Questões sobre Administração da Produção

Lista completa de Questões sobre Administração da Produção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O CEO de uma indústria química defende o envolvimento diário e total das lideranças da empresa para o objetivo estratégico da qualidade. Desta forma, age preventivamente aos problemas e leva a empresa ao caminho da "excelência". Em sua empresa, adotou um modelo de gestão da qualidade que:

• abrange a totalidade da organização - afeta profundamente a cultura da organização, atinge todos os níveis hierárquicos, atinge todos os processos de decisão e ação;

• considera a empresa como um sistema aberto;

• percebe a empresa como sendo uma criação da sociedade;

• qualifica as pessoas como base para a criatividade, iniciativa e aperfeiçoamento contínuo.

Assinale a alternativa que indica o modelo de gestão da qualidade adotado por ele

  • A.

    TQC – Total Quality Control (Controle Total da Qualidade).

  • B.

    Modelo do 5S.

  • C.

    NBR ISO 9000.

  • D.

    CEP – Controle Estatístico de Produção.

  • E.

    Filosofia da Garantia da Qualidade.

Empresas que não conseguem inovar e desenvolver novos produtos colocam-se em uma posição vulnerável no mercado. Por essa razão, muitas empresas investem grandes quantias em P&D para o desenvolvimento de novos produtos. Neste sentido, pode-se afirmar que

  • A.

    desenvolver produtos que mostram as deficiências das pessoas pode ser uma boa idéia para o lançamento de novos produtos.

  • B.

    relacionar uma marca forte de um determinado segmento a um novo produto em um segmento completamente diferente pode ser uma boa estratégia para o lançamento de novos produtos.

  • C.

    na ausência de boas idéias, o marketing de imitação pode ser utilizado como uma boa ferramenta para alavancar novos produtos.

  • D.

    produtos totalmente inovadores e radicalmente diferentes são garantia de sucesso no lançamento de novos produtos.

  • E.

    no desenvolvimento de novos produtos, além de projetar as características funcionais do produto, os pesquisadores precisam comunicar seus aspectos psicológicos por meio de características físicas, como, por exemplo, diferentes cores, tamanhos e pesos.

Com relação ao Ciclo de Vida dos Produtos, pode-se afirmar que a maioria dos produtos encontra-se no estágio de:

  • A. introdução;
  • B. crescimento;
  • C. maturidade;
  • D. declínio;
  • E. substituição.

Ao longo de um período de 20 anos, Toyoda e Ohno colocaram em prática os princípios que formam a base do Sistema Toyota de Produção: eliminação dos desperdícios e produção de veículos com qualidade. Em primeiro lugar, os trabalhadores receberam a instrução de parar a linha de produção sempre que encontrassem um problema que não conseguissem resolver. Em segundo lugar, eles deveriam analisar sistematicamente cada erro, perguntando sucessivamente "por quê" até chegar à causa fundamental. Inicialmente a linha de produção parava a toda hora. À medida em que suas causas fundamentais eram corrigidas, os problemas se reduziam dramaticamente, a ponto de a proporção de veículos fabricados em relação à produção prevista aproximar-se de 100%. Ou seja, os problemas foram virtualmente eliminados. Essa metodologia foi chamada de:

  • A. desafio Toyota;
  • B. "seis sigma";
  • C. qualidade total;
  • D. "cinco por quês";
  • E. Stop and go.

A garantia de uma alocação equânime de trabalho para cada estágio da linha de produção, na definição de um projeto de arranjo físico, constitui um processo de:

  • A.

    equilíbrio de produto;

  • B.

    ajuste de cadeia de produção;

  • C.

    balanceamento de linha;

  • D.

    balança de cadeia produtiva;

  • E.

    fluxo ao longo da linha.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...