Lista completa de Questões sobre Liderança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de oito pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade pelo controle dos próprios horários.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:
As teorias de liderança que buscam identificar qualidades e características pessoais que diferenciam líderes de não líderes são conhecidas, no campo da Administração, como teorias:
A presidente de uma grande rede de varejo é descrita pelos empregados da empresa como uma heroína, cuja visão única dos negócios e ousadia inspiram a todos sermos como ela. Também se pode observar que os empregados se expressam com o mesmo tipo de linguagem que a presidente, usam o mesmo estilo de roupas e expressam opiniões bastante semelhantes às dela. Segundo os empregados, a razão disso é que todos pertencem a uma comunidade, uma família, mais do que a simplesmente uma empresa.
A presidente da rede de varejo é uma líder do tipo:
As competências gerenciais requeridas para o cargo de gerente são classificadas em três categorias. São elas:
experiência, comunicação e habilidade.
conhecimentos, habilidades e atitudes
conhecimento, especialização e liderança.
negociação, análise e atitude.
A liderança pode ser definida como
o exercício competente da capacidade de comando.
influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
função administrativa que define os objetivos a atingir e estabelece os meios e programas para alcançá-los, especialmente em tempos de grande turbulência.
o processo de manutenção que as pessoas da organização utilizam para administrar a empresa combinando recursos, conhecimentos e técnicas especiais.
Um fator importante na compreensão da liderança é a identificação e a análise das fontes de poder. O poder que baseia-se no conhecimento e know-how do líder em termos do trabalho denomina-se poder
No que se refere à liderança, analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O líder liberal determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
II. O líder autocrático insiste na necessidade de cumprir as metas, preocupa-se mais com a tarefa do que com o grupo que a executa e enfatiza o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos.
III. O líder democrático dedica parte de seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe, pede opiniões ou sugestões de decisões.
Estão corretos:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...