Questões sobre Ética e responsabilidade Social

Lista completa de Questões sobre Ética e responsabilidade Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Responsabilidade social é o termo usado para descrever a forma com que as empresas respondem na Justiça sobre seus atos.

PORQUE

Marketing verde está relacionado a atividades destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente físico ou melhorar sua qualidade. A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

Responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente dos empresários, visando a adotar um comprometimento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico e, simultaneamente, da qualidade de vida de seus empregados e de seus familiares, da comunidade local e da sociedade como um todo. Considere as ações empresariais de responsabilidade social apresentadas abaixo. I - Estimular o foco na produção em detrimento da participação de seus empregados em programas sociais. II - Conhecer a realidade social no seu entorno. III - Publicar o balanço social. IV - Dar preferência ao recrutamento de pessoas que não residam no entorno da empresa. São corretas APENAS as ações

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.

A responsabilidade social está entre as preocupações da gestão contemporânea e é caracterizada por:

1) relação ética e transparente da organização com todos os públicos, preservando recursos ambientais e culturais e contribuindo com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

2) apoio a eventos e ações comunitárias que alterem a imagem da empresa, a partir do apoio do setor público.

3) participação em ações e projetos sociais como reflorestamento, reaproveitamento de resíduos, limpeza de mangues e rios, de forma continuada.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1 e 3, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

Sobre as dimensões da Responsabilidade Empresarial, considere as afirmativas abaixo.

I - A filantropia envolve projetos de ação social, não ligados, necessariamente, aos negócios das empresas, sendo uma fonte de fundos para causas de caridade.

II - As ações sociais buscam beneficiar alguns grupos, sendo insuficientes como o único parâmetro para avaliar a responsabilidade social de empresas.

III - A responsabilidade social das empresas envolve atitude, ações e relações com diversos grupos sociais.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III.

Associar o conceito de responsabilidade social corporativa à noção de stakeholders evidencia que

  • A.

    a população dos envolvidos com as empresas (stockholders) deve ignorar os interesses dos acionistas das empresas (stakeholders), de acordo com a tipologia de Wood.

  • B.

    o equilíbrio entre os interesses dos vários grupos da população envolvidos com as empresas (stakeholders) e os dos seus acionistas (stockholders) é inviável, de acordo com a tipologia de Wood.

  • C.

    as empresas devem operar no intuito de atender aos interesses dos vários grupos da população envolvidos com ela (stakeholders) e não apenas aos dos seus acionistas (stockholders).

  • D.

    os acionistas das empresas (stakeholders) devem buscar atender às suas próprias demandas, desconsiderando os interesses dos vários grupos da população envolvidos com ela (stockholders).

  • E.

    os interesses dos vários grupos da população envolvidos com as empresas (stakeholders) têm suplantado os interesses dos acionistas das empresas (stakeholders).

No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Os múltiplos elos entre as organizações e o ambiente tornam intangível a clara definição das fronteiras que marcam os limites organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas organizações, julgue os itens subsequentes.

As organizações podem ser consideradas sistemas abertos, já que estão em constante interação com o ambiente por meio da transformação de insumos em produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A visão sistêmica das organizações considera que há um ciclo de vida organizacional definido para que não haja desvios nas normas sociais de sua estrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Em uma organização, a homeostase ocorre quando há relação de equilíbrio entre a eficiência e a eficácia organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Órbitas Ltda. é uma empresa com 40 anos de experiência na produção de lentes para óculos, telescópios, microscópios e instrumentos afins. A empresa sempre teve elevada preocupação com o bem-estar de seus empregados, cumprindo fielmente suas obrigações e investindo em treinamento, P&D, além de possuir programas de benefícios e qualidade de vida para todos os seus funcionários. Por conta disso, seus produtos logo se mostraram claramente superiores aos da concorrência, além de conseguirem atrair para seus quadros os melhores talentos da área. No entanto, a empresa considera que, no contexto da nova ordem mundial, a filosofia da Órbitas Ltda. exige que a empresa adote práticas de responsabilidade social. A empresa espera que, com isso, possa não só contribuir com a sociedade, mas também melhorar ainda mais a imagem da empresa diante dos consumidores e do mercado global. Dentre as práticas de responsabilidade social que a empresa pode eleger, NÃO é indicada a de

  • A. proteger o consumidor, criando canais de comunicação com consumidores para críticas e sugestões e proibindo propagandas enganosas ou discriminatórias.
  • B. proteger o meio ambiente, promovendo a coleta seletiva do lixo, reciclando sempre que possível e tratando os resíduos tóxicos inevitáveis e evitando o desperdício de água e luz na empresa.
  • C. valorizar funcionários e colaboradores, respeitando suas garantias legais, criando programas de participação nos lucros, prevendo benefícios e encorajando novas ideias.
  • D. promover a comunidade, priorizando a população local ao contratar pessoas ou doar produtos e serviços e permitindo que espaços ociosos da empresa possam ser utilizados para atividades comunitárias.
  • E. incentivar ações voluntárias dos funcionários, desde que não conflitem com o expediente de trabalho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...