Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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A respeito do processo grupal nas organizações, julgue os itens seguintes.

As organizações informais dão ênfase às pessoas e aos seus relacionamentos; as formais enfatizam as posições oficiais em termos de autoridade e responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do processo grupal nas organizações, julgue os itens seguintes.

Um dos problemas com os grupos informais é a resistência às mudanças organizacionais, uma vez que eles tendem a defender excessivamente os padrões já estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do processo grupal nas organizações, julgue os itens seguintes.

Nos grupos formais, o líder não é designado, mas surge graças a um traço pessoal relacionado à natureza do grupo em si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da administração.

Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, o servidor de um hospital público insatisfeito com o seu trabalho no setor de radiologia tem sua motivação impactada por ausência de fatores higiênicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As afirmativas descritas a seguir são críticas geralmente feitas à Escola de Relações Humanas. Entre elas, assinale a única alternativa INCORRETA.

  • A.

    Visualização apenas parcial dos problemas das relações industriais.

  • B.

    Pecou pela ingenuidade e pela concepção romântica do operário.

  • C.

    Limitado campo experimental da escola.

  • D.

    Excesso de ênfase aos grupos informais.

  • E.

    Extremo pragmatismo e racionalismo na concepção do processo de supervisão.

A postura perante o cliente ou colegas de trabalho deve sempre ser norteada pelos seguintes fatores:

  • A.

    atitudes voltadas ao nível de intimidade com o cliente ou colegas, o que significa que o aumento do conhecimento requer diferentes formas de tratamento, mais pessoal.

  • B.

    comportamento amistoso e agradável, sempre atento às regras gerais da boa educação que costumam ser fortes referências de como se comportar na vida profissional.

  • C.

    sinceridade acima de tudo, mesmo que isso signifique reclamar e falar mal da empresa na qual você trabalha fazendo com que o cliente tenha confiança em você.

  • D.

    comportamento desinteressado ou da forma mais rápida e impessoal é o aconselhado, para que o tempo gasto no atendimento não prejudique o andamento do trabalho.

Acerca de teoria geral da administração, relações humanas e gestão de pessoas, julgue os itens de 55 a 60.

A escola das relações humanas nasceu a partir das experiências de Elton Mayo. Tais experiências possibilitaram revelar, entre outros aspectos, a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos, o que possibilitou certas deduções acerca da organização informal. Para Mayo, a organização informal é aquela não formalmente constituída, na qual os indivíduos comercializam produtos e(ou) serviços sem a devida autorização legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o tema ‘comunicação organizacional’, é correto afirmar que:

  • A. tanto o emissor quanto o receptor são fontes de comunicação.
  • B. redigir com clareza é condição suficiente para que a comunicação seja bem-sucedida.
  • C. quando operada em fluxo descendente, a comunicação é considerada formal.
  • D. a comunicação informal deve ser evitada e desprezada.
  • E. o uso do melhor canal disponível elimina a ocorrência de ruídos.

Uma das teorias mais conhecidas sobre motivação é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow. Segundo esta teoria, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis hierárquicos. Estes níveis hierárquicos de necessidades são, do mais baixo ao mais alto, em ordem:

  • A.

    Fisiológicas, sociais, segurança, estima, autorealização.

  • B.

    Segurança, sociais, estima, auto-realização, autopreservação.

  • C.

    Auto-realização, sociais, estima, segurança, fisiológicas.

  • D.

    Fisiológicas, segurança, sociais, estima, autorealização.

A Teoria de Liderança que considera o líder como produto de sua habilidade especial para realizar inovações e mudanças no contexto or-ganizacional inspirando os seguidores a trans-cenderem seus interesses individuais em prol da organização é a:

  • A. Teoria da Liderança Transformacional.
  • B. Teoria da Liderança Transacional.
  • C. Teoria dos Traços de Personalidade.
  • D. Teoria dos Estilos de Liderança.
  • E. Teoria Situacional da Liderança.
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