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Administração - Administração da Produção - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
O CEO de uma indústria química defende o envolvimento diário e total das lideranças da empresa para o objetivo estratégico da qualidade. Desta forma, age preventivamente aos problemas e leva a empresa ao caminho da "excelência". Em sua empresa, adotou um modelo de gestão da qualidade que:
abrange a totalidade da organização - afeta profundamente a cultura da organização, atinge todos os níveis hierárquicos, atinge todos os processos de decisão e ação;
considera a empresa como um sistema aberto;
percebe a empresa como sendo uma criação da sociedade;
qualifica as pessoas como base para a criatividade, iniciativa e aperfeiçoamento contínuo.
Assinale a alternativa que indica o modelo de gestão da qualidade adotado por ele
TQC – Total Quality Control (Controle Total da Qualidade).
Modelo do 5S.
NBR ISO 9000.
CEP – Controle Estatístico de Produção.
Filosofia da Garantia da Qualidade.
Administração - Administração da Produção - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Empresas que não conseguem inovar e desenvolver novos produtos colocam-se em uma posição vulnerável no mercado. Por essa razão, muitas empresas investem grandes quantias em P&D para o desenvolvimento de novos produtos. Neste sentido, pode-se afirmar que
desenvolver produtos que mostram as deficiências das pessoas pode ser uma boa idéia para o lançamento de novos produtos.
relacionar uma marca forte de um determinado segmento a um novo produto em um segmento completamente diferente pode ser uma boa estratégia para o lançamento de novos produtos.
na ausência de boas idéias, o marketing de imitação pode ser utilizado como uma boa ferramenta para alavancar novos produtos.
produtos totalmente inovadores e radicalmente diferentes são garantia de sucesso no lançamento de novos produtos.
no desenvolvimento de novos produtos, além de projetar as características funcionais do produto, os pesquisadores precisam comunicar seus aspectos psicológicos por meio de características físicas, como, por exemplo, diferentes cores, tamanhos e pesos.
Com relação ao Ciclo de Vida dos Produtos, pode-se afirmar que a maioria dos produtos encontra-se no estágio de:
Ao longo de um período de 20 anos, Toyoda e Ohno colocaram em prática os princípios que formam a base do Sistema Toyota de Produção: eliminação dos desperdícios e produção de veículos com qualidade. Em primeiro lugar, os trabalhadores receberam a instrução de parar a linha de produção sempre que encontrassem um problema que não conseguissem resolver. Em segundo lugar, eles deveriam analisar sistematicamente cada erro, perguntando sucessivamente "por quê" até chegar à causa fundamental. Inicialmente a linha de produção parava a toda hora. À medida em que suas causas fundamentais eram corrigidas, os problemas se reduziam dramaticamente, a ponto de a proporção de veículos fabricados em relação à produção prevista aproximar-se de 100%. Ou seja, os problemas foram virtualmente eliminados. Essa metodologia foi chamada de:
A garantia de uma alocação equânime de trabalho para cada estágio da linha de produção, na definição de um projeto de arranjo físico, constitui um processo de:
equilíbrio de produto;
ajuste de cadeia de produção;
balanceamento de linha;
balança de cadeia produtiva;
fluxo ao longo da linha.
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