Questões sobre Decisão em Administração

Lista completa de Questões sobre Decisão em Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

No processo de tomada de decisão, a participação de liderados é eficiente quando não há forte pressão para o cumprimento de prazos e as decisões não são rotineiras. Caso contrário, o estilo de liderança mais eficaz é o laissezfaire, principalmente o autocrático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas situações em que o Administrador tem que avaliar qualquer decisão tomada, dentro de sua área de atuação pode-se afirmar que ele possui assessoria do tipo:

  • A. autoridade funcional.
  • B. autoridade concorrente.
  • C. aconselhamento
  • D. consulta compulsória.

O processo de tomada de decisões é um elemento inerente à tarefa de administrar que tem sido amplamente estudado, bem como é parte da seleção e do treinamento de candidatos a ocupar cargos gerenciais. Indique a opção que apresenta corretamente aspectos do processo decisório.

  • A.

    Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e/ou aproveitar oportunidades. Requerem identificação e análise do problema/oportunidade; planejamento e implementação de alternativas; bem como ações corretivas.

  • B.

    Para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema/oportunidade, as decisões foram classificadas segundo diferentes critérios em decisões programadas e não programadas; decisões estratégicas, administrativas / táticas e operacionais; e em decisões individuais e coletivas.

  • C.

    Há dois modelos básicos que explicam o processo decisório: o racional e o intuitivo. O primeiro toma como base entender a situação e pressupõe a disponibilidade de informações. Já o processo intuitivo toma como base a sensibilidade e percepção, pressupõe uma ordem lógica e coerente.

  • D.

    As decisões são afetadas por diferentes fatores tais como percepção, tempo e competência. A percepção do problema depende da disponibilidade de caixa. O tempo determina a adoção de um processo mais intuitivo. A experiência profissional permite determinar se as decisões serão unilaterais ou participativas.

  • E.

    O princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa são algumas das técnicas destinadas a auxiliar os gerentes a analisar problemas de forma sistemática, gerar e analisar alternativas. O primeiro identifica causas e efeitos e o segundo, prioridades.

O processo de planejamento é uma aplicação do processo decisório e constitui uma ferramenta utilizada pela organização e pelas pessoas para administrar sua relação com o futuro. Identifique a opção que expressa corretamente uma atitude proativa da organização.

  • A.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.

  • B.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.

  • C.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite definir objetivos, meios de execução, políticas, procedimentos e meios de controle. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.

  • D.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.

  • E.

    Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir no mercado de clientes e fornecedores, estabelecer planos estratégicos e operacionais de longo prazo, bem como investir em processos informatizados.

No processo de tomada de decisão, a técnica de superar as pressões da interação em favor da conformidade é a de

  • a.

    mudança grupal.

  • b.

    groupware.

  • c.

    brainstorming.

  • d.

    grupo nominal.

  • e.

    interatividade grupal.

No que se refere a determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens a seguir.

O processo de tomada de decisão nas organizações não admite a intuição, restringindo-se ao processo racional de tomada de decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo decisório, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

José recebeu do gerente do banco um limite de crédito para o cheque especial. Passados dois meses da concessão, José precisou utilizar parte do limite, que foi liberado automaticamente pelo sistema do banco.

Nessa situação, é correto afirmar que a liberação automática do crédito foi um tipo de decisão tomada pelo banco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a aspectos específicos da administração, julgue os itens que se seguem.

Um importante fator a ser considerado em uma reunião é a comunicação, em que algumas regras podem ser observadas, tais como: não monopolizar a conversação, não criar discussões sem motivo e não interromper constantemente os outros membros do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a aspectos específicos da administração, julgue os itens que se seguem.

Reuniões podem servir, entre outros objetivos, para o informe de relatórios, para a resolução de problemas e para a tomada de decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista determinados aspectos gerais da administração, julgue os itens a seguir.

As etapas do processo racional de tomada de decisão incluem, nesta ordem: definir o problema, identificar os critérios de decisão, determinar os pesos para os critérios, desenvolver as alternativas, avaliar as alternativas e selecionar a melhor alternativa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...