Questões sobre Liderança

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Os gerentes desempenham papéis usualmente divididos em três categorias: interpessoais, processamento de informações e decisão. É correto afirmar que:

  • A.

    o papel do porta-voz é uma atividade interpessoal, que envolve a transmissão de informação da organização entre pessoas e para o ambiente externo;

  • B.

    o papel de ligação é uma atividade de processamento de informações, que envolve a ligação entre pessoas, constituindo a teia de relações humanas mantida pelo gerente;

  • C.

    o papel de monitor é uma atividade de decisão, desempenhada pelo gerente quando recebe ou procura informações relativas à organização;

  • D.

    a liderança é uma atividade interpessoal, que permeia todas as atividades gerenciais;

  • E.

    o papel de empreendedor é uma atividade de processamento de informação, onde o gerente atua como iniciador e planejador de mudanças organizacionais.

Relativamente a liderança e motivação, pode-se dizer que

  • A.

    a liderança é uma habilidade pessoal, que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar outras.

  • B.

    a técnica do job enrichment consiste em incrementar os fatores motivacionais de um cargo através da ampliação de tarefas (job enlargement) , do aumento da variedade das tarefas e da melhoria dos fatores higiênicos dentro dos quais o trabalho é realizado.

  • C.

    a partir do momento em que os indivíduos ingressam em uma organização, os fatores cognitivos deixam de exercer alguma influência sobre sua motivação.

  • D.

    segundo as teorias situacionais de liderança, não existe um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação. Cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferente para alcançar a eficácia dos subordinados.

  • E.

    um estilo de liderança democrática implica em: liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, participação mínima do líder, divisão de tarefas e escolha dos companheiros totalmente a cargo do grupo e o líder não avalia o curso dos acontecimentos.

A crença em que a liderança é nata e universal leva as empresas a aprimorarem seus mecanismos e instrumentos de seleção na identificação de líderes para assumirem funções gerenciais. Hoje se tem outra visão da liderança. Identifique a opção que caracteriza a liderança situacional.

  • A.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

  • B.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.

  • C.

    A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um grupo sobre outro. Caracteriza-se por ser um processo individual baseado em punições e recompensas. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.

  • D.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

  • E.

    A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

A liderança é o processo de influenciar comportamentos através de estilos que são reconhecidos desde a antiguidade. Pode-se dizer que o estilo de liderança que busca a popularidade com os liderados é a:

  • A. demagogia;
  • B. democracia;
  • C. autocracia;
  • D. tirania;
  • E. teocracia.

Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue os próximos itens. Por meio da comunicação, a liderança exerce poder ao criar ou reforçar uma realidade organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue os próximos itens. Em um contexto organizacional, delegar autoridade é o mesmo que delegar responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um líder que centraliza em sua pessoa o poder de decisão apresenta um estilo de liderança:

  • A. autocrático;
  • B. tirânico;
  • C. demagógico;
  • D. democrático;
  • E. etnocrático.

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes. A autoliderança é um conceito inaplicável, visto que é preciso pelo menos dois indivíduos para se estabelecer o processo de liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma instituição pública municipal de porte médio, dedicada ao atendimento à população de rua, vinha enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetiva no desempenho de sua missão institucional. A instituição conta com um quadro de funcionários de grande competência e, pela proximidade com o cliente final, o feedback do trabalho dos funcionários é automático. Um novo prefeito assumiu, com a promessa de fazer mudanças na instituição. Avaliando que a liderança da instituição não é eficaz, o prefeito substituiu os líderes antigos, orientados para as pessoas, por líderes orientados para a tarefa. Ao fim de dois anos, nenhum impacto significativo pôde ser observado no desempenho da instituição.

No contexto descrito, de acordo com as abordagens contemporâneas de liderança, é provável que tenha ocorrido o seguinte:

  • A. a forte competência dos funcionários substituiu qualquer estilo de liderança;
  • B. a forte competência dos funcionários neutralizou a liderança orientada para a tarefa;
  • C. a forte competência dos funcionários e o feedback automático substituíram a liderança orientada para a tarefa;
  • D. o feedback automático neutralizou a liderança orientada para a tarefa;
  • E. o estilo de liderança orientado para a tarefa não surtiu efeito, pois só é efetivo em organizações de grande porte.

A figura abaixo representa um instrumento conhecido como grade gerencial, proposto por Blake e Mouton.

As letras A, B, C, D e E representam os cinco principais estilos de liderança identificados pelo modelo de Blake e Mouton. Sobre esses tipos de liderança, é correto afirmar que:

  • A. C é o líder negligente, orientado para as necessidades dos funcionários e para a promoção de um ambiente amigável;
  • B. D é o líder de equipe, voltado para a produção e o atingimento de objetivos;
  • C. E é o líder meio-termo, considerado o estilo de liderança mais eficaz pelo modelo;
  • D. B é o líder de equipe, considerado o estilo de liderança mais eficaz pelo modelo;
  • E. A é o líder orientado para pessoas, considerado o estilo de liderança mais eficaz pelo modelo.
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