Questões sobre Gerenciamento de Qualidade

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A ISO é uma organização não governamental internacional que reúne uma centena de organismos nacionais de normalização. A normalização é uma atividade que estabelece prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

Os objetivos da normalização são

  • A.

    economia, comunicação, segurança, proteção do consumidor, eliminação de barreiras técnicas e comerciais.

  • B.

    economia, comunicação, segurança, ingerência no mercado financeiro, eliminação de barreiras técnicas e comerciais.

  • C.

    lucratividade, comunicação, segurança, proteção do consumidor, criação de barreiras técnicas e comerciais.

  • D.

    economia, auditorias, segurança, proteção aos consumidores, criação de barreiras técnicas e comerciais.

  • E.

    economia, comunicação, segurança, terceirização de mão de obra, eliminação de barreiras técnicas e comerciais.

No que se refere à gestão de projetos, julgue os itens subsecutivos.

O desempenho de um gerente de projeto é avaliado por meio de duas medidas principais: a satisfação do cliente e a satisfação da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à gestão de projetos e processos, julgue os próximos itens.

O controle estatístico de processos é muito utilizado em projetos de qualidade. A análise de correlação e regressão pode medir, em determinado processo produtivo, o grau de relacionamento entre as perdas e as horas trabalhadas, realizando análise amostral para determinar o comportamento das perdas na produção total.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre gestão de resultados na produção de serviços pú blicos, é correto afirmar:

  • A.

    Pelo requisito da regularidade, os serviços devem ser prestados segundo padrões de qualidade e quantidade impostas pela Administração Pública, tendo em vista o número e as exigências do usuário.

  • B.

    O serviço público pode sofrer solução de continuidade, exceptuando-se os casos que é interrompido em face de uma situação de emergência ou por motivo de ordem técnica.

  • C.

    O administrador público não é responsável pelo resultado prático da prestação dos serviços aos cidadãos, mas pela oneração aos usuários por falta de método ou racionalização no seu desempenho.

  • D.

    Pelo requisito da modicidade, os serviços públicos prestados não precisam ser remunerados pelos cidadãos por benefícios recebidos.

  • E.

    Os serviços prestados utiliza equipamentos e instalações de acordo com a tecnologia ofertada pelos cidadãos, visando, sempre, a melhoria e a expansão dos serviços públicos.

Com respeito à gestão de projetos, julgue os itens subseqüentes.

Objetivos são resultados quantificáveis utilizados para medir o sucesso do projeto e devem incluir seus custos e critérios de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 176 a 190, relativos à gestão de projetos.

São exemplos de ferramentas e técnicas de controle de qualidade na gestão de projetos: inspeção, cartas de controle, diagramas de Pareto, amostragem estatística e análise de tendências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relativos a gerência de projetos.

O planejamento da qualidade, da garantia de qualidade e do controle de qualidade é um processo específico, adotado durante a entrega dos produtos finais do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão pela qualidade e a gestão de riscos nos serviços de saúde caminham sempre juntas e, inclusive, adotam a mesma lógica donabediana para a estruturação de seu conhecimento. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

A análise de causa raiz (RCA) e a análise do modo e efeito da falha (FMEA) são dois instrumentos utilizados comumente em programas de controle de qualidade para análise de risco. A principal diferença entre eles é que enquanto a primeira trata da identificação do(s) fator(es) causal(is) de eventos já ocorridos, a segunda promove um estudo proativo de riscos, problemas ou falhas potenciais antes da ocorrência dos erros.

  • C. Certo
  • E. Errado

O tipo de satisfação, perseguida pelos consumidores na forma de status, prestígio, segurança ou qualquer outro benefício, que seja intangível e não mensurável por meio de um padrão, é denominado

  • A.

    de risco.

  • B.

    temporal.

  • C.

    funcional.

  • D.

    emocional.

  • E.

    de oportunidade.

Analise as afirmativas abaixo.

I. Na relação SATISFAÇÃO>CUSTO, os custos se referem aos custos de aquisição pelo consumidor.

II. Na relação SATISFAÇÃO>CUSTO, os custos englobam aqueles incorridos pela organização, tais como custo de produção ou entrega.

III. Preço, garantia e desempenho são importantes características funcionais que podem ser consideradas como fatores avaliadores da satisfação do produto.

Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

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