Questões sobre Gestão de Pessoas

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Para projetar uma organização em aprendizagem num ambiente turbulento é preciso incluir elementos como:

  • A. informação compartilhada; cultura adaptativa; estratégia colaborativa
  • B. informação compartilhada; tarefas rotineiras; estrutura vertical e hierarquização de autoridade
  • C. informação centralizada e sistemas de controle; estratégia colaborativa; papéis com empowerment
  • D. cultura adaptativa; impessoalidade nas relações; comportamentos previsíveis pautados em normas e regulamentos
  • E. equipes autodirigidas; racionalidade funcional; especialização e divisão do trabalho

Julgue os itens seguintes, acerca de gestão de pessoas. A gestão estratégica de pessoas deve servir aos objetivos do negócio da organização por meio do planejamento, da organização, da coordenação e do controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente das pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de gestão de pessoas. Fatores relativos a habilidade ou destreza e concentração visual são requisitos mentais especificados na análise de cargos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de gestão de pessoas. Diferentemente dos tradicionais centros de treinamento e desenvolvimento, as universidades corporativas priorizam o aprendizado individual e a utilização de espaços presenciais em vez dos virtuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que no âmbito da GestaÞo de Pessoas, convém naÞo apenas definir conceitos baìsicos, mas também estabelecer um sistema conceitual que lhes confira coerência, assinale a alternativa correta.

  • A. Desenvolvimento gerencial: é o conjunto organizado de ações focadas na aprendizagem (intencionais e propositais) em função das experiências passadas e atuais, proporcionadas pela organização em um especifico período, para oferecer a oportunidade de melhora do desempenho e/ou do crescimento humano. Inclui três áreas de atividades: desenvolvimento gerencial, desenvolvimento pessoal, treinamento e educação
  • B. Desenvolvimento pessoal: é o conjunto organizado de ações educacionais no sentido de desenvolver habilidades e competências gerenciais, como liderança, motivação, condução de equipes e, sobretudo, gestão dos processos de Gestão de Pessoas
  • C. Desenvolvimento organizacional: são as experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional
  • D. Treinamento: são as experiências organizadas de aprendizagem e centradas na posição atual da organização, aumentando a possibilidade do funcionário desempenhar melhor suas atuais responsabilidades

Assinale a alternativa correta sobre a identificação dos efeitos perversos da gestão de pessoas a serem evitados.

  • A. Desarticulação com as pessoas: existem muitas formas para interpretar e utilizar os novos conceitos, tais como: competência e complexidade. A articulação entre os conceitos e a prática é fundamental para sustentar a coerência da gestão de pessoas pela organização. A ausência dessa articulação tem gerado práticas de gestão de pessoas tradicionais revestidas de modernismos. Ou seja, as organizações têm um discurso moderno de gestão de pessoas e uma prática retrógrada. Neste caso, o discurso não consegue se sustentar no tempo e os conceitos são desacreditados
  • B. Exploração do trabalhador: os conceitos e práticas modernas de gestão são mais eficientes para gerar o comprometimento do trabalhador com a organização e/ou negócio. Esse maior comprometimento permite obter mais dedicação, produtividade e empenho do trabalhador sem que necessariamente seja oferecida uma contrapartida vantajosa, como, por exemplo: exigir padrões mais elevados de entrega, sem que haja qualquer tipo de valorização e/ou desenvolvimento desse trabalhador, ampliar o nível de exposição e o risco profissional da pessoa sem que ela tenha qualquer suporte político e/ou econômico para tanto, etc
  • C. Desarticulação conceitual: o modelo de gestão de pessoas adotado tem pouco compromisso com os objetivos estratégicos da organização e/ou negócio. Nesse caso, o modelo de gestão não irá sobreviver por muito tempo, trazendo uma série de problemas nas relações entre as pessoas e a organização. Esses problemas não têm canal para sua vazão através dos processos de gestão de pessoas, uma vez que o modelo não tem sustentação. Os problemas crescem em número e densidade, provocando fissuras na relação entre pessoas e organização. Essas fissuras podem gerar a perda de pessoas importantes para a organização, movimentos grevistas, falta de comprometimento
  • D. Descolamento estratégico: o modelo de gestão, embora alinhado com os objetivos estratégicos da organização, está desarticulado em relação às expectativas e necessidades das pessoas. Nesse caso, as práticas de gestão de pessoas não têm credibilidade junto a elas e por isso também não conseguem se sustentar no tempo. Por não possuírem a legitimidade necessária, não conseguem dar vazão aos problemas gerados na relação entre as pessoas e a organização

Um hospital infantil vem recebendo um número crescente de reclamações dos clientes sobre o atendimento prestado pelas auxiliares de enfermagem. As reclamações referem-se, principalmente, à falta de atenção para com os pais das crianças internadas, expressa por declarações como “é preciso perguntar duas ou três vezes antes de responderem”, “não olham as pessoas nos olhos” e “parecem estar sempre com pressa”. A direção do hospital reconhece que essa situação gera estresse e tensão nas famílias, indo de encontro à missão do hospital, de zelar pelo cuidado e atenção à saúde e ao bem estar. A direção solicitou à diretora de RH uma revisão nas práticas de gestão de pessoas, como forma de apoiar a criação de uma cultura voltada para o cliente. Para tal, a avaliação de desempenho deve estar voltada para avaliar, prioritariamente:

  • A. aspectos comportamentais;
  • B. resultados mensuráveis das atividades;
  • C. traços individuais;
  • D. resultados das atividades das equipes;
  • E. valores e crenças individuais.

O principal objetivo para se realizar treinamentos formais de colaboradores é

  • A. criar oportunidades de desvelar bons profissionais.
  • B. ampliar a rede de relacionamento.
  • C. promover reconhecimento aos bons profissionais.
  • D. criar sinergia entre áreas.
  • E. acelerar a aprendizagem funcional.

A competência de um profissional poderá ser mapeada a partir de ações observáveis e dos resultados que produz, apoiando-se em três pilares fundamentais:

  • A. agilidade, assertividade e comunicação.
  • B. compreensão, análise e comportamento.
  • C. raciocínio, agilidade e valores.
  • D. conhecimento, habilidade e atitudes.
  • E. comportamento, crenças e inteligência.

Conhecer a raiz das motivações que impulsionam a atitude de um colaborador é fundamental no processo de gestão de pessoas. O gestor, ao exercer sua função,

  • A. identificará as motivações com facilidade, se desejar.
  • B. deverá observar o comportamento aparente do colaborador.
  • C. poderá identificar as motivações e apenas administrá-las.
  • D. terá facilidade porque as motivações se evidenciam no comportamento.
  • E. poderá identificar as motivações para modificá-
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