Questões sobre Abordagem Comportamental da Administração

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Janaína trabalha em um posto de atendimento e está sujeita a grande quantidade e variedade de informações no seu dia-a-dia de trabalho. Ela tem de atender simultaneamente ao público e aos supervisores do setor.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, no tocante às barreiras da comunicação eficaz.

Janaína, por estar submetida à sobrecarga de informações, terá menor propensão à percepção seletiva do que um empregado submetido a menor número de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Chiavenato (1999), as principais técnicas de intervenção em Desen-volvimento Organizacional são, EXCETO:

  • A.

    Método de realimentação de dados.

  • B.

    Consultoria de procedimentos.

  • C.

    Treinamento de sensitividade.

  • D.

    Diagnóstico organizacional.

O campo do Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa da organização à mudança.Para se compreender o desenvolvimento organizacional, é necessário co-nhecer seus pressupostos básicos entre os quais se encontra o conceito de cultura organizacional. Assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE o conceito de cultura organizacional segundo Chiavenato (1988).

  • A.

    Refere-se às formas organizadas de expressão de uma determinada cultura.

  • B.

    Significa o modo de vida, o sistema de crenças e valores, a forma aceita de interação e de relacionamento que caracterizam cada organização.

  • C.

    Significa o nível cultural dos funcionários de uma determinada organização.

  • D.

    Significa o conjunto de organizações que se aglutinam em uma dada cultura e suas formas de relacionamento.

Rensis Likert, importante expoente da Teoria Comportamental, propôs uma classificação de sistemas de administração, definindo quatro diferentes perfis organizacionais, que são:

  • A.

    autoritário-descentralizado, consultivo, liberal e participativo.

  • B.

    participativo, autoritário-centralizado, autoritário descentralizado e consultivo.

  • C.

    democrático, autocrático-coercitivo, consultivo e participativo.

  • D.

    autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo.

  • E.

    autocrático-punitivo, liberal, consultivo e participativo.

A Teoria Comportamental nos apresenta, no contexto do processo decisorial, o conceito do Homem Administrativo. Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de homem administrativo:

  • A.

    busca soluções satisfatórias e não soluções ótimas.

  • B.

    não segue regras padronizadas de decisão.

  • C.

    redefine regras quando toma decisões.

  • D.

    ouve as pessoas e anseios da organização.

  • E.

    está focado na estrutura e eficácia das ações.

Segundo a teoria, o desenvolvimento organizacional consiste em três etapas:

  • A.

    desenvolvimento estrutural, ação de intervenção e mensuração de resultados.

  • B.

    estabelecimento de metas, diagnóstico de problemas organizacionais e avaliação de resultados.

  • C.

    diagnóstico estrutural, intervenção comportamental e controle de resultados.

  • D.

    estabelecimento de metas, coordenação estrutural e intervenção em problemas para correção.

  • E.

    colheita de dados, diagnóstico organizacional e ação de intervenção.

Assinale a alternativa que não é considerada uma das fases da organização, segundo a Teoria do Desenvolvimento Organizacional:

  • A. fase de análise e planejamento.
  • B. fase de regulamentação.
  • C. fase de expansão.
  • D. fase de burocratização.
  • E. fase pioneira

Os autores da Teoria de Desenvolvimento Organizacional adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional de organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas mecânicos e os sistemas orgânicos. Assinale a alternativa que não pode ser considerada característica do sistema orgânico.

  • A.

    confiança e crença recíprocas.

  • B.

    participação e responsabilidade multigrupal.

  • C.

    descentralização na tomada de decisões.

  • D.

    rígida adesão à delegação e a responsabilidade dividida.

  • E.

    interdependência e responsabilidade compartilhada.

Segunda a Teoria do Desenvolvimento Organizacional, transação é a unidade básica da relação social. Existem dois tipos de transação. Assinale quais são eles:

  • A. perpendicular e afetiva.
  • B. paralela e cruzada.
  • C. paralela e afetiva.
  • D. motivacional e cruzada.
  • E. afetiva e cruzada.

Entre os formadores de opinião daquilo que hoje se denomina de Teoria Comportamental da Administração está Frederick Herzberg, que formulou a teoria dos dois fatores, para melhor explicar o comportamento das pessoas em situações de trabalho. Segundo essa teoria, os fatores motivacionais incluem

a condição física do local onde se realiza o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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