Questões sobre Liderança

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Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de oito pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade pelo controle dos próprios horários.

Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:

  • A. do grau de maturidade profissional dos membros da equipe;
  • B. dos critérios de avaliação de desempenho da equipe;
  • C. do grau de descentralização e da cultura organizacionais;
  • D. do grau de satisfação com o trabalho por parte dos membros da equipe;
  • E. do conhecimento técnico do líder sobre as tarefas da equipe.

As teorias de liderança que buscam identificar qualidades e características pessoais que diferenciam líderes de não líderes são conhecidas, no campo da Administração, como teorias:

  • A. contingenciais;
  • B. transformacionais;
  • C. de liderança autêntica;
  • D. dos traços;
  • E. comportamentais.

A presidente de uma grande rede de varejo é descrita pelos empregados da empresa como uma “heroína”, cuja “visão única dos negócios e ousadia inspiram a todos sermos como ela”. Também se pode observar que os empregados se expressam com o mesmo tipo de linguagem que a presidente, usam o mesmo estilo de roupas e expressam opiniões bastante semelhantes às dela. Segundo os empregados, a razão disso é que todos pertencem “a uma comunidade, uma família, mais do que a simplesmente uma empresa”.

A presidente da rede de varejo é uma líder do tipo:

  • A. democrático;
  • B. transacional;
  • C. autocrático;
  • D. carismático;
  • E. de tarefa.

As competências gerenciais requeridas para o cargo de gerente são classificadas em três categorias. São elas:

  • A.

    experiência, comunicação e habilidade.

  • B.

    conhecimentos, habilidades e atitudes

  • C.

    conhecimento, especialização e liderança.

  • D.

    negociação, análise e atitude.

A liderança pode ser definida como

  • A.

    o exercício competente da capacidade de comando.

  • B.

    influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

  • C.

    função administrativa que define os objetivos a atingir e estabelece os meios e programas para alcançá-los, especialmente em tempos de grande turbulência.

  • D.

    o processo de manutenção que as pessoas da organização utilizam para administrar a empresa combinando recursos, conhecimentos e técnicas especiais.

Um fator importante na compreensão da liderança é a identificação e a análise das fontes de poder. O poder que baseia-se no conhecimento e know-how do líder em termos do trabalho denomina-se poder

  • A. referente.
  • B. de recompensa.
  • C. coercitivo.
  • D. legítimo.
  • E. de perito.

No que se refere à liderança, analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. O líder liberal determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.

II. O líder autocrático insiste na necessidade de cumprir as metas, preocupa-se mais com a tarefa do que com o grupo que a executa e enfatiza o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos.

III. O líder democrático dedica parte de seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe, pede opiniões ou sugestões de decisões.

Estão corretos:

  • A. Apenas o item II.
  • B. Apenas os itens I e III.
  • C. Apenas os itens II e III.
  • D. I, II e III.
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