Questões sobre Gestão de Equipes

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Com relação a trabalho em equipe, julgue os seguintes itens.

Normas, regras ou padrões de comportamento adequado dos membros do grupo podem causar um impacto significativo nos processos e resultados da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a trabalho em equipe, julgue os seguintes itens.

O sucesso dos relacionamentos interpessoais depende do grau de compreensão entre os indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização que deseja desenvolver uma visão inovadora e dinâmica da sua missão, valoriza em seus colaboradores, sobretudo, a competência interpessoal orientada para

  • A.

    aplicar novas tecnologias, ferramentas e equipamentos em seus processos.

  • B.

    compreender os sistemas tecnológicos centrais para o desenvolvimento da organização.

  • C.

    obter, organizar e interpretar as informações necessárias ao desenvolvimento das atividades da organização.

  • D.

    planejar e alocar recursos humanos e tecnológicos adequados às metas de modernização da organização.

  • E.

    trabalhar em equipe e compartilhar novos conhecimentos e habilidades.

Em função do processo de globalização e de um mundo em profundas transformações, as organizações necessitam adaptar-se, rapidamente, a novas situações, sendo o trabalho em equipe uma das configurações que permitem isso. Segundo alguns especialistas, todas as equipes de trabalho são grupos, mas nem todos os grupos de trabalho são equipes. Para que um grupo se torne uma equipe, é preciso que haja

  • A. competição sadia entre os membros, mínimo de homogeneidade e o máximo de heterogeneidade e respeito à subjetividade. É a solução para administrar situações conflituosas.
  • B. coesão, participação, cooperação, objetivos comuns, motivação e constituição do sujeito coletivo.
  • C. objetivos comuns, afinidades, foco nas tarefas e relações horizontais.
  • D. interação, organização. A interação acontece quando as pessoas envolvidas interagem entre si, sob a orientação de um líder.
  • E. desconfiança, o famoso “confiar desconfiando”. Os membros suspeitam sempre da existência de motivos ocultos, ou de fins egoísticos, obsessão com a execução da tarefa em tempo mínimo.

Preencha as lacunas, assinalando a resposta correta: Com a elaboração do(da) _________________________, a organização consegue descrever as competências laborais por ela valorizadas, com a finalidade de investigar falhas existentes. As informações coletadas formarão o ____________________________ que poderá ser utilizado tanto pela área de recrutamento e seleção como pela área de treinamento e desenvolvimento.

  • A.

    Gerenciamento de competências/ grupo de competências.

  • B.

    Definição de competências / grupo de competências.

  • C.

    Mapeamento de Competências / perfil de competências.

  • D.

    Diagnóstico / mapeamento de competências.

Um dos modelos teóricos mais utilizados nas instituições e pelos psicólogos sociais é o de Grupo Operativo. O início da ideia de trabalho com grupos operativos se deu através da Experiência Rosário – referência à cidade argentina onde se encontraram vários estudantes de várias faculdades com vários cursos e onde havia várias necessidades sociais a solicitarem intervenção, o que foi atendido através de projetos de investigação por algumas faculdades/universidades locais, por intermédio do Instituto Argentino de Estudios Sociales (IADES). Sobre a teoria de grupo operativo, analise as assertivas abaixo.

I. A função do grupo operativo é a de desenvolver a capacidade de resolver contradições dialéticas.

II. O modelo de conduta Líder recebe essa denominação por ser o líder resistente a mudanças.

III. O modelo de conduta Porta-Voz, na teoria de grupo operativo, é definido como sendo o depositário de aspectos positivos do grupo.

IV. Uma sessão de grupo operativo se desenvolve em três momentos temporais: a pré-tarefa, a tarefa e o projeto.

É correto o que se afirma em

  • A. I e IV, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Alguns autores da área social afirmam que qualquer investigação que se queira fazer de uma situação de tensão precisa ser realizada dentro do contexto social em que as coisas acontecem. Isso também está contido dentro da teoria do vínculo, sendo que um vínculo é sempre social. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A análise psicossocial avalia como as partes sociais do entorno do indivíduo influenciam seu comportamento.
  • B. O estudo sociodinâmico estabelece as bases para a compreensão das relações culturais da sociedade em relação aos grupos e aos indivíduos.
  • C. O campo psicológico é o das interações entre o indivíduo e o meio. Esse conceito pertence à teoria clássica da psicologia.
  • D. A análise institucional considera as tensões entre os membros de um grupo a interação intra e intergrupal e a influência do meio ambiente tanto nos indivíduos quanto nos grupos.
  • E. A tríplice investigação (psicossocial, sociodinâmica e institucional), apesar de ampla, não nos permite um esquema referencial das origens e causas das tensões.

A coesão de um grupo é medida pelo grau em que o grupo se mantém unido. Uma série de fatores estimula a coesão do grupo. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. O fator tamanho do grupo interfere na coesão, isto é, quanto maior for o número de membros de um grupo, maior será a probabilidade de eles desenvolverem entendimento mútuo.

II. O fator ameaças externas pode reforçar a coesão, pois dá foco a inimigos comuns, motivando uma resposta unificada.

III. A interação frequente e a proximidade física desgastam as relações entre os membros do grupo, desestimulando a intimidade que caracteriza a coesão.

IV. O reconhecimento concedido a um grupo por desempenho pode reforçar sentimentos de orgulho.

É correto o que se afirma em

  • A. I e IV, apenas.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

Todas as equipes são grupos, mas nem todo grupo é uma equipe. Sobre os aspectos que tornam as equipes um tipo especial de grupo marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os membros são altamente interdependentes.

( ) Aptidões, conhecimento, experiência e informação distribuem-se de forma desigual.

( ) Se houver entendimento mútuo dos objetivos e estes forem compartilhados por 100% de seus membros, está caracterizada uma equipe.

( ) Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento.

( ) Um grupo desenvolve-se como equipe quando incorpora à sua dinâmica as habilidades de diagnose.

  • A. V/ F/ V/ F/ F
  • B. F/F/ F/ V/ F
  • C. F/ F/ V/ V/ F
  • D. V/ V/ V/ F/ F
  • E. V/ V/ F/ V/ V

Considerando que, na literatura especializada, há diversos tipos de equipes, entre elas as equipes autodirigidas, assinale a alternativa que apresenta as características deste tipo de equipe e de seus integrantes.

  • A. É um grupo de pessoas experientes de diferentes departamentos ou funções, encarregado de melhorar a qualidade, reduzir custos e incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos e as funções.
  • B. É composta de pessoas vindas de diversas áreas da empresa (marketing, produção, finanças, engenharia) e é formada para alcançar um objetivo específico por meio de um mix de competências, sendo quase sempre designadas.
  • C. É formada especialmente para desenhar um novo produto ou serviço, em que os participantes são designados com base em suas habilidades, para contribuírem com o sucesso dos objetivos estabelecidos.
  • D. É designada para resolver imediatamente um problema, ficando o grupo responsável por um plano de longo prazo para a resolução da demanda, que pode incluir a implementação da solução proposta.
  • E. É composta de pessoas altamente treinadas para o desempenho um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho, na qual os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho.
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