Questões de Administração do ano 2014

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Na literatura existe uma discussão sobre o melhor momento para a implantação de um escritório de projetos, considerando a sua relevância para as organizações. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que indica uma das razões para implantar um escritório de projetos.

  • A. Diminuição da burocracia.
  • B. Diminuição das lutas de poder dentro da organização.
  • C. Diminuição dos custos fixos.
  • D. Existência de poucos projetos estratégicos.
  • E. Necessidade de gerenciamento de múltiplos projetos.

 

A figura representada indica uma análise do processo de ensino-aprendizagem. A técnica utilizada para elaboração da análise é denominada

  • A. diagrama de Pareto.
  • B. diagrama de Causa e Efeito (diagrama de Ishikawa).
  • C. fluxograma.
  • D. diagrama de frequências (Histograma).
  • E. diagrama de dispersão.

Durante o processo de elaboração de um orçamento, quando, na etapa de planejamento, o gestor toma como ponto de partida um saldo sem nenhum lançamento, descartando o histórico de períodos anteriores e, além disso, para a inclusão de qualquer valor exige a apresentação de justificativas, ele utiliza o orçamento

  • A. estático ou perpétuo.
  • B. flexível.
  • C. base zero.
  • D. por atividades.
  • E. ajustado (forecast).

Uma das etapas da elaboração do planejamento estratégico é a análise externa e uma das principais ferramentas utilizadas para execução desta etapa é a técnica das 5 forças de Porter. Com base no exposto, a proibição do governo para que empresas estrangeiras atuem em um determinado setor irá afetar diretamente a seguinte força:

  • A. Ameaça de novos entrantes.
  • B. Poder de negociação dos fornecedores.
  • C. Poder de negociação dos compradores.
  • D. Rivalidade entre as empresas existentes.
  • E. Ameaça de produtos ou serviços substitutos.

O Customer Relationship Management (CRM) ou gestão do relacionamento com o cliente é o gerenciamento cuidadoso de informações sobre cada cliente a fim de maximizar sua fidelidade. Essa ferramenta no marketing um-para-um. Com base nas informações apresentadas assinale a alternativa que se refere ao marketing um-para-um.

  • A. Retenção de cliente.
  • B. Anonimato do consumidor.
  • C. Consumidor médio.
  • D. Mensagem unilateral.
  • E. Produto-padrão.

Uma organização do ramo têxtil, que atua em todos os elos da cadeia produtiva, adotando, no varejo, o conceito de fast fashion. Com a entrada de competidores estrangeiros no mercado nacional e o consequente acirramento da concorrência a empresa, a empresa identifica a necessidade de se modernizar e, por ter produção nacional, percebe que pode alcançar uma vantagem competitiva diminuindo o tempo entre o pedido dos produtos e sua entrega ao cliente final. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a denominação do processo apresentado.

  • A. Just in time.
  • B. Kanban.
  • C. Logística reversa.
  • D. Lead time.
  • E. Kaizen

Estratégias de aprendizagem são atividades de processamento de informações, usadas pelos aprendizes o momento da codificação, com a finalidade de facilitar a aquisição, armazenagem e subsequente recuperação da informação aprendida. Variam muito entre indivíduos e para um mesmo individuo, em diferentes situações. De acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa que pode ser considerada uma estratégia de aprendizagem autorregulatória.

  • A. Controle emocional.
  • B. Procura de ajuda em material escrito.
  • C. Procura de ajuda interpessoal.
  • D. Aplicação prática.
  • E. Elaboração, ou o uso pelo aprendiz de procedimentos para examinar implicações e criar conexões mentais com o material a ser aprendido e o conhecimento de que ele já dispõe.

Instrumentalidade e valência são conceitos ligados a qual teoria de motivação?

  • A. Aprendizagem Social de Bandura.
  • B. Hierarquia de Necessidades de Malow.
  • C. Bifatorial de Herzberg.
  • D. Estabelecimento de metas de Locke e Lathan.
  • E. Expectativas de Vroom.

O conjunto de assunções implícitas partilhadas e tomadas como verdadeiras, pressupostos básicos que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu e funcionam suficientemente bem para serem considerados válidos e, por isso, são ensinados aos novos membros como a maneira correta de entender, pensar e sentir é denominado

  • A. clima organizacional.
  • B. cultura organizacional.
  • C. comunicação organizacional.
  • D. estratégia organizacional.
  • E. aprendizagem organizacional.

De acordo com a teoria da liderança situacional, os grupos podem ser classificados em

  • A. primários e secundários.
  • B. horizontais e verticais.
  • C. convergentes e divergentes.
  • D. de dentro e de fora.
  • E. de cima e de baixo.
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