos e às funções de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Diretrizes, políticas e práticas de recursos humanos incidem diretamente sobre medidas e indicadores de desempenho organizacional de cunho econômico-financeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos, aos objetivos e às funções de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Em organizações do setor público, a legitimidade da função de gestão de pessoas depende da capacidade de as unidades de recursos humanos, com base em suas diretrizes, políticas e práticas, contribuírem para a realização dos objetivos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos, aos objetivos e às funções de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. A teoria contingencialista, juntamente com a visão fundada em recursos, fundamenta o ideal moderno de que as diretrizes, as políticas e as práticas de gestão de pessoas devem conciliar a estratégia, a estrutura e o contexto organizacionais com as competências coletivas e individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. Confraternizações com colegas de trabalho, recompensas justas de desempenho e oportunidades de trabalhar em projetos que articulem as habilidades e os interesses dos funcionários exemplificam ações convergentes com as necessidades de ordem superior prescritas na teoria de motivação de Maslow.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. O significado do trabalho, o sistema de recompensas da organização, o estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho são aspectos que interferem na relação entre motivação e desempenho humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. O modelo de liderança situacional postula que a orientação comportamental para a tarefa ou para o relacionamento deve ser determinada em razão do grau de estruturação das atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. Carisma, atenção às necessidade individuais de cada subordinado e estímulo às suas capacidades intelectuais por meio de ações inspiradoras são características dos líderes transformacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. De acordo com a teoria do estabelecimento de metas, o líder poderá motivar a sua equipe designando para os funcionários tarefas que eles valorizem e para as quais consigam antever consequências positivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. Como nem sempre é factível abordar os conflitos a partir de diferenças individuais, devido ao fato de essas diferenças advirem de características pessoais resistentes às mudanças, é preferível solucionar as causas estruturais dos conflitos que, por sua vez, podem estar relacionadas ao excesso de especialização, à divergência de metas e à falta de clareza nas responsabilidades.

  • C. Certo
  • E. Errado
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