Questões sobre Abordagens da Administração

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A tipologia apresentada por Minztberg, em seu livro ?Criando Organizações Eficazes?, de 1995, classifica as estruturas organizacionais em cinco tipos básicos. Com base nesse modelo, indique a opção que relaciona corretamente cada tipo de estrutura com seu primeiro mecanismo de coordenação correspondente.

  • a.

    AI - BIV, AII - BII, AIII - BI, AIV - BV, AV - BIII

  • b.

    AI - BV, AII - BII, AIII - BI, AIV - BIV, AV - BIII

  • c.

    AI - BIII, AII - BII, AIII - BIV, AIV - BV, AV - BI

  • d.

    AI - BV, AII - BIII, AIII - BII, AIV - BIV, AV - BI

  • e.

    AI - BIV, AII - BIII, AIII - BII, AIV - BI, AV - BV

Marque a opção incorreta quanto à mudança organizacional.

  • a.

    A visão de mudança organizacional que prevaleceu na teoria e prática administrativa até os anos 60 fortaleceu algumas das características básicas do modelo de management fundamentado no paradigma da instabilidade, em especial a de que o papel mais importante do gestor é a liderança.

  • b.

    A partir da década de 70, diante de profundas alterações sociais, econômicas e políticas, a visão de mudança organizacional começa a se mostrar insuficiente para dar conta de uma realidade muito complexa e multidimensionada, e o paradigma vigente cede lugar ao paradigma da transformação organizacional.

  • c.

    Com relação ao conceito de mudança organizacional, alguns autores dos anos 70 e 80 lançaram o conceito de "mudanças de larga escala", definindo-as como uma transformação durável no caráter organizacional que altera significativamente a performance da organização.

  • d.

    No que diz respeito à mudança organizacional, o management dos anos 70 e 80 passa a privilegiar as técnicas orientais de manufatura e a reconhecer a importância da cultura organizacional para obter o comprometimento das pessoas com os procedimentos de mudança.

  • e.

    O acirramento da competitividade nos anos 90, trazendo não apenas desafios quantitativos, mas também a necessidade de avanços qualitativos às organizações, propiciou o surgimento de métodos radicais de concepção e implantação de mudanças organizacionais, como a reengenharia e o downsizing.

Na coluna A, à esquerda, identificam-se teorias administrativas e na coluna B, à direita, citam-se características de cada uma dessas teorias.

Solicita-se relacionar a coluna A com a coluna B e assinalar
a opção que indica as relações corretas. 

  • a.

    AI - BV; AII - BIII; AIII - BVI.

  • b.

    AI - BIII; AII - BVI; AIII - BII.

  • c.

    AI - BVI; AII - BV; AIII - BI.

  • d.

    AI - BI; AII - BII; AIII - BV.

  • e.

    AI - BII; AII - BIV; AIII - BIII.

O desenvolvimento das idéias e teorias acerca da Administração foi extremamente lento, inclusive recebendo influências de algumas estruturas da sociedade, como, por exemplo, a organização linear, que recebeu a influência:

  • A.

    dos Filósofos.

  • B.

    da organização da Igreja Católica.

  • C.

    da organização Militar.

  • D.

    da Revolução Industrial.

  • E.

    dos Economistas Liberais.

A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinados comportamentos, sejam eles quais forem. A motivação é a energia que movimenta o comportamento e, segundo Maximiano, tem três propriedades: direção – o objetivo do comportamento motivado ou a direção para a qual a motivação leva o comportamento; intensidade – magnitude da motivação; e permanência – duração da motivação. Julgue se cada um dos itens de 113 a 120 apresenta o nome de uma teoria acerca da motivação seguida de uma correta explanação a respeito dessa teoria.

Teoria da aptidão – defende que a aptidão é inerente ao ser e determina o potencial para a realização de tarefas ou atividades; dessa forma, ter mais ou menos motivação para a realização de certas tarefas é uma questão de aptidão.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Toda organização tem objetivos e, para atingi-los as pessoas que nela trabalham devem ser compelidas, controladas e mesmo ameaçadas com punições, para que seus esforços sejam orientados para aqueles objetivos."

O texto refere-se a um pressuposto da teoria

  • a.

    das necessidades de Maslow.

  • b.

    "X" de Douglas McGregor.

  • c.

    do sistema de administração de Likert.

  • d.

    "Z" de William Ouchi.

  • e.

    científica de Taylor.

Julgue os itens seguintes, relativos a aspectos gerais da administração.

Caracterizada principalmente pela padronização, a adhocracia tem na formalização do comportamento um dos seus pilares.

  • C. Certo
  • E. Errado

As funções administrativas do enfermeiro devem estar centradas na assistência ao paciente, a fim de que o enfermeiro possa desempenhar tais funções com mais segurança, liberdade e autonomia. Acerca da administração em enfermagem, julgue os itens a seguir.

Os princípios da administração científica na enfermagem fundamentam-se nas idéias de Taylor, em que a preocupação maior é o cumprimento das tarefas e a verificação do desempenho por meio da quantidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

As funções administrativas do enfermeiro devem estar centradas na assistência ao paciente, a fim de que o enfermeiro possa desempenhar tais funções com mais segurança, liberdade e autonomia. Acerca da administração em enfermagem, julgue os itens a seguir.

A estrutura organizacional de uma empresa compreende sua composição, sua disposição e seu sistema ou forma social, e pode ser graficamente representada por meio de fluxograma.

  • C. Certo
  • E. Errado

As principais teorias da Administração podem ser classificadas em: escola clássica, enfoque comportamental, enfoque sistêmico, enfoque da qualidade e modelo japonês. O enfoque sistêmico:

  • A.

    tem como essência a idéia de que elementos interagem e influenciam-se para realizar objetivos;

  • B.

    tem uma visão em que predominam os fatores humanos e considera as pessoas como fator prioritário no processo administrativo;

  • C.

    tem uma visão em que predominam fatores técnicos, tendo como base de seu desenvolvimento a organização eficiente do trabalho nas empresas;

  • D.

    tem ênfase na qualidade dos produtos e serviços e de todos os aspectos da operação da empresa;

  • E.

    é uma combinação de qualidade total, administração científica e de algumas tradições culturais.

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