Questões sobre Gestão de Conflitos

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O gerente de uma empresa de grande porte, que passa por uma reestruturação depois de uma forte crise, afirmou que seu trabalho pode ser descrito como “resolver problemas que impedem que as pessoas desempenhem normalmente suas tarefas – basicamente, resolver disputas entre os membros da equipe e auxiliá-los no processo de mudança”. O gerente desempenha, precipuamente, um papel:

  • A. decisório, de solucionador de conflitos;
  • B. interpessoal, de líder;
  • C. decisório, de negociador;
  • D. interpessoal, de solucionador de conflitos;
  • E. interpessoal, de negociador.

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue os próximos itens. A consideração incondicional, a coerência e a empatia são necessidades básicas e de motivação para o funcionamento de um grupo e devem ser respeitadas para que as práticas em grupo favoreçam a gestão de conflitos entre seus participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue os próximos itens. A abordagem tradicional considera conflito um estado desordenado propício para mudanças e, portanto, positivo; a abordagem das relações humanas, por sua vez, considera conflito uma consequência natural, inevitável em qualquer grupo; e, por fim, a abordagem interacionista considera que o conflito deve ser evitado a todo custo para não afetar outros tipos de situações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se

  • A. iminência de conflito e aplicação de técnica de desativação.
  • B. presença de conflito de tarefa e adoção de abordagem estrutural.
  • C. ocorrência de conflito interpessoal e aplicação de abordagem de processo.
  • D. ausência de conflito e aplicação de medida preventiva.
  • E. existência de conflito de processo e aplicação de abordagem de processo.

Considerando a questão do conflito nas organizações, pode‐se constatar que ao longo dos anos, três perspectivas evoluíram com relação à forma de ver o conflito nas organizações: a perspectiva na visão racional, na visão humanística e na visão interacionista. Considerando as perceptivas citadas, analise as afirmativas a seguir.

I. “Na perspectiva ___________________, o conflito aparece como inevitável, mas é o caráter emotivo e subjetivo que prejudica a organização. De acordo com este modelo, o conflito é de natureza perpétua e é provocado pela incompatibilidade, inaceitabilidade, ou incerteza subjetiva das escolhas que confrontam as partes.”

II. “Na perspectiva ___________________, o conflito aparece ao mesmo tempo como inevitável e plenamente funcional, pois a organização é submetida a um processo constante de adaptação. Segundo o nível de incerteza a tratar, pode‐se revelar eficaz aplainar as diferenças, ou poderá ser desejável encorajar as divergências suscetíveis de melhorar a solução final.”

III. “Na perspectiva ___________________, o conflito é estimulado com base no fato de que uma organização harmoniosa, pacífica, tranquila e cooperativa tem a tendência de se tornar estática, apática e indiferente às necessidades de mudança e inovação. Em consequência, a principal contribuição desta abordagem é que ela estimula os administradores a manter um nível mínimo contínuo de conflito.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. racional / humanista / interacionista
  • B. humanista / interacionista / racional
  • C. interacionista / racional / humanista
  • D. humanista / racional / interacionista

Em determinada instituição há 2 setores que, geralmente, encontram-se em conflito. No último conflito, eles conseguiram concluir com satisfação plena seus interesses. Essa situação caracteriza o estilo de administração de conflitos denominado

  • A. Acordo.
  • B. Colaboração.
  • C. Acomodação.
  • D. Competição.
  • E. Afastamento.

O conceito de procurement envolve a prática de:

I. Relacionamento, puramente comercial, com forne cedores.

II. Pesquisa e desenvolvimento dos relacionamentos com fornecedores.

III. Negociação baseada, exclusivamente, em preço e prazo.

IV. Necessidade de aperfeiçoamento dos sistemas de informação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I e II.
  • C. III e IV.
  • D. IV.
  • E. III.

Sobre as crises de imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. No gerenciamento de crises deve-se considerar a velocidade da comunicação e a diversidade de canais por meio dos quais a informação se propaga, por isso a empresa deve ser cada vez mais ágil em tomar a frente de processo de fornecimento de informações de interesse público.

II. A divulgação de qualquer problema de uma empresa caracteriza imediatamente uma crise de imagem, que além de inevitável, mesmo sendo bem administrada, causará perdas irrecuperáveis na relação da companhia com a opinião pública.

III. O comitê de gerenciamento de crise trabalha para minimizar o estrago na reputação da empresa, identificandoe punindo imediatamente o responsável pelo vazamento da informação geradora da crise e movendo processos judiciais contra os jornalistas que a divulgaram.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as três condições antecedentes que são inerentes à vida organizacional e que tendem a gerar conflitos.

  • A. atividades não diferenciadas – recursos não programados – atividades dependentes
  • B. diferenciação de atividades – recursos compartilhados – atividades interdependentes
  • C. distribuição de atividades – recursos mal distribuídos – atividades recorrentes
  • D. compartilhamento de atividades – recursos limitados – atividades concorrentes
  • E. estruturação das atividades – recursos com exclusividade – atividades independentes

Considere a seguinte situação hipoteticamente verificada em uma organização: João, servidor que atua na execução de determinado projeto, discorda da orientação recebida do gerente do referido projeto, que não é seu superior hierárquico, mas sim o coordenador do grupo de trabalho formado para a realização de projetos estratégicos que envolvem diversos setores da organização. Uma das abordagens passíveis de utilização para o gerenciamento do referido conflito é recorrer a uma terceira parte, podendo ser utilizada a figura do

  • A. superior hierárquico, que determinará quem deve ceder.
  • B. mediador, elemento neutro que facilita a solução negociada, com a sugestão de alternativas, sem caráter coercitivo.
  • C. árbitro, que tem o objetivo de persuadir as partes na construção de uma solução intermediária.
  • D. consultor, utilizado quando as partes decidem delegar a terceiro imparcial a decisão sobre a melhor alternativa para a resolução do conflito instalado.
  • E. conciliador, elemento com autoridade para ditar um acordo, que deve se basear em critérios de equidade e razoabilidade.
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