Questões de Administração do ano 2017

Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ambiente escolar, a manutenção da memória organizacional auxilia na gestão e possibilita o resgate de experiências de sucesso. No que se refere a essa prática, assinale a opção correta.

  • A. A memória organizacional é um processo não estruturado, pois são valorizadas as interações informais.
  • B. Story telling não é utilizada para facilitar e manter a memória organizacional, uma vez que ela é considerada uma ação não estruturada.
  • C. A linguagem diferenciada entre os indivíduos da organização potencializa a troca e a geração de conhecimento.
  • D. Memória organizacional é tida como um processo fluido, não só pela seleção e retenção, mas também pela disponibilização do conhecimento organizacional.
  • E. A memória organizacional é entendida unicamente como armazenamento dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na organização.

A respeito das práticas em gestão do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. A gestão de competências, como prática em gestão do conhecimento, auxilia o gestor a definir os conhecimentos e as habilidades necessários para a organização.
  • B. O banco de boas práticas é um repositório de informações acerca da localização de conhecimentos na organização, incluindo fontes de consulta e pessoas ou equipes detentoras de determinado conhecimento.
  • C. Os portais são grupos informais, interdisciplinares, de pessoas unidas por um interesse comum.
  • D. Mentoring é uma prática relacionada à busca sistemática das melhores referências internas ou externas para comparação de processos, produtos e serviços da organização, para aumentar a sua efetividade.
  • E. No coaching existem dois atores importantes: o coach e o coache. Tutorado pelo coache, o coach recebe informações e é auxiliado para alcançar seu desenvolvimento profissional.

O modelo de espiral do conhecimento explica como ocorre a geração do conhecimento por meio de conversões entre tácito e explícito. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Conhecimento explícito refere-se às crenças e suposições que são usadas para entender e descrever a realidade.
  • B. Internalização é o processo de transformar conhecimento explícito em conhecimento cultural.
  • C. Não é possível socializar conhecimento tácito, pois isso implicaria compartilhar experiências pessoais para a solução de problemas.
  • D. Na organização, é impossível gerar novos conhecimentos a partir do processo de combinação de conhecimentos explícitos.
  • E. Transformar o conhecimento tácito em explícito envolve uma ação de externalização, que significa tornar o conhecimento tácito em conceitos explícitos.

Sensoriamento, percepção, interpretação, comportamento adaptativo e memória são subprocessos do processo de inteligência organizacional. A respeito dessas fases, assinale a opção correta.

  • A. Na fase de sensoriamento, a organização altera as estratégias, as estruturas e as regras na memória, de acordo com o conhecimento adquirido.
  • B. Na interpretação, a troca de informações entre as pessoas da organização gera novos significados para a própria organização.
  • C. Percepção refere-se à busca de informações relativas aos ambientes externo e interno da organização, de forma estruturada.
  • D. Comportamento adaptativo, que é expresso formal e informalmente, deriva, necessariamente, das interações da organização com o meio.
  • E. Memória diz respeito tão somente à classificação do conhecimento da organização.

A escola pode ser vista como uma organização e, dessa forma, precisa se adaptar às constantes mudanças do contexto no qual está inserida. Para que isso ocorra, é necessário que ela tenha uma inteligência organizacional. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. A inteligência organizacional independe do indivíduo; ela acontece em função das informações disponibilizadas em diversos processos e sistemas da organização.
  • B. O conhecimento do indivíduo dentro da organização é o que se denomina inteligência organizacional.
  • C. No processo de inteligência organizacional, foca-se exclusivamente o ambiente interno.
  • D. Inteligência organizacional é entendida apenas como um produto dos múltiplos processos da organização.
  • E. Inteligência organizacional é a capacidade de a organização reunir informações e de criar conhecimento atuando de forma efetiva.

Tendo como referência os conceitos normalmente adotados na gestão do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. Informação corresponde a todo conhecimento que o indivíduo coloque à disposição da organização.
  • B. Conhecimento tácito é o conhecimento comum, passível de ser acessado por todos da organização.
  • C. Os dados podem ser transformados em informação e conhecimento, mas não são elementos brutos.
  • D. Os dados podem ser expressos numericamente.
  • E. Conhecimento não pode ser gerado a partir de informações.

Para Carvalho e Viana (1998), o desenvolvimento sustentável apresenta três grandes dimensões principais. Assinale a alternativa que apresente as três dimensões.

  • A. Jurídica, econômica e política
  • B. Ambiental, fatorial e econômica
  • C. Social, política, econômica
  • D. Ecológica, ambiental e social
  • E. Econômica, ambiental e social

Porter (1986) afirma que a estratégia de diferenciação apresenta riscos inerentes para a empresa. Nesse sentido, analise as proposições a seguir quanto aos possíveis riscos citados por Porter:

I. O diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca.

II. Os compradores sacrificam, assim, algumas das características, serviços ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos.

III. A necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação diminui. Isto pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados.

IV. A imitação reduz a diferenciação percebida, mas é uma ocorrência incomum quando o setor amadurece.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III apenas
  • B. II, IV apenas
  • C. I, II, III, IV
  • D. I, II, III apenas
  • E. III, IV apenas

A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para se obter retornos acima da média em um setor, pois ela cria uma posição de defesa para evitar as cinco forças competitivas, mas de forma diferente da liderança de custos (PORTER, 1986). Desse modo, leia as proposições a seguir atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes.

( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes devido à lealdade dos consumidores com relação à marca, como também à menor sensibilidade a preço.

( ) A lealdade resultante dos consumidores já serve também como um barreira à entrada de novos entrantes.

( ) A diferenciação também permite margens maiores, com as quais se pode lidar com o poder dos fornecedores, e também ameniza o poder dos compradores, devido à falta de alternativas comparáveis.

( ) A empresa que se diferencia para obter lealdade não estará, necessariamente, mais bem posicionada em relação aos substitutos, até por que não é difícil ou impossível substituir o que é diferenciado.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

  • A. F, V, V, V, F
  • B. V, V, V, V, F
  • C. F, F, F, V, V
  • D. V, F, F, V, V
  • E. V, V, F, F, F

Porter (1986) descreve acerca de uma estratégia genérica que consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria. Nesse sentido, os métodos para obter a diferenciação são vários, dentre eles:

I. Projeto ou imagem da marca.

II. Tecnologia.

III. Serviços sob encomenda ou rede de fornecedores.

IV. Peculiaridades.

Assinale a alternativa correta.

  • A. I apenas
  • B. II apenas
  • C. III apenas
  • D. IV apenas
  • E. I, II, III, IV
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...