Lista completa de Questões sobre Decisão em Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
No processo de tomada de decisão, a participação de liderados é eficiente quando não há forte pressão para o cumprimento de prazos e as decisões não são rotineiras. Caso contrário, o estilo de liderança mais eficaz é o laissezfaire, principalmente o autocrático.
Administração - Decisão em Administração - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Nas situações em que o Administrador tem que avaliar qualquer decisão tomada, dentro de sua área de atuação pode-se afirmar que ele possui assessoria do tipo:
O processo de tomada de decisões é um elemento inerente à tarefa de administrar que tem sido amplamente estudado, bem como é parte da seleção e do treinamento de candidatos a ocupar cargos gerenciais. Indique a opção que apresenta corretamente aspectos do processo decisório.
Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e/ou aproveitar oportunidades. Requerem identificação e análise do problema/oportunidade; planejamento e implementação de alternativas; bem como ações corretivas.
Para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema/oportunidade, as decisões foram classificadas segundo diferentes critérios em decisões programadas e não programadas; decisões estratégicas, administrativas / táticas e operacionais; e em decisões individuais e coletivas.
Há dois modelos básicos que explicam o processo decisório: o racional e o intuitivo. O primeiro toma como base entender a situação e pressupõe a disponibilidade de informações. Já o processo intuitivo toma como base a sensibilidade e percepção, pressupõe uma ordem lógica e coerente.
As decisões são afetadas por diferentes fatores tais como percepção, tempo e competência. A percepção do problema depende da disponibilidade de caixa. O tempo determina a adoção de um processo mais intuitivo. A experiência profissional permite determinar se as decisões serão unilaterais ou participativas.
O princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa são algumas das técnicas destinadas a auxiliar os gerentes a analisar problemas de forma sistemática, gerar e analisar alternativas. O primeiro identifica causas e efeitos e o segundo, prioridades.
O processo de planejamento é uma aplicação do processo decisório e constitui uma ferramenta utilizada pela organização e pelas pessoas para administrar sua relação com o futuro. Identifique a opção que expressa corretamente uma atitude proativa da organização.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite definir objetivos, meios de execução, políticas, procedimentos e meios de controle. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.
Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir no mercado de clientes e fornecedores, estabelecer planos estratégicos e operacionais de longo prazo, bem como investir em processos informatizados.
No processo de tomada de decisão, a técnica de superar as pressões da interação em favor da conformidade é a de
mudança grupal.
groupware.
brainstorming.
grupo nominal.
interatividade grupal.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens a seguir.
O processo de tomada de decisão nas organizações não admite a intuição, restringindo-se ao processo racional de tomada de decisão.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca do processo decisório, julgue os itens subseqüentes.
Considere a seguinte situação hipotética.
José recebeu do gerente do banco um limite de crédito para o cheque especial. Passados dois meses da concessão, José precisou utilizar parte do limite, que foi liberado automaticamente pelo sistema do banco.
Nessa situação, é correto afirmar que a liberação automática do crédito foi um tipo de decisão tomada pelo banco.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto a aspectos específicos da administração, julgue os itens que se seguem.
Um importante fator a ser considerado em uma reunião é a comunicação, em que algumas regras podem ser observadas, tais como: não monopolizar a conversação, não criar discussões sem motivo e não interromper constantemente os outros membros do grupo.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto a aspectos específicos da administração, julgue os itens que se seguem.
Reuniões podem servir, entre outros objetivos, para o informe de relatórios, para a resolução de problemas e para a tomada de decisões.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo em vista determinados aspectos gerais da administração, julgue os itens a seguir.
As etapas do processo racional de tomada de decisão incluem, nesta ordem: definir o problema, identificar os critérios de decisão, determinar os pesos para os critérios, desenvolver as alternativas, avaliar as alternativas e selecionar a melhor alternativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...