Questões sobre Gestão do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Gestão do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos postulados aceitos pela gestão do conhecimento, que contribuem para a geração e a caracterização de “organizações do conhecimento”, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento de competências informacionais é prérequisito indispensável para as organizações do conhecimento.

II. Criar e compartilhar conhecimento pressupõe que a espiral do conhecimento foi completada.

III. As organizações do conhecimento conseguem tomar decisões mesmo a partir de informações fragmentadas.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Como se sabe, há quatro tendências básicas nas discussões sobre aprendizagem organizacional; a cada uma dessas tendências corresponde um tipo específico de questão. Com base nessa informação, associe corretamente o bloco inferior ao superior.

TENDÊNCIAS

1. tendência à ação individual

2. tendência à melhoria

3. tendência à adaptação ambiental

4. tendência à aprendizagem planejada

QUESTÕES

( ) Com que resultados?

( ) Quem aprende?

( ) Quando as organizações aprendem?

( ) Como as organizações aprendem?

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. 3 – 4 – 2 – 1.
  • B. 4 – 3 – 2 – 1.
  • C. 1 – 2 – 3 – 4.
  • D. 4 – 2 – 1 – 3.
  • E. 2 – 1 – 4 – 3.

Ao discutirem a questão da criação de conhecimento nas empresas, Nonaka e Takeuchi estabeleceram quatro modos de conversão do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses quatro modos de conversão do conhecimento.

  • A. modo de sustentação – modo de negociação – modo de transferência – modo de aprendizado
  • B. modo de aprendizado – modo de interiorização – modo de conversão – modo de sustentação
  • C. modo de aprendizagem – modo de transferência – modo de interiorização – modo de socialização
  • D. modo de socialização – modo de exteriorização – modo de combinação – modo de interiorização
  • E. modo de conversão – modo de compreensão – modo de intuição – modo de sustentação

Se estamos realmente falando sério a respeito de compreender a visão estratégica e também de como as estratégias se formam sob outras circunstâncias, então precisamos sondar a mente do estrategista. Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, esse é o objetivo da Escola que considera a formulação de estratégia como processo mental. Essa escola é denominada

  • A. Escola Cultural.
  • B. Escola de Configuração.
  • C. Escola Ambiental.
  • D. Escola Empreendedora.
  • E. Escola Cognitiva.

Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens. Gestão de informação e gestão de conhecimento são conceitos diferentes, mas complementares, dado que a gestão da informação integra a gestão do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens. Ao longo da história da gestão de conhecimento nas organizações, a informação e o conhecimento têm sido os principais fatores de diferenciação da competitividade organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações. A gestão do conhecimento, que busca inovação e criatividade, favorece a mobilização das experiências dos envolvidos, que, por sua vez, contribuem para ações racionais e decisivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações. A interação entre pessoas e o uso de tecnologias, a serviço da construção coletiva de conhecimento, facilitam os processos de conhecimento da organização, mas requerem atenção do gestor pela possibilidade de manipulação de dados organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações. O gestor deve priorizar, na construção coletiva do conhecimento nas organizações, a posição de liderança a serviço do grupo, a promoção de mudanças e a construção de parcerias, em detrimento da valorização da diversidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações. A gestão do conhecimento favorece a competitividade entre seus membros, com vistas ao desenvolvimento de suas capacidades individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...