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Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma organização pode ser entendida como um grupo de pessoas com diferentes responsabilidades, unindo esforços a fim de se alcançar objetivos comuns, em uma complexidade de relações. Considerando a organização dos serviços de enfermagem, julgue os itens subseqüentes.
A estrutura informal das organizações representa aspectos que emergem espontaneamente de interações e relacionamentos sociais entre as pessoas, e sempre se opõem aos padrões estabelecidos na organização formal.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo em vista alguns aspectos gerais das organizações, julgue os itens a seguir.
De acordo com o que postula a teoria de liderança situacional, o estilo de liderança mais adequado independe da disposição dos liderados em relação à tarefa, como a disposição em assumir responsabilidades.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - 2004
Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, com sentimentos, desejos e temores. Estas são características da:
Teoria da Burocracia.
Teoria Estruturalista.
Teoria das Relações Humanas.
Teoria do Comportamento Organizacional.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.
Relações humanas infortunadas geram nos empregados duas possíveis reações: a espera passiva, mas otimista, de que as condições relacionais melhorem na organização ou a investida ativa de busca de melhoria dessas condições. A segunda reação é invariavelmente a melhor, pois possibilita agregar valor à resolução de problemas.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.
Nas relações humanas, ocorre um conflito quando um indivíduo percebe que outra pessoa afeta ou pode afetar negativamente algo a que ele atribui importância.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As ações de relações públicas nas organizações podem assegurar grau maior de efetividade se estiverem atreladas a um processo de planejamento capaz de antever as situações. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
São etapas da gestão estratégica da comunicação a divulgação do plano de comunicação, a coordenação de sua implementação, o controle das ações e a avaliação dos resultados.
A afirmação da existência de cinco necessidades básicas para a satisfação das pessoas e como a satisfação de cada uma segue-se a dominação da seguinte faz parte da teoria da
hierarquia das necessidades.
necessidade manifesta.
necessidade aprendida.
motivação e higiene.
eqüidade.
A teoria que afirma que as pessoas serão motivadas no trabalho se acreditarem que o trabalho pode ser feito, que as recompensas oferecidas são adequadas à realização das tarefas desejadas e significativas é a teoria
da abordagem sistêmica.
da liderança bi-dimensional.
do caminho-objetivo.
da liderança situacional.
da abordagem contingencial.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.
No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.
O manejo das relações humanas no trabalho influencia a qualidade do clima organizacional, mas não tem impacto na qualidade dos produtos gerados pela empresa.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.
No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.
Dependendo do modo como se processam as relações humanas, será criado um círculo vicioso ou virtuoso na construção do comprometimento do empregado com o trabalho.
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