Lista completa de Questões sobre Gestão do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em empresas situadas em economias de industrialização tardia, o desenvolvimento da capacidade inovadora de uma organização depende, entre outros esforços, da absorção e internalização de recursos alavancados externamente, em um movimento conhecido como catching-up. Nesse caso, o desenvolvimento da capacidade inovadora da organização depende dos mecanismos de aprendizagem interna.
Um dos mecanismos básicos para aprendizagem intraorganizacional refere-se à codificação de conhecimentos, que ocorre quando a organização, entre outras iniciativas:
Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa.
Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é:
Administração - Gestão do Conhecimento - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2017
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Para se mapear o conhecimento organizacional se faz necessário o entendimento dos pontos que delineiam a prática da Gestão do Conhecimento nas organizações, que são:
I. criação do Conhecimento, transformando o conhecimento tácito em conhecimento explícito.
II. utilização do conhecimento, podendo utilizar a tecnologia da informação a seu favor.
III. retenção do conhecimento, o de assimilar ou o de preservar o conhecimento.
IV. compartilhamento do conhecimento, com acesso a todas as pessoas da organização.
Administração - Gestão do Conhecimento - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2017
Sobre a gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta.
A partir dos anos 1990, as ações de treinamento e desenvolvimento deslocam-se da área restrita de recursos humanos, mais preocupada em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados, e passam a permear toda a organização com o escopo do desenvolvimento mais amplo e global dos indivíduos sob o nome de educação corporativa. No que concerne, mais especificamente, ao conceito de aprendizagem organizacional, pode-se adotar o(s) modelo(s):
I. behaviorista, onde o foco é o comportamento, que pode ser observado e modificado.
II. cognitivista, que leva em conta, entre outros aspectos, aquisição de conceitos e solução de problemas.
III. estruturalista, que entende que o conhecimento faz parte da própria organização e não do indivíduo.
Está correto o que se afirma APENAS em
De conformidade com a teoria da aprendizagem, quando um indivíduo ouve canções natalinas e isto lhe traz boas recordações da infância, isto é um exemplo de:
Administração - Gestão do Conhecimento - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2016
O conhecimento em Administração é produzido
Administração - Gestão do Conhecimento - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2016
A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.
Marque a sequência correta.
Com base nas razões que os setores público e privado têm em comum para implementar a Gestão do Conhecimento GC, a organização Delta decidiu implementá-la.
Dentre essas razões encontra(m)-se:
Processos modelados de maneira efetiva podem contribuir para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade e a efetividade da administração pública. A gestão de processos é um dos fatores críticos de sucesso na implementação da Gestão do Conhecimento em organizações públicas.
Dentre as ações importantes de GC na gestão de processos, pode-se apontar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...