Questões sobre Decisão em Administração

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Administrar é tomar decisões. Entre as principais decisões está o planejamento, o qual consite em:

  • A. alocar os recursos necessários;
  • B. executar os planos;
  • C. coordenar equipes;
  • D. determinar objetivos e recursos;
  • E. verificar os resultados.

As condições de uma tomada de decisão estabelecem como as informações necessárias para a decisão estão fundamentadas. Em uma decisão em condições de risco, as informações estão fundamentadas:

  • A. em um conjunto de resultados previamente conhecidos;
  • B. numa previsão estatística de resultados;
  • C. em dados parciais ou incompletos;
  • D. em dados irreais ou inexistentes;
  • E. em pareceres jurídicos pertinentes.

No que se refere à contabilidade gerencial e à atividade administrativa, julgue os itens que se seguem. A contabilidade gerencial fornece informação relevante que apoia a tomada de decisão nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Simon distingue dois tipos de decisões: programadas e não programadas. Para lidar com as decisões não programadas, ele indica que os gerentes devem desenvolver sua capacidade de:

  • A.

    lealdade, pensamento e intuição;

  • B.

    decisão, julgamento e responsabilidade;

  • C.

    criatividade, lógica e motivação;

  • D.

    julgamento, intuição e criatividade;

  • E.

    lógica, responsabilidade e decisão.

Considere que, em uma organização matricial fraca, o poder gerencial de dois gerentes de projeto seja limitado. Um gerente percebeu que, na verdade, é um facilitador de projetos e o outro, que atua como coordenador de projetos. Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que o gerente facilitador de projetos

  • A. está subordinado a um gerente de nível mais alto que o nível praticado por ele.
  • B. possui autoridade em relação a alguns assuntos.
  • C. é um gerente funcional típico de organizações matriciais fracas.
  • D. pode tomar mais decisões que o coordenador de projetos.
  • E. não pode tomar decisões.

Um supervisor de equipe de vendas toma suas decisões com foco no curto prazo e nos resultados a serem atingidos. Ele baseia suas decisões nas regras e procedimentos da empresa e raramente considera as opiniões dos subordinados em suas decisões.

O estilo de tomada de decisão do supervisor é conhecido como:

  • A. analítico;
  • B. diretivo;
  • C. comportamental;
  • D. intuitivo;
  • E. conceitual.

Um gerente precisa decidir entre duas empresas de prestação de serviços de capacitação, para uma ação de treinamento de sua equipe. Ele considerou alguns critérios para comparar as duas empresas (nome no mercado, preço, qualidade do material didático), elaborou uma lista com vantagens e desvantagens de cada possibilidade de decisão, ordenou essas vantagens e desvantagens de acordo com sua relevância e comparou as duas alternativas.

O gerente utilizou uma técnica de apoio à decisão conhecida como:

  • A. matriz de resultados;
  • B. árvore de decisão;
  • C. ordenação simples;
  • D. matriz de prioridades;
  • E. análise de prós e contras.

A empresa de petróleo XYZ possui terras que podem ter petróleo. Um estudo técnico indicou que as chances de haver petróleo nas terras é de 1 em 4. Uma empresa concorrente quer comprar as terras e fez uma oferta de compra de R$800.000,00. A XYZ sabe que o custo de perfurar um poço de petróleo nas terras é de R$200.000,00. Se for encontrado petróleo nas terras, o retorno esperado é de R$3.000.000,00 gerando um lucro de R$2.800.000,00.

 A empresa quer analisar a decisão pelo critério do maior valor esperado. Por esse critério, a melhor decisão a tomar e o valor esperado dela são, respectivamente:

  • A. perfurar o poço, com valor esperado de R$2.800.000,00;
  • B. vender a terra, com valor esperado (certeza) de R$800.000,00;
  • C. vender a terra, com valor esperado de R$780.000,00;
  • D. perfurar o poço, com valor esperado de R$550.000,00;
  • E. indiferente, pois o valor esperado das decisões é o mesmo.

Um gerente administrativo precisa decidir qual aparelho de ar condicionado adquirir para ser instalado no escritório da empresa em que trabalha. A tabela abaixo apresenta a avaliação das alternativas dos aparelhos por fabricante, em cada um dos critérios de avaliação considerados, bem como os pesos atribuídos a cada critério:

 Assumindo que essas são todas as opções de aparelhos disponíveis no mercado e que esses são todos os critérios relevantes para a sua avaliação, pelo modelo racional de tomada de decisão o gerente deveria escolher o aparelho do fabricante:

  • A. Alfa;
  • B. Beta;
  • C. Gama;
  • D. Delta;
  • E. Beta ou Gama.

Em um escritório, um assistente administrativo recebeu um lote de material danificado. Na dúvida sobre como proceder, o assistente recorreu às normas organizacionais e seguiu as orientações para devolução do material.

A situação ilustrada retrata uma decisão conhecida em administração como:

  • A. programada;
  • B. não programada;
  • C. intuitiva;
  • D. analítica;
  • E. heurística.
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