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Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a satisfação no trabalho. De acordo com a teoria da aprendizagem social de Bandura, para que uma pessoa seja capaz de regular as suas ações e ficar motivada, é importante que ela possua habilidades de auto-observação, autoavaliação e autorreação e percepções de autoeficácia.
A "Teoria X" sobre motivação, de Douglas McGregor, tem como uma das premissas:
As pessoas demonstrarão auto-orientação e autocontrole se estiverem comprometidas com os objetivos.
Os funcionários, na sua maioria, são criativos e buscam novos desafios, pois buscam reconhecimento.
As pessoas buscam responsabilidades e são, por natureza, motivadas.
As pessoas, por natureza, não gostam de trabalhar e, sempre que possível, tentarão evitar o trabalho.
Acerca das teorias motivacionais, julgue os itens subsequentes.
Segundo a teoria da expectância, a força motivacional de uma pessoa é produto das seguintes variáveis: valência, expectância e instrumentalidade.
Acerca das teorias motivacionais, julgue os itens subsequentes.
Na teoria da equidade, a estimulação do motivo de justiça ocorre quando o profissional percebe um desequilíbrio na produção de seus insumos e resultados relativamente aos dos outros. Há, nesse caso, forte ligação com o conceito de justiça procedimental.
Acerca das teorias da motivação, no que diz respeito ao comportamento organizacional, julgue os itens subsequentes.
Algumas teorias motivacionais enfatizam o estudo da intensidade da motivação, que está relacionada à variabilidade da força da ação e que pode diferir de acordo com um estado anterior de carência (necessidade ou afeto) ou de um estado posterior a ser alcançado (alvo, meta).
Acerca das teorias da motivação, no que diz respeito ao comportamento organizacional, julgue os itens subsequentes.
A teoria motivacional de fluxo se sustenta na premissa de que a motivação humana é um estado emocional de curta duração e de alta ativação, caracterizada pela clareza de metas, intensa concentração e percepção de total controle sobre a atividade que está realizando.
No que se refere a desempenho e suporte organizacional, julgue os itens subsequentes.
O desempenho no trabalho depende da motivação e do repertório de competências do indivíduo. Porém, os desempenhos exemplares independem de condições de suporte e clima organizacionais.
José Carlos é caixa bancário há mais de dez anos. No último ano, em conversas com os colegas de trabalho, ele tem comentado que se sente muito cansado após cada dia de atividade, que já não se sente tão satisfeito com a atividade que realiza e que o banco não é mais um local onde ele sente prazer de trabalhar. O supervisor imediato de José Carlos observou que ele tem faltado com mais frequência ao trabalho e já não é tão pontual e que os clientes atendidos por ele têm reclamado da indiferença com que José Carlos lhes tem tratado.
Ainda com base na situação hipotética apresentada, e considerando os fatores afetivos no trabalho, assinale a opção correta.
A avaliação de aspectos situacionais do trabalho de José Carlos seria uma estratégia apropriada para identificar os antecedentes de sua motivação e de seu comprometimento no trabalho.
A motivação no trabalho é intrínseca a José Carlos e não depende, portanto, de fatores do ambiente de trabalho.
Está cientificamente comprovado, em extensa bibliografia, que a satisfação no trabalho gera maior produtividade, o que justificaria uma intervenção para aumentar a satisfação de José Carlos.
Na situação apresentada, há evidências de que José Carlos não tem as suas necessidades fisiológicas atendidas, o que leva a uma baixa motivacional em sua hierarquia de necessidades.
A partir das características da situação apresentada, é correto concluir que o tipo de trabalho realizado por José Carlos dificilmente teria implicações no seu estado de satisfação no trabalho.
Segundo as teorias da motivação, recompensas extrínsecas são
externas à própria organização e resultantes da valorização do trabalho da empresa pelo mercado.
independentes da direção da organização, decorrendo da necessidade de autorrealização dos indivíduos.
fundamentais para a possibilidade de satisfação das necessidades de autorrealização das pessoas.
aquelas que geram um sentimento de autorrealização pela participação na gestão da empresa.
aquelas que os indivíduos recebem por seu envolvimento com programas de responsabilidade social da organização.
Julgue os próximos itens, a respeito do comportamento humano nas organizações, das teorias de motivação e do comprometimento e da satisfação com o trabalho.
Na experiência de Hawthorne, pôde-se perceber que as organizações informais entre grupos possuem força potencialmente mais poderosa do que lhe era atribuída no passado.
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