Lista completa de Questões sobre Ética e responsabilidade Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Ética e responsabilidade Social - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sobre a Política Nacional do Cooperativismo, analise as alternativas e julgue V para Verdadeira e F para Falsa.
( ) Assembleia Geral dos Associados é o órgão supremo da sociedade, dentro dos limites legais e estatutários, tendo poderes para decidir os negócios relativos ao objeto da sociedade e tomar as resoluções convenientes ao desenvolvimento e defesa desta, bem como vincular deliberações a todos associados ainda que ausentes ou discordantes.
( ) Denominam-se atos cooperativos os praticados entre as cooperativas e seus associados, entre estes e aquelas e pelas cooperativas entre si, quando associados, para a consecução dos objetivos sociais. O ato cooperativo implica operação de mercado e contrato de compra e venda de produto ou mercadoria.
( ) Celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.
( ) As sociedades cooperativas poderão adotar por objeto qualquer gênero de serviço, operação ou atividade lícita.
Assinale a opção correta.
V, F, V, V
F, V, F, F
V, F, F, V
F, F, V, F
Administração - Ética e responsabilidade Social - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Para a perspectiva institucional, as organizações estão interligadas e possuem um bom funcionamento quando têm o direito legítimo de existir e são reconhecidas no setor da sociedade e no campo organizacional. Um ponto central na Teoria Institucional é o isomorfismo. Nessa direção, uma característica que força o isomorfismo mimético é
a dependência.
a incerteza.
a pressão formal e informal.
o profissionalismo.
Administração - Ética e responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A sociedade humana é composta por organizações que fornecem meios para o atendimento de necessidades das pessoas: serviços de saúde, água, energia, segurança, alimentação, educação e diversão etc. Praticamente tudo depende das organizações. Acerca do funcionamento das organizações, julgue os itens que se seguem.
Organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos, que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços.
Entende-se por política ambiental o conjunto de decisões e ações estratégicas que visam promover o uso adequado dos recursos naturais disponíveis e a qualidade de vida da população. Quanto a ela afirma-se que:
I. É um tema transversal já que se relaciona com outras áreas. Tem interface direta com as demais políticas de uso dos recursos: desenvolvimento econômico e políticas sociais. II. Deve adotar em suas propostas os princípios do desenvolvimento sustentável: suprindo as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. III. Deve incentivar a produção agropecuária extensiva a fim de aumentar a produção de alimentos para as populações mais necessitadas permitindo inclusive o desmatamento de áreas de floresta se necessário for. Está correto o que se afirma APENAS emI.
I e II.
II.
I e III.
II e III.
Segundo notícia publicada no site www.g1.globo.com (em 26/10/2011), a ONU estima que a população da Terra já chegou na marca de 7 bilhões de habitantes, vivendo em grande parte nas cidades. No Brasil, segundo o Censo 2010, a população urbana já atinge 84%. Apesar de oferecer maiores oportunidades de educação e emprego, as cidades têm crescido de forma acelerada e desordenada em países em desenvolvimento, como o Brasil.
As consequências desse rápido crescimento é:oferta do serviço de saúde para a totalidade da população que vive em centros urbanos.
destinação adequada dos resíduos sólidos, realizando também a coleta seletiva.
melhoria da qualidade de vida da população local, criando novas cidades sustentáveis.
aumento e estruturação da oferta de serviços públicos como transporte e educação.
comprometimento da qualidade de vida das populações devido à insuficiência de serviços públicos como saneamento e transporte de massa.
Uma determinada indústria, produtora de máquinas agrícolas, instalada há 15 anos na cidade de Belo Horizonte (MG), visando o aumento de sua produtividade e a redução de custos, está em processo de transferência para a cidade de Belém (PA). Atualmente, a empresa possui, além de seus 500 funcionários, 115 prestadores de serviços que atuam de forma regular na companhia. Do total de funcionários, somente 15 que compõem as diretorias da empresa, irão ser deslocados para a nova unidade no estado do Pará. Em relação aos prestadores de serviços, sabe-se que nenhum continuará a exercer atividades junto à empresa. Tendo em vista a responsabilidade social e o impacto causado pela transferência, é correto afirmar que a empresa deverá
auxiliar financeiramente, por tempo indeterminado, os funcionários demitidos, através do pagamento mensal dos seus salários, até que obtenham uma nova colocação no mercado de trabalho ou aposentadoria por invalidez.
buscar reduzir seu custo com o desligamento do pessoal efetivo e terceirizado, por meio de atividades que incentivem o desemprego, tais como análise dos benefícios previdenciários possíveis para os funcionários e prestadores de serviços.
contratar funcionários por salários 50% mais baixos na região onde irá instalar-se e iniciar o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários demitidos, de forma parcelada, após 12 meses de sua transferência.
executar ações necessárias ao cumprimento de sua responsabilidade social, tais como: programas de recolocação profissional dos funcionários, replanejamento de atividades e análise de mercados para os prestadores de serviços.
reduzir seus gastos por meio do incentivo à demissão voluntária dos funcionários, emissão de cartas de referências para os prestadores de serviços e acordos verbais de parcelamento das verbas rescisórias do pessoal efetivo e dos valores devidos aos terceirizados.
A nota fiscal eletrônica faz parte do novo modelo nacional de circulação de documento fiscal, em substituição à sistemática atual de emissão fiscal em papel. Com validade jurídica, devido à assinatura digital do remetente, esse novo modelo simplifica as obrigações acessórias dos contribuintes, permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento, em tempo real, das operações comerciais pelo Fisco.
A alteração da sistemática atual para a da nota eletrônica resultará, também, em benefício ecológico representado pela redução detempo gasto com a digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias
custos de envio do documento fiscal
custos de impressão
erros de escrituração
consumo de papel
Chiavenato (2006) define que toda organização deve prestar contas a alguém, seja a uma pessoa, grupo ou outras organizações . Segundo o referido autor a responsabilidade social representa a obrigação da organização de adotar políticas e assumir decisões e ações que beneficiem a sociedade e todos os __________________ que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso organizacional .
Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho acima.
benchmarkings
stakeholders
inputs
outputs
feedbacks
A maneira pela qual as empresas respondem ao debate sobre responsabilidade social corporativa (CSR1) é chamada de capacidade de resposta social da empresa (CRS2). Enquanto a CSR1 se refere a princípios, filosofias e crenças, a CRS2 se refere a processos que as empresas seguem e às suas ações. Nesse contexto, constata-se que
em uma abordagem reativa, a empresa antecipa suas responsabilidades, fazendo mais do que lhe for exigido.
em uma abordagem defensiva, a empresa nega suas responsabilidades e faz menos do que lhe é exigido.
em uma abordagem proativa, a empresa se antecipa às suas responsabilidades, fazendo mais do que lhe for exigido.
em uma abordagem acomodativa, a empresa nega suas responsabilidades e faz menos do que lhe é exigido.
em uma abordagem acomodativa, a empresa admite sua responsabilidade e faz o mínimo exigido.
Para gerenciar a capacidade e a responsabilidade social da empresa, a organização precisa interagir com seus diferentes públicos interessados, os stakeholders, ou seja, pessoas, grupos de pessoas ou organizações que, de alguma maneira, possam influenciar ou ser influenciados pelas ações da organização. A gestão dos stakeholders considera os principais interessados e as questões específicas relevantes para cada um deles: a empresa, os funcionários, os acionistas, os clientes, os fornecedores e as entidades públicas. Nesse contexto, constata-se que a gestão das(os)
questões dos clientes inclui as demissões e dispensas temporárias, as licenças de trabalho e os planos de carreira.
questões dos fornecedores inclui as licenças de trabalho, os códigos corporativos e as doações sociais.
questões públicas inclui a saúde e a segurança pública, a conservação da energia, as questões ambientais, as doações sociais e as relações com a comunidade.
acionistas inclui as reclamações, a segurança do produto, os programas de saúde e de assistência e os planos de carreira.
clientes inclui o desempenho econômico, a missão ou o propósito da organização, o ambiente competitivo e os códigos corporativos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...