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A tipologia apresentada por Minztberg, em seu livro ?Criando Organizações Eficazes?, de 1995, classifica as estruturas organizacionais em cinco tipos básicos. Com base nesse modelo, indique a opção que relaciona corretamente cada tipo de estrutura com seu primeiro mecanismo de coordenação correspondente.
AI - BIV, AII - BII, AIII - BI, AIV - BV, AV - BIII
AI - BV, AII - BII, AIII - BI, AIV - BIV, AV - BIII
AI - BIII, AII - BII, AIII - BIV, AIV - BV, AV - BI
AI - BV, AII - BIII, AIII - BII, AIV - BIV, AV - BI
AI - BIV, AII - BIII, AIII - BII, AIV - BI, AV - BV
Marque a opção incorreta quanto à mudança organizacional.
A visão de mudança organizacional que prevaleceu na teoria e prática administrativa até os anos 60 fortaleceu algumas das características básicas do modelo de management fundamentado no paradigma da instabilidade, em especial a de que o papel mais importante do gestor é a liderança.
A partir da década de 70, diante de profundas alterações sociais, econômicas e políticas, a visão de mudança organizacional começa a se mostrar insuficiente para dar conta de uma realidade muito complexa e multidimensionada, e o paradigma vigente cede lugar ao paradigma da transformação organizacional.
Com relação ao conceito de mudança organizacional, alguns autores dos anos 70 e 80 lançaram o conceito de "mudanças de larga escala", definindo-as como uma transformação durável no caráter organizacional que altera significativamente a performance da organização.
No que diz respeito à mudança organizacional, o management dos anos 70 e 80 passa a privilegiar as técnicas orientais de manufatura e a reconhecer a importância da cultura organizacional para obter o comprometimento das pessoas com os procedimentos de mudança.
O acirramento da competitividade nos anos 90, trazendo não apenas desafios quantitativos, mas também a necessidade de avanços qualitativos às organizações, propiciou o surgimento de métodos radicais de concepção e implantação de mudanças organizacionais, como a reengenharia e o downsizing.
Na coluna A, à esquerda, identificam-se teorias administrativas e na coluna B, à direita, citam-se características de cada uma dessas teorias.
Solicita-se relacionar a coluna A com a coluna B e assinalar
a opção que indica as relações corretas.
AI - BV; AII - BIII; AIII - BVI.
AI - BIII; AII - BVI; AIII - BII.
AI - BVI; AII - BV; AIII - BI.
AI - BI; AII - BII; AIII - BV.
AI - BII; AII - BIV; AIII - BIII.
O desenvolvimento das idéias e teorias acerca da Administração foi extremamente lento, inclusive recebendo influências de algumas estruturas da sociedade, como, por exemplo, a organização linear, que recebeu a influência:
dos Filósofos.
da organização da Igreja Católica.
da organização Militar.
da Revolução Industrial.
dos Economistas Liberais.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinados comportamentos, sejam eles quais forem. A motivação é a energia que movimenta o comportamento e, segundo Maximiano, tem três propriedades: direção o objetivo do comportamento motivado ou a direção para a qual a motivação leva o comportamento; intensidade magnitude da motivação; e permanência duração da motivação. Julgue se cada um dos itens de 113 a 120 apresenta o nome de uma teoria acerca da motivação seguida de uma correta explanação a respeito dessa teoria.
Teoria da aptidão defende que a aptidão é inerente ao ser e determina o potencial para a realização de tarefas ou atividades; dessa forma, ter mais ou menos motivação para a realização de certas tarefas é uma questão de aptidão.
"Toda organização tem objetivos e, para atingi-los as pessoas que nela trabalham devem ser compelidas, controladas e mesmo ameaçadas com punições, para que seus esforços sejam orientados para aqueles objetivos."
O texto refere-se a um pressuposto da teoria
das necessidades de Maslow.
"X" de Douglas McGregor.
do sistema de administração de Likert.
"Z" de William Ouchi.
científica de Taylor.
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Julgue os itens seguintes, relativos a aspectos gerais da administração.
Caracterizada principalmente pela padronização, a adhocracia tem na formalização do comportamento um dos seus pilares.
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As funções administrativas do enfermeiro devem estar centradas na assistência ao paciente, a fim de que o enfermeiro possa desempenhar tais funções com mais segurança, liberdade e autonomia. Acerca da administração em enfermagem, julgue os itens a seguir.
Os princípios da administração científica na enfermagem fundamentam-se nas idéias de Taylor, em que a preocupação maior é o cumprimento das tarefas e a verificação do desempenho por meio da quantidade.
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As funções administrativas do enfermeiro devem estar centradas na assistência ao paciente, a fim de que o enfermeiro possa desempenhar tais funções com mais segurança, liberdade e autonomia. Acerca da administração em enfermagem, julgue os itens a seguir.
A estrutura organizacional de uma empresa compreende sua composição, sua disposição e seu sistema ou forma social, e pode ser graficamente representada por meio de fluxograma.
As principais teorias da Administração podem ser classificadas em: escola clássica, enfoque comportamental, enfoque sistêmico, enfoque da qualidade e modelo japonês. O enfoque sistêmico:
tem como essência a idéia de que elementos interagem e influenciam-se para realizar objetivos;
tem uma visão em que predominam os fatores humanos e considera as pessoas como fator prioritário no processo administrativo;
tem uma visão em que predominam fatores técnicos, tendo como base de seu desenvolvimento a organização eficiente do trabalho nas empresas;
tem ênfase na qualidade dos produtos e serviços e de todos os aspectos da operação da empresa;
é uma combinação de qualidade total, administração científica e de algumas tradições culturais.
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