Questões sobre Logística

Lista completa de Questões sobre Logística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo de logística, de modo que sejam agregadas informações tais como número de lote, data de fabricação e validade a um produto, é usado o código de barras denominado:

  • A. UCC/EAN 13;
  • B. UPC/EAN 14;
  • C. Data Matrix;
  • D. QR Code;
  • E. GS1-128.

Dentro de uma determinada faixa, os custos, em R$/toneladas, para o transporte ferroviário e rodoviário para uma carga hipotética são dados, respectivamente, pelas seguintes funções:

Diante do exposto, é mais economicamente viável empregar o transporte rodoviário até, aproximadamente, a distância de (em Km):

  • A. 833;
  • B. 1.333;
  • C. 1.500;
  • D. 1.888;
  • E. 2.333.

Um determinado produto apresenta curva de oferta em relação ao preço p dada por q1(p) = 2p - 1 e curva de demanda, também em relação ao preço p, dada por q2(p) = 6/p.

A elasticidade de demanda em relação ao preço p, no ponto de equilíbrio entre oferta e demanda desse produto, com 2 casas decimais, é igual a:

  • A. -0,33;
  • B. -1,00;
  • C. -1,33;
  • D. -2,00;
  • E. -3,00.

Considere as recomendações listadas a seguir, para se obter sucesso em uma negociação:

I. Utilize dados, mostre resultados de pesquisas, fazendo-o convencer-se que o que você propõe tem embasamento.

II. Explore a negociação através da satisfação dos demais, estabelecendo assistência e apoio no que for necessário, sem deixar de lado os aspectos referentes ao interesse grupal.

III. Seja direto, sem rodeios e busque otimizar seu tempo, focando nos resultados a serem atingidos na negociação.

Estas recomendações são direcionadas, típica e respectivamente, aos seguintes estilos de negociador:

  • A. analítico – efetivo – relativo;
  • B. analítico – relativo – efetivo;
  • C. efetivo – analítico – relativo;
  • D. efetivo – relativo – analítico;
  • E. relativo – analítico – efetivo.

Considere os modais ferroviário, rodoviário, hidroviário, dutoviário e aéreo, e as características operacionais a seguir: programadas.

As características operacionais lideradas pelo modal DUTOVIÁRIO são:

  • A. disponibilidade e confiabilidade;
  • B. disponibilidade e capacidade;
  • C. confiabilidade e capacidade;
  • D. confiabilidade e frequência;
  • E. capacidade e frequência.

O custo total de um projeto está diretamente relacionado com o trade-off logístico, em que as diversas atividades que o compõem podem ter seus custos conflitantes. Considere, portanto, um problema hipotético relacionado ao estabelecimento de estoques de segurança de um determinado insumo em um processo produtivo.

Nesse caso, verifica-se que o(a):

  • A. nível médio da estocagem elevado implica a redução dos custos da manutenção do estoque;
  • B. baixo custo com vendas perdidas está associado a um alto nível médio de estocagem;
  • C. nível médio da estocagem reduzido implica um menor custo total envolvido;
  • D. custo de manutenção de estoques diminui com o aumento do nível médio da estocagem;
  • E. custo total do estoque de segurança elevado está associado a custos elevados simultâneos de manutenção de estoques e de vendas perdidas.

Com o desenvolvimento tecnológico, os problemas logísticos tornaram-se cada vez mais complexos, exigindo maior visão sistêmica das organizações e do mercado. A proliferação de variedades de produtos leva a uma grande diversidade e quantidade de itens, o que conduz a uma situação complexa de administração dos estoques.

Uma das mais importantes tendências da logística empresarial moderna é o uso de operadores logísticos, que têm como característica:

  • A. prestar serviço padronizado e genérico, concentrando-se em uma única atividade logística;
  • B. possuir conhecimentos práticos especializados e limitados;
  • C. oferecer serviços sob medida, com capacidade de análise e planejamento logístico;
  • D. apresentar contratos de serviços que tendem a ser de curto e médio prazo (seis meses a um ano);
  • E. oferecer custo específico minimizado da atividade contratada para a empresa contratante.

Armazenagem, manuseio e controle de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Habitualmente, as organizações devem efetuar contagem física de seus itens em estoques (em processo e acabado) para comparar a quantidade física com os dados contabilizados em seus registros, e para apurar o valor total de estoques. Essa atividade define o inventário, que pode ser geral ou rotativo.

O inventário rotativo é realizado:

  • A. ao final de cada exercício fiscal de cada empresa;
  • B. com parada do processo operacional da empresa durante o período de inventário;
  • C. abrangendo a contagem física de todos os itens de uma só vez;
  • D. baseado na cronologia das entradas e saídas, e considera que o primeiro a sair deve ser o último que entrou em estoque;
  • E. no decorrer do ano fiscal da empresa, sem parada no processo operacional.

Na cadeia logística existem atividades que são responsáveis por absorver a maior parte dos custos logísticos, denominadas atividades primárias.

São consideradas atividades primárias:

  • A. a manutenção do estoque e a programação da produção;
  • B. o transporte e a manutenção do estoque;
  • C. o faturamento e a programação da produção;
  • D. o transporte e a tecnologia da informação;
  • E. a tecnologia da informação e o faturamento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...