Lista completa de Questões sobre Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às teorias administrativas, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
I. A teoria clássica é caracterizada pela ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional, pela concepção de homem econômico e pela identidade de interesses.
II. A teoria das relações humanas é caracterizada pela ênfase nas pessoas, pela concepção de homem organizacional e pelo conflito de interesses.
III. A teoria estruturalista é caracterizada pela ênfase na estrutura e no ambiente, pela concepção de homem social e pela identidade de interesses.
IV. A teoria dos sistemas é caracterizada pela ênfase no ambiente, pela concepção de homem funcional e pelo conflito de papéis.
V. A teoria da contingência é caracterizada pela ênfase no ambiente e na tecnologia, pela concepção de homem administrativo e pela identidade de interesses.
Aponte a resposta que contém apenas as alternativas falsas.
I, II e III
I, III e IV
II, III e V
IV e V
I e V
Assinale a alternativa correta, referente a modelos de estruturas organizacionais:
As unidades funcionais das organizações são aquelas voltadas para a execução das atividades permanentes.
Uma atividade funcional é aquela que visa resolver problemas específicos e complexos.
As áreas funcionais, departamentais, das organizações são compostas por equipes multidisciplinares.
Os projetos assemelham-se às atividades operacionais por seu caráter repetitivo.
Aponte aquele que NÃO corresponde a um elemento do gerenciamento estratégico.
Abordagem das forças e fraquezas da organização.
Preparação e aplicação de meios para o alcance de objetivos
Especificação de cursos de ação.
Aplicação de controles rígidos para a gestão do pessoal.
Avaliação das oportunidades e ameaças do ambiente que cerca a organização.
O pensamento administrativo evoluiu extraordinariamente no século XX, com base em alguns pilares iniciais, lançados pelos chamados autores clássicos. Na coluna à esquerda do quadro abaixo são relacionados os quatro principais autores que compõem a escola clássica da administração. Na coluna à direita, as sínteses de quatro pensamentos que são associados a cada um desses autores. Você deve encontrar a alternativa que contém as associações corretas.
A-I; B-III; C-IV; D-II
A-I; B-II; C-III; D-IV
A-IV; B-III; C-II; D-I
A-III; B-IV; C-I; D-II
A-IV; B-III; C-I; D-II
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A respeito das escolas da Administração, classifique as proposições abaixo como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas:
( ) Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos científi cos à administração, para garantir a consecução de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo.
( ) Henry Ford é visto como um dos responsáveis pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento da atual organização empresarial.
( ) Taylor defendia a ênfase na estrutura formal da empresa: adoção de princípios administrativos pelos altos escalões.
( ) Fayol defendia a ênfase na adoção de métodos racionais padronizados: máxima divisão das tarefas no chão de fábrica.
( ) Max Weber concebeu uma organização com as seguintes características: divisão de trabalho e hierarquia, o homem organizacional e racional e a organização formal.
( ) Eficiência e eficácia na prática significa a mesma coisa.
( ) Segundo a Teoria X, o ser humano tem aversão natural ao trabalho.
A seqüência assinalada acima é:
V, V, V, F, F, F, V
V, V, F, V, F, F, F
V, V, F, F, V, F, V
F, F, V, V, F, F, F
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Relacione as colunas sobre os principais estudiosos do papel dos gerentes:
1. Henri Fayol - 1916
2. Chester Barnard - 1938
3. Herbert Simon - 1960
4. Henry Mintzberg - 1973
5. Andrew Grove - 1983
6. Fred Luthans - 1988
( ) Papéis do gerente
( ) Processo decisório
( ) Princípios de administração de alta performance
( ) Processo administrativo
( ) Desempenho dos gerentes
( ) Funções do executivo
A seqüência assinalada acima é:
1, 6, 3, 2, 4, 5
2, 3, 5, 6, 1, 4
4, 3, 5, 1, 2, 6
4, 3, 5, 1, 6, 2
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre a história da administração, ligar as colunas de maneira correta:
A seqüência assinalada acima é:
1, 2, 5, 9, 8, 7, 4, 3, 6
1, 7, 5, 6, 9, 4, 3, 8, 2
1, 8, 6, 9, 4, 7, 3, 2, 5
2, 8, 5, 9, 7, 4, 3, 6, 1
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A história da Teoria da Administração é recente e tem seu início no começo do século XX. Pode ser resumida em fases bem distintas e que se superpõem, iniciando com a Administração Científi ca até a Teoria Contingencial. Cada uma dessas fases ou escolas realça e enfatiza um aspecto importante da Administração. Assinale a alternativa correta que corresponde às ênfases ao longo do tempo, iniciando pela Administração Científi ca, passando pelas demais escolas até chegar à Teoria Contingencial:
Ênfase na tecnologia, ênfase no desenho organizacional, ênfase no meio ambiente, ênfase nas pessoas, ênfase na motivação do ser humano, ênfase nos sistemas de comunicação.
Ênfase na supervisão, ênfase gerência, ênfase na direção, ênfase no controle, ênfase na negociação, ênfase nas habilidades da equipe.
Ênfase nas tarefas, ênfase na tecnologia, ênfase na estrutura, ênfase na gerência.
Ênfase nas tarefas, ênfase na estrutura organizacional, ênfase nas pessoas, ênfase na tecnologia, ênfase no ambiente.
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre as Escolas da Administração, assinale a alternativa incorreta:
A origem da Administração Científi ca foi o chão de fábrica e o enfoque na produção.
Kurt Lewin, participante da Escola das Relações Humanas, estudou o comportamento dos grupos na sociedade e nas organizações.
A Escola Burocrática, concebida por Max Weber, segue preceitos rígidos e disciplinadores para o desempenho efi caz do indivíduo e da organização.
Frederick Taylor, Pai da Administração Clássica, defendia como princípios: a questão do tempo padrão; divisão do trabalho; ênfase na efi ciência; e a abordagem fechada da gestão.
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Preencha os espaços que estão faltando ao texto:
A experiência de _________________, realizada na _______________ por _________________, foi um marco para a ___________________. A experiência piloto baseou-se na alteração de uma variável da condição de trabalho (iluminação, pausas, jornada de trabalho), enquanto as outras permaneciam constantes. Como a produtividade ____________________, tanto no grupo experimental quanto nos outros, a conclusão foi a de que fatores físicos influenciavam ____________________ a produção do que os fatores _____________________.
A seqüência correta das respostas dadas acima é:
Boston, General Electric, Henri Fayol, Escola das Relações Humanas, aumentava, menos, racionais.
Hawthorne, Western Electric, Frederick Taylor, Escola das Relações Humanas, aumentava, menos, emocionais.
Hawthorne, Western Electric, Elton Mayo, Escola das Relações Humanas, aumentava, menos, emocionais.
Chicago, Western Electric, Elton Mayo, Escola das Relações Humanas, diminuia, mais, psicológicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...