Questões sobre Gestão de Equipes

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No que se refere a liderança, motivação e trabalho em equipe, julgue os itens subsequentes. As melhores equipes de trabalho tendem a ser pequenas, o que facilita a promoção da coesão, do comprometimento e da responsabilidade mútua necessária para alcançar o alto desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

As equipes compostas de pessoas altamente treinadas para desenvolver um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho, onde os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho, resolver problemas ou lidar com clientes internos ou externos denomina-se:

  • A. equipes auto-dirigidas.
  • B. equipes funcionais cruzadas.
  • C. equipes de projetos.
  • D. equipes de melhoria de processos.
  • E. equipes de força-tarefa.

Julgue os itens a seguir, com relação a gestão de pessoas. O chefe de um setor que adota o estilo de administração de conflito denominado colaboração, ao gerenciar um conflito, tende a ignorá-lo, de modo a esperar que tal conflito desapareça, ou então usará o sigilo para evitar a confrontação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, no que se refere à administração de cargos, carreiras e salários e à gestão por competências. Uma organização que adota a gestão por competências priorizará investimentos em capacitação, o que favorece a obtenção de retorno maior nos valores gastos em treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao se descrever uma força de trabalho inclusiva composta por colaboradores com qualidades humanas diferentes ou que pertençam a vários grupos culturais, estamos nos referindo:

  • A. Ao posicionamento da força de trabalho.
  • B. Às cotas raciais no ambiente de trabalho.
  • C. À manutenção do desempenho da força de trabalho.
  • D. À diversidade da força de trabalho.
  • E. Ao dimensionamento cultural da força de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta a diferença primordial entre trabalho em grupo e trabalho em equipe.

  • A. No grupo, o trabalho e as decisões são sempre realizados em conjunto, enquanto, nas equipes, o trabalho é sempre individual e as decisões são tomadas somente pelo líder.
  • B. Nos grupos, a responsabilidade por resultados é individual e, nas equipes, as responsabilidades são coletivas.
  • C. Os grupos têm objetivos de trabalho compartilhados, ainda que cada um tenha metas específicas, enquanto, nas equipes, os objetivos de trabalho são individuais.
  • D. Nos grupos, o desempenho medido é coletivo e, nas equipes, só existe o compartilhamento de informação.
  • E. Não existem diferenças entre o trabalho em grupo ou em equipe, o que importa para a organização é a produção dos indivíduos.

No uso de suas atribuições, o profissional de RH pode e deve delegar tarefas e funções à equipe. Identifique qual alternativa abaixo esta CORRETA quanto ao que pode ser delegado:

  • A. Decisões finais sobre planejamento.
  • B. Admissão e demissão de subordinados diretos.
  • C. Detalhes e rotinas, e o dia a dia das operações.
  • D. Controle das atividades de subordinados diretos.
  • E. Decisões finais sobre motivação, comando e controle.

O trabalho em equipe é praticar

  • A. o melhor desempenho das ideias entre os gerentes.
  • B. um desempenho eficiente entre os subordinados.
  • C. o melhor relacionamento entre os gerentes e os subordinados.
  • D. uma boa convivência entre os gerentes e os subordinados.
  • E. o melhor desempenho das ideias entre os gerentes e os subordinados.

A confiança entre supervisores e funcionários está relacionada aos resultados positivos alcançados por uma organização. Assinale a alternativa que indica a consequência da confiança demonstrada em uma pesquisa organizacional.

  • A. A confiança não encoraja a assumir riscos.
  • B. Os grupos confiáveis são mais eficientes.
  • C. A confiança facilita a centralização de informações.
  • D. A confiança melhora a produção.
  • E. Os grupos confiáveis são mais eficazes.

A respeito das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.

A assertividade é uma habilidade importante de comunicação e relacionamento interpessoal, pois permite que as pessoas expressem seus pensamentos e sentimentos sem causarem prejuízos aos seus interlocutores.

  • C. Certo
  • E. Errado
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