Questões sobre Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às teorias administrativas, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I. A teoria clássica é caracterizada pela ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional, pela concepção de homem econômico e pela identidade de interesses.

II. A teoria das relações humanas é caracterizada pela ênfase nas pessoas, pela concepção de homem organizacional e pelo conflito de interesses.

III. A teoria estruturalista é caracterizada pela ênfase na estrutura e no ambiente, pela concepção de homem social e pela identidade de interesses.

IV. A teoria dos sistemas é caracterizada pela ênfase no ambiente, pela concepção de homem funcional e pelo conflito de papéis.

V. A teoria da contingência é caracterizada pela ênfase no ambiente e na tecnologia, pela concepção de homem administrativo e pela identidade de interesses.

Aponte a resposta que contém apenas as alternativas falsas.

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    II, III e V

  • D.

    IV e V

  • E.

    I e V

Assinale a alternativa correta, referente a modelos de estruturas organizacionais:

  • A. As atividades rotineiras das organizações devem ser administradas como projetos.
  • B.

    As unidades funcionais das organizações são aquelas voltadas para a execução das atividades permanentes.

  • C.

    Uma atividade funcional é aquela que visa resolver problemas específicos e complexos.

  • D.

    As áreas funcionais, departamentais, das organizações são compostas por equipes multidisciplinares.

  • E.

    Os projetos assemelham-se às atividades operacionais por seu caráter repetitivo.

Aponte aquele que NÃO corresponde a um elemento do gerenciamento estratégico.

  • A.

    Abordagem das forças e fraquezas da organização.

  • B.

    Preparação e aplicação de meios para o alcance de objetivos

  • C.

    Especificação de cursos de ação.

  • D.

    Aplicação de controles rígidos para a gestão do pessoal.

  • E.

    Avaliação das oportunidades e ameaças do ambiente que cerca a organização.

O pensamento administrativo evoluiu extraordinariamente no século XX, com base em alguns pilares iniciais, lançados pelos chamados autores clássicos. Na coluna à esquerda do quadro abaixo são relacionados os quatro principais autores que compõem a escola clássica da administração. Na coluna à direita, as sínteses de quatro pensamentos que são associados a cada um desses autores. Você deve encontrar a alternativa que contém as associações corretas.

  • A.

    A-I; B-III; C-IV; D-II

  • B.

    A-I; B-II; C-III; D-IV

  • C.

    A-IV; B-III; C-II; D-I

  • D.

    A-III; B-IV; C-I; D-II

  • E.

    A-IV; B-III; C-I; D-II

A respeito das escolas da Administração, classifique as proposições abaixo como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas:

( ) Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos científi cos à administração, para garantir a consecução de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo.

( ) Henry Ford é visto como um dos responsáveis pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento da atual organização empresarial.

( ) Taylor defendia a ênfase na estrutura formal da empresa: adoção de princípios administrativos pelos altos escalões.

( ) Fayol defendia a ênfase na adoção de métodos racionais padronizados: máxima divisão das tarefas no chão de fábrica.

( ) Max Weber concebeu uma organização com as seguintes características: divisão de trabalho e hierarquia, o homem organizacional e racional e a organização formal.

( ) Eficiência e eficácia na prática significa a mesma coisa.

( ) Segundo a Teoria X, o ser humano tem aversão natural ao trabalho.

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    V, V, V, F, F, F, V

  • B.

    V, V, F, V, F, F, F

  • C.

    V, V, F, F, V, F, V

  • D.

    F, F, V, V, F, F, F

Relacione as colunas sobre os principais estudiosos do papel dos gerentes:

1. Henri Fayol - 1916

2. Chester Barnard - 1938

3. Herbert Simon - 1960

4. Henry Mintzberg - 1973

5. Andrew Grove - 1983

6. Fred Luthans - 1988

( ) Papéis do gerente

( ) Processo decisório

( ) Princípios de administração de alta performance

( ) Processo administrativo

( ) Desempenho dos gerentes

( ) Funções do executivo

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    1, 6, 3, 2, 4, 5

  • B.

    2, 3, 5, 6, 1, 4

  • C.

    4, 3, 5, 1, 2, 6

  • D.

    4, 3, 5, 1, 6, 2

Sobre a história da administração, ligar as colunas de maneira correta:

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    1, 2, 5, 9, 8, 7, 4, 3, 6

  • B.

    1, 7, 5, 6, 9, 4, 3, 8, 2

  • C.

    1, 8, 6, 9, 4, 7, 3, 2, 5

  • D.

    2, 8, 5, 9, 7, 4, 3, 6, 1

A história da Teoria da Administração é recente e tem seu início no começo do século XX. Pode ser resumida em fases bem distintas e que se superpõem, iniciando com a Administração Científi ca até a Teoria Contingencial. Cada uma dessas fases ou escolas realça e enfatiza um aspecto importante da Administração. Assinale a alternativa correta que corresponde às ênfases ao longo do tempo, iniciando pela Administração Científi ca, passando pelas demais escolas até chegar à Teoria Contingencial:

  • A.

    Ênfase na tecnologia, ênfase no desenho organizacional, ênfase no meio ambiente, ênfase nas pessoas, ênfase na motivação do ser humano, ênfase nos sistemas de comunicação.

  • B.

    Ênfase na supervisão, ênfase gerência, ênfase na direção, ênfase no controle, ênfase na negociação, ênfase nas habilidades da equipe.

  • C.

    Ênfase nas tarefas, ênfase na tecnologia, ênfase na estrutura, ênfase na gerência.

  • D.

    Ênfase nas tarefas, ênfase na estrutura organizacional, ênfase nas pessoas, ênfase na tecnologia, ênfase no ambiente.

Sobre as Escolas da Administração, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A origem da Administração Científi ca foi o chão de fábrica e o enfoque na produção.

  • B.

    Kurt Lewin, participante da Escola das Relações Humanas, estudou o comportamento dos grupos na sociedade e nas organizações.

  • C.

    A Escola Burocrática, concebida por Max Weber, segue preceitos rígidos e disciplinadores para o desempenho efi caz do indivíduo e da organização.

  • D.

    Frederick Taylor, Pai da Administração Clássica, defendia como princípios: a questão do tempo padrão; divisão do trabalho; ênfase na efi ciência; e a abordagem fechada da gestão.

Preencha os espaços que estão faltando ao texto:

A experiência de _________________, realizada na _______________ por _________________, foi um marco para a ___________________. A experiência piloto baseou-se na alteração de uma variável da condição de trabalho (iluminação, pausas, jornada de trabalho), enquanto as outras permaneciam constantes. Como a produtividade ____________________, tanto no grupo experimental quanto nos outros, a conclusão foi a de que fatores físicos influenciavam ____________________ a produção do que os fatores _____________________.

A seqüência correta das respostas dadas acima é:

  • A.

    Boston, General Electric, Henri Fayol, Escola das Relações Humanas, aumentava, menos, racionais.

  • B.

    Hawthorne, Western Electric, Frederick Taylor, Escola das Relações Humanas, aumentava, menos, emocionais.

  • C.

    Hawthorne, Western Electric, Elton Mayo, Escola das Relações Humanas, aumentava, menos, emocionais.

  • D.

    Chicago, Western Electric, Elton Mayo, Escola das Relações Humanas, diminuia, mais, psicológicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...